Marketing de conteúdo é uma estratégia para atrair potenciais clientes por meio da criação de conteúdos relevantes – posts em blogs, em redes sociais, podcasts, ebooks etc –, divulgados principalmente pela internet.
Esses conteúdos são pensados não apenas para atrair os interessados, mas também para:
Essas quatro etapas destacadas, conhecidas como funil de marketing, também são pensadas pelos profissionais que cuidam das estratégias de conteúdo de uma marca ou negócio.
Mas as agências que fazem marketing de conteúdo não fazem “apenas” (embora isso já seja muita coisa) a produção dos conteúdos propriamente ditos. Existem vários outros serviços complementares, e vou falar sobre todos eles neste artigo.
Os principais serviços de marketing de conteúdo são os seguintes:
A seguir, detalho melhor cada um deles.
O planejamento é o ponto de partida de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. É neste serviço que são definidos diversos fatores que compõem uma estratégia, como:
Não adianta fazer conteúdos, por mais qualificados que sejam, sem ter esse planejamento anterior. Pode até adiantar – por sorte –, mas a eficácia de toda a estratégia estará comprometida.
Uma vez traçado o planejamento de conteúdo, pode ser iniciado o serviço da criação de conteúdo propriamente dita. Com os objetivos e persona em mente, fica bem mais fácil pensar em uma pauta.
O conteúdo pode ter diversos formatos. Estes são os principais:
O mais importante é que o conteúdo tenha qualidade, com apuração bem feita, dados corretos, textos e imagens interessantes, e informações que agreguem valor ao leitor.
Uma vez prontos os conteúdos, eles devem ser distribuídos para chegarem ao público-alvo.
Essa distribuição também deve ser planejada. As seguintes questões são pensadas neste serviço do marketing de conteúdo:
Outro serviço do marketing de conteúdo é a otimização de conteúdos já publicados no passado.
Por exemplo, a atualização de conteúdos que ficaram defasados, mas que ainda estão trazendo tráfego orgânico, vindo do Google.
Ou a revisão de conteúdos que podem melhorar, em termos de qualidade.
Ou ainda ajustes no título, nas heading tags, no tamanho das imagens etc, pensando em boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), que possam melhorar o acesso ao conteúdo.
Enfim, existem diversas formas de otimização, tanto do conteúdo quanto dos sites, que são parte importante do trabalho do marketing de conteúdo.
Os hubs de conteúdo são mais abrangentes que um blog corporativo e, por isso, mais desafiadores.
Como diz meu colega Lucas Amaral, em seu “Guia para criação de um hub de conteúdo de sucesso”, “a criação de um hub de conteúdo de sucesso exige uma série de recursos operacionais, estratégicos e analíticos”.
Isso porque ele é um veículo de comunicação sólido, que mescla diversos modelos de conteúdo:
Este é um dos serviços de marketing de conteúdo mais completos que existem, e costuma envolver diversos profissionais, como estrategistas de conteúdo, redatores, revisores, especialistas em SEO e designers.
Não adianta se esmerar no planejamento, produção de conteúdo, distribuição e otimização se não for feito um trabalho de análise dos desempenhos, para ver o que funcionou e o que ainda precisa ser ajustado.
Um dos serviços de marketing de conteúdo é a análise de métricas e acompanhamento de resultados.
Entre as principais métricas que são avaliadas estão:
A estratégia de conteúdo envolve as etapas de planejamento, execução e análise, já citadas como parte de outros serviços de marketing de conteúdo.
Mas é possível traçar estratégias próprias para objetivos diferentes. Por exemplo, estratégias focadas em redes sociais, ou em SEO, ou em geração de leads.
O pensamento estratégico é parte importante dos serviços do universo do conteúdo, porque é o que pavimenta o caminho para o sucesso daquele conteúdo em atrair e converter potenciais clientes ou fãs de uma empresa, marca ou personalidade.
Nas palavras da Hubspot Academy, pioneira no assunto:
“Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público que será impactado de acordo com o que busca na Internet.”
Ou seja, trata-se de uma estratégia ou metodologia que pode ser grande aliada do marketing de conteúdo, ao pensar na melhor forma de gerar impacto com aquele conteúdo valioso, dependendo da fase do funil em que se encontrar o público.
Quer ver de perto como funcionam os serviços de marketing de conteúdo e os resultados que eles trazem? Entre em contato e converse com nossos especialistas!