featured-image
Blog / SEO /

Meta Description: o que é e como escrevê-la

Meta Description: o que é e como escrevê-la

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

30 de Junho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

A meta description é um importante fator de ranqueamento em SEO . 

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse elemento, como para que ela serve e como criá-la. 

Afinal, há limitação de caracteres e os motores de busca frequentemente alteram o texto que aparece abaixo do título nos resultados de pesquisa.

A boa notícia é que, baseando-se em pesquisas, existem padrões que podem ajudá-lo nessa missão. 

Se você também se pergunta o que é a meta description e se embaraça quando precisa redigi-las, não se preocupe. No texto a seguir, saiba tudo sobre as meta descrições e aprenda a criá-las sem maiores dificuldades. 

O que é meta description?

Meta description (ou meta descrição) é um elemento de SEO on page que traz ao usuário um resumo do conteúdo da página. Em termos técnicos, trata-se de uma etiqueta (tag) em HTML, o que significa que é lida pelos mecanismos de busca para a classificação dos resultados de pesquisa. 

Ele aparece nos resultados de busca do Google e outros buscadores, logo abaixo do título com o link clicável. 

Print de tela para o resultado do Google para "processo de marketing".

Isso quer dizer que pode ser personalizada pelo editor do site, assim como o título e o conteúdo da página. 

Contudo, nem sempre o Google utiliza o texto definido na meta descrição, podendo selecionar outras partes do conteúdo para posicioná-lo abaixo do SEO title. 

Vamos nos colocar no lugar do usuário para facilitar a compreensão. 

Quando você tem uma dúvida, é natural que busque uma ferramenta de pesquisa para solucioná-la. Assim, o mecanismo oferece uma lista com diversos links, e é preciso decidir em qual deles clicar. 

Naturalmente, o título é o fator que mais chama a atenção. Mas, devido à limitação de espaço, pode ser muito sucinto. 

Por isso, um sumário do que se trata o conteúdo pode ser útil. E é exatamente para isso que serve a meta description. 

Ou seja, traz informações adicionais, com um maior número de caracteres, para que o leitor tome a decisão de clique. 

Para o editor da página, é uma oportunidade de atrair visitantes. Isso inclui o uso de técnicas de copywriting, convidando-os por meio de CTAs. 

Os campos para preenchimento da meta description vão variar de acordo com o CMS utilizado, como Wordpress, Wix e Hubspot, por exemplo. 

Contudo, também estão presentes e podem ser editados pelo código HTML da página. Assim: 

<head>

<meta name="description" content="Exemplo de meta description. É assim que ela aparece no código.">

</head>

Por que a meta description é importante?

A meta description é importante para o ranqueamento nos mecanismos de buscas, embora não sejam fatores diretos de pontuação. 

Em 2009, o Google anunciou que a meta description não é incluída na análise do Googlebot e não influencia o cálculo do algoritmo. 

Contudo, há uma interferência direta no CTR (taxa de cliques), uma relação entre o número de vezes que um link é visto e a quantidade de vezes em que é clicado. 

Ou seja, quanto melhor for a meta description, maior será a taxa de cliques. Este, sim, um fator que influencia na classificação das páginas. 

Outro fator de importância da meta description é que muitas redes sociais a utilizam para acompanhar os links quando são compartilhados. 

marketing-digital

Como escrever uma meta description?

Imagem abstrata: duas mãos flutuantes ao redor de um teclado e um cursor de mouse.Para escrever uma meta description, é recomendada a utilização de alguns padrões definidos por pesquisas. 

A seguir, conheça alguns deles. 

Seja sucinto

Ao contrário do que afirmam alguns profissionais, não existe um tamanho ideal para uma meta descrição. Isso porque há uma variação definida pelo próprio mecanismo. 

Apesar disso, é comum que tenha entre 120 e 156 caracteres. Se passar disso, ela pode ser negligenciada ou parcialmente cortada pelo Google. Nesse último caso, o sinal de reticências aparece após o limite estabelecido. 

Além disso, pensando na experiência do usuário, é melhor que seja sucinta, já que o esperado por ele é apenas um resumo do texto e, caso queira mais informações, basta clicar no link. 

Utilize a palavra-chave principal

O Google é um mecanismo inteligente, mas ainda assim é um mecanismo. Isso quer dizer que nem sempre ele tem a capacidade de interpretar cada palavra do texto. 

Por isso, a utilização da palavra-chave principal (ou sinônimos) na meta description auxilia que ele a defina como um elemento complementar ao título e, muitas vezes, até a destaque com o negrito. 

Inclua uma call to action

As chamadas para a ação (calls to action ou CTAs) são técnicas de convencimento utilizadas por copywriters. No marketing digital, têm a função de estimular uma ação específica para o leitor. 

Na meta description, é preciso ter em mente que o objetivo não é a venda direta, mas o clique. 

Assim, alguns exemplos interessantes são: 

  • “Leia mais sobre o assunto”
  • “Saiba tudo sobre o tema”
  • “Descubra mais”
  • “Veja como funciona”
  • “Aprenda a aplicar”.

Ao aplicar essas dicas, suas meta descriptions podem trazer mais cliques, visitantes e potenciais clientes para o seu negócio. 

E, se o artigo foi valioso para você, que tal se inscrever na nossa newsletter e receber outras indicações como essa diretamente na caixa de entrada do seu email?

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts