featured-image
Blog / SEO /

O que é CTR? Saiba calcular e melhorar a taxa de cliques

O que é CTR? Saiba calcular e melhorar a taxa de cliques

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

14 de Junho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

CTR é uma das mais importantes métricas de marketing digital

Ela é utilizada principalmente para estratégias de mídia paga, mas também pode ser aplicada em ações de SEO, marketing de conteúdo, redes sociais, email marketing, entre outras. 

Basicamente, estabelece uma relação entre o número de pessoas que visualizam um elemento e aquelas que clicam no link nos mais diversos canais digitais

Esse é um elemento muito importante, especialmente para quem deseja extrair o máximo potencial dos recursos financeiros investidos. 

Se você quer saber mais sobre a CTR, como é calculada essa métrica e outras informações relevantes acerca do assunto, continue a leitura. 

O que é CTR (Taxa de Cliques)?

CTR (Click-Through-Rate ou Taxa de Cliques) é uma métrica utilizada para medir a relação entre o número de pessoas que visualiza um elemento (anúncio, publicação ou mensagem, por exemplo) e o número de pessoas que, de fato, clica no link a ele acoplado. 

Ela pode ser utilizada para medir o engajamento em campanhas de links patrocinados, SEO, email marketing e redes sociais. 

Contudo, é amplamente aplicada em análises de mídia paga, em que o objetivo é ter melhores resultados com o menor custo possível. 

Para facilitar o entendimento, vamos pensar em um exemplo. 

Imagine que Pedro, um profissional de tráfego pago, invista em uma campanha por clique no Google Ads

Na plataforma de gerenciamento, ele nota que para cada 100 visualizações (também chamadas de impressões), 5 pessoas clicam no anúncio. 

Ele pode realizar o cálculo manualmente, mas a maior parte das ferramentas o faz automaticamente. Nesse caso, a CTR seria de 5%. 

Assim, ao comparar com outro anúncio, cujo CTR é de 20%, podemos concluir que o segundo tem uma melhor performance e, por isso, deve ser priorizado, já que há um menor custo por clique e é mais relevante para o Ad Rank.

Qual é a importância da CTR? 

Ilustração abstrata: uma pessoa mexe no celular. No lugar da sua cabeça há um olho. Um sinal de like social representa que ela está navegando em uma dessas plataformas.A CTR é importante porque auxilia os profissionais de marketing a compreender o comportamento do usuário. 

Com ela, é possível comparar diferentes elementos, como títulos de email e blog posts, imagens e texto de anúncios e até mesmo o CTA, tamanho e cor do botão de landing pages, avaliando sua performance. 

Em um exemplo prático, podemos citar um post criado para blog, que aparece na página de resultados do Google. 

Ao avaliar o Search Console, reparamos que há um CTR de 10%. Ou seja, para cada 100 vezes que a página é exibida, 10 usuários clicam no link. 

Assim, é realizado um teste A/B de mudança de título. A partir disso, repara-se que há um crescimento de 2% na taxa de cliques. Ou seja, foi de 10% para 12%. 

Isso significa que houve uma melhora e o elemento B deve ser mantido. 

Ao realizar esse tipo de análise frequentemente, os resultados melhoram de maneira contínua. 

Note que, para realizar a comparação, o ideal é que um único elemento seja alterado e avaliado por vez. 

As variáveis também são muitas, como: 

  • Palavra-chave
  • Canal
  • Tempo
  • Texto
  • Imagem
  • Cor 
  • Estrutura da página
  • Público-alvo
  • Etapa do funil de vendas
  • Dispositivo
  • Mercado (B2B ou B2C)
  • Concorrentes.

Nas campanhas de mídia paga, em que existem grupos de anúncios, esse paralelo pode ser avaliado de maneira massiva, dando prioridade a ads com melhor desempenho e menor custo.

Como calcular a CTR?

Montagem: balança com sinais de like social.A CTR é calculada através de uma fórmula simples. Basta dividir o número de cliques pelo número de impressões e, depois, multiplicar por 100 para determinar o valor percentual. 

Ou seja: 

CTR = (Cliques/Impressões) x 100

Aplicando na prática, imagine que houve o total de 10 cliques no botão de CTA para cada 100 visualizações de uma landing page. Temos: 

CTR = (10/100) x 100

CTR = 0,1 x 100

CTR = 10%

Mas como saber qual é a CTR ideal? Bom, isso depende de uma série de fatores relativos ao objeto de comparação. A verdade é que é necessária inteligência humana para determinar um valor. 

Como melhorar a Taxa de Cliques?

Monitor de computador. Passam sobre ele diversos ícones de ponteiro de mouse.A melhora da taxa de cliques é realizada por meio de comparações. Ou seja, testes A/B em que o elemento A é diferente do elemento B. 

Em uma mensagem de email marketing convidando o receptor a baixar um ebook, por exemplo. 

Assim, é enviado uma mensagem com um CTA para 50% da base e outro título para os outros 50%. 

Aquela que recebe a maior taxa de cliques no CTA, possui o melhor CTR, e o padrão pode ser repetido nas próximas campanhas. 

Para anúncios existem algumas convenções frequentemente utilizadas, como a adição de extensões (como o número de telefone ou a localização do negócio, por exemplo) ou a inclusão de chamadas para a ação mais ou menos agressivas. 

A taxa de cliques (CTR) pode fazer toda a diferença em campanhas de marketing digital. Saber como utilizar essa métrica certamente elevará o nível de suas campanhas. 

Se você quer saber mais sobre esse universo, inscreva-se em nossa newsletter. Frequentemente enviamos informações úteis e inovadoras sobre o ambiente de marketing. 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts