Persona de Marketing: como criar o seu cliente ideal

Ser assertivo na hora de desenvolver esse personagem é determinante para a jornada de compra


Table of Contents

Ilustração: uma lupa que mostra a fisionomia detalhada de uma persona

Ao criar um negócio, uma das primeiras coisas que o empreendedor tem que considerar é quem se interessaria pelo produto ou serviço que ele tem a oferecer, o chamado público-alvo. 

No entanto, esse target tende a ser muito genérico, se for considerado um grupo abrangente, sem outras características e comportamentos que podem ser determinantes na jornada de compra de um consumidor real. 

Quanto mais assertiva for a identificação do público-alvo, maiores as chances de se chegar à conversão e à fidelização. E é diante disso que nasceu o conceito de persona de marketing. 

O que é a persona de marketing?

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Essa criação é baseada no público-alvo, já que é importante saber os dados demográficos, comportamentais e socioeconômicos de quem pode comprar o seu produto ou serviço. Mas vai muito além disso.

A persona envolve, também, um perfil quase realístico dessa pessoa que você deseja atingir e leva em consideração seus desejos, motivações, hábitos de consumo, hobbies, círculo de amizades, dificuldades cotidianas, crenças, ídolos ou referências, frustrações, entre outros aspectos que formam um ser humano.

São esses detalhes que fazem com que uma comunicação seja mais assertiva, já que você entenderá as dores daquele público e terá um visão muito mais completa do que ele busca e de como atendê-lo. 

Vamos a um exemplo?

Luiza é uma arquiteta bem sucedida de 29 anos, mora sozinha em São Paulo e é muito próxima da família. Ela é solteira e nunca teve um relacionamento sério. Ama viajar pelo mundo, receber amigos em casa para beber vinho e sair para dançar. É hard user de redes sociais e usa aplicativos de relacionamentos para conhecer pessoas. É fã de cultura pop, feminista, gosta de consumir podcasts, biografias e documentários.

Com essa breve descrição, você provavelmente conseguiu visualizar a Luiza e até identificou o seu perfil em alguém que conhece. E não é à toa. Ela é a representação do público ideal de um podcast sobre relacionamentos e vida de solteira. Quantas pessoas parecidas com essa persona fazem parte do seu círculo e poderiam se interessar por esse produto?

Por que a persona é importante no marketing?

Como citado, quanto mais direta for a mensagem, maiores as chances dela atingir o seu alvo. Com a persona bem definida é possível:

  • Conhecer profundamente o seu cliente em potencial;
  • Utilizar gatilhos emocionais de forma mais acertada;
  • Antecipar suas dores;
  • Criar um calendário editorial com temas que interessem a esse público;
  • Definir o tom de voz e o estilo de conteúdo;
  • Desenhar estratégias de marketing e de venda focado no público certo;
  • Entender quais os canais mais usados por ele e quais formatos mais consome.

 

Como criar uma persona de marketing?

O processo de criar uma persona é composto por algumas etapas e demanda muita pesquisa. Vamos mostrar esse passo a passo:

1. Questionário


Caso o negócio em questão já tenha uma base de clientes, um caminho é pedir que respondam a um questionário sobre seus interesses e comportamentos. Essa entrevista pode conter diferentes tipos de perguntas, mas vamos aqui listar algumas que podem dar um bom direcionamento:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu nível de escolaridade e ocupação atual?
  • Qual a sua renda média mensal?
  • Qual o seu estado civil?
  • Tem filhos ou deseja ter?
  • Onde e com quem você mora?
  • Por quais assuntos você mais se interessa?
  • Que tipo de música você gosta de ouvir?
  • Quais os seus hobbies?
  • Quem influencia suas decisões de compra?
  • Quem são suas referências de estilo?
  • Quais os seus sonhos?
  • Quais fontes de informação utiliza para se manter atualizado?
  • Quais redes sociais mais usa?
  • Quais benefícios os nossos produtos e serviços oferecem para você?
  • Como conheceu a empresa?
  • O que faz desistir de finalizar uma compra?
  • O que mais considera ao escolher uma empresa ou marca?
  • Com que frequência você utiliza os nossos produtos ou serviços?
  • Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?

Aqui, temos algumas sugestões, mas é importante ter em mente quais delas (ou outras além dessas) encaixam melhor no perfil do negócio e o que deseja descobrir sobre o seu público-alvo. 

Caso a empresa ainda não tenha clientes, a solução pode ser fazer uma pesquisa de mercado ou pesquisa com base de contato, entrevistando pessoas que atendam ao perfil do seu público-alvo. 

2. Identificação de padrões


Com todas as respostas em mãos, é preciso organizar esses dados. Após transcrever tudo, organizar em categorias e analisar o que foi coletado, o próximo passo é encontrar padrões. O que se repete e faz com que seus clientes tenham algo em comum?

3. Estruturação


Com os padrões já identificados, a persona começa a “ganhar vida”. Essa é a parte divertida do processo, em que cria-se um nome para ela, profissão, rosto… Mais do que isso: ela ganha uma história. Pense que você está construindo a personagem de uma série, que precisa ter personalidade e ser o mais real possível. Quanto mais descritivo for, mais próxima de um cliente ideal ela fica. 

4. Apresentação


Uma vez que a persona já está pronta, ela precisa ser apresentada às pessoas que irão usá-la no dia a dia, como a equipe de marketing e de vendas. É interessante, até mesmo, envolver esses times na estruturação, para que se crie um vínculo com a personagem. Quanto mais a persona fizer parte do imaginário dos funcionários e colaboradores, mais direcionados os processos serão para o seu público-alvo. 

inbound-marketing-prosperidade

Ferramentas para criação de personas

Existem algumas ferramentas bastante úteis para auxiliar na criação de personas para uma marca. Abaixo, listamos algumas:

Google Forms

Esse é o aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google. Por meio dele, o usuário pode pesquisar e coletar informações sobre outras pessoas, seja com questionários ou formulários.

Make my Persona

Ferramenta desenvolvida pela Hubspot, ela é gratuita e permite que se crie um modelo de persona do comprador de um determinado negócio. Essa é uma forma de conseguir visualizar as principais diferenças entre grupos dentro do público-alvo e, assim, desenvolver estratégias mais personalizadas.

Gerador de Personas da MAIKON.biz 

Ferramenta que cria, de forma gratuita, personas ou avatares ilimitados. É mais simples do que as outras e a geração acontece após o preenchimento de um formulário com 26 questões.  

Agora que você já sabe a importância que a criação de uma persona tem nas ações de marketing, entre em contato conosco. Nossos especialistas podem ajudar a expandir seus negócios e a criar vínculos duradouros com seus clientes através do marketing de conteúdo!

inbound-marketing-prosperidade

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts