Blog Post: aprenda a criar um para gerar tráfego

Listamos algumas dicas para que seu conteúdo seja encontrado mais facilmente pelo seu público-alvo



Ilustração: uma mulher sentada em uma poltrona redige um blog post em seu notebook.Ter um blog post de sucesso é o objetivo de qualquer pessoa ou marca que investe nesse canal de comunicação. E quando falamos sobre usar esse formato como uma estratégia de marketing, o primeiro passo para conseguir mais conversão é fazer com que ele gere tráfego. 

O tráfego orgânico é o número de visitantes que chega em um blog ou site de forma espontânea, como ao fazer uma pesquisa nos motores de busca (como o Google) ou por outros meios que não sejam anúncios pagos. 

Mas, aí vem o grande desafio: criar uma estratégia eficiente para conseguir atrair e, o mais difícil, cativar esses leitores. De que forma isso é possível? É o que vamos explicar neste artigo.

Como utilizar blog posts para gerar tráfego?

Uma mão com um caneta se aproxima de um laptop aberto.O blog é uma das mais eficientes ferramentas de marketing digital.

O blog post, por sua vez, é o formato do texto contido ali. Ele deve ser direto, possuir uma linguagem simples e ter as respostas que o leitor procura.

No entanto, aumentar o tráfego por meio do blog post só é possível se houver uma combinação de planejamento, estratégia e conteúdo de qualidade.

É importante que este conteúdo tenha ligação com a área de seu negócio e que seja, realmente, de relevância para o público que você busca atingir.

Veja abaixo fatores importantes para que um texto de blog gere tráfego:

Calendário editorial

O calendário de conteúdo (ou calendário editorial) é um documento que indica a data de publicação e outras características de cada peça integrante de uma estratégia de marketing. Sua principal função é organizar as ações e apontar responsáveis pelas tarefas. Esse cronograma também pode conter abordagem, referências, palavras-chave, etapa do funil etc.

Conteúdo relevante

Esse é o pilar mais importante de um blog post. Não adianta, por exemplo, postar todos os dias, mas não se dedicar a produzir um conteúdo com informações que agregam valor, ou seja, que informe, entretenha, emocione e encante. E isso não é fácil. Exige muita pesquisa e, claro, uma boa escrita, que seja fluida, simples e que prenda a atenção do leitor.

SEO

Impossível pensar em estratégia para blog post sem falar dele, o Search Engine Optimization ou, em português, otimização para motores de busca. O SEO é um conjunto de técnicas que fazem com que uma página fique bem posicionada nos buscadores. 

Isso é especialmente importante porque, segundo o Manual de SEO do Governo Federal, de 2020, os três primeiros links orgânicos listados no Google, por exemplo, recebem cerca de 30% dos cliques.

O Google sabe reconhecer se um post possui informações relevantes para o leitor, o que conta pontos na hora de determinar os posicionamentos. 

As palavras-chave de um conteúdo (keywords), que são os termos e as expressões mais buscadas em relação ao tema central do seu texto são fundamentais para o bom funcionamento da estratégia de SEO.

As KWs precisam responder às perguntas feitas pelos usuários e aparecer de forma natural no texto. Existem ferramentas, como o Semrush, para fazer a pesquisa das mais buscadas sobre um determinado tema. Esses recursos informam os volumes de busca, além de questões e outras palavras relacionadas.

Há, ainda, outros elementos que fazem parte da estratégia de SEO e que colaboram para um maior tráfego. Alguns deles:

Título atraente

Esse é o primeiro contato do leitor com o post. Por isso, o título precisa ser chamativo e despertar a curiosidade. Além disso, deve conter a palavra-chave principal e dar um breve resumo do conteúdo do texto. 

Escaneabilidade

Quanto mais visualmente agradável de ler for um post, mais o leitor vai se sentir atraído para ir até o final. Para isso, vale usar parágrafos curtos, imagens de qualidade, listas com bullets points, numeração de tópicos, uso de negritos em alguns trechos (sem exagero), além de separar os intertítulos com heading tags.

Meta Description 

Um computador aberto em uma página da web.

Meta description (ou meta descrição) é um elemento de SEO que traz um resumo do conteúdo do post. Ele aparece nos resultados de busca, logo abaixo do título com o link clicável. É também um dos itens que o Google lê para estabelecer a classificação dos resultados de pesquisa. 

Otimização

Essa estratégia tem como objetivo alterar artigos, páginas de blog ou de produtos para melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca. Para isso, são analisados critérios técnicos, além do próprio conteúdo, seja texto ou imagens utilizadas. No blog post contido neste link explicamos de forma mais profunda sobre otimização. 

Para finalizar, uma boa dica é investir na convergência de mídias. Compartilhe o blog post nas redes sociais da empresa, por exemplo. Quem possui newsletter pode enviar no periódico links de algumas dessas postagens, com um resumo atrativo para levar o leitor a clicar nele. 

Quer criar um blog post que gere tráfego? Entre em contato conosco. Nossos especialistas podem ajudar a atrair um maior público para seu negócio!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts