featured-image
Blog / Marketing digital /

Métricas de Marketing: o que são e quais são as principais

Métricas de Marketing: o que são e quais são as principais

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

10 de Março de 2022 | 12:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

O recolhimento de dados oferece aos profissionais da área um vasto universo de métricas de marketing. 

Afinal, o Big Data trabalha incansavelmente na busca por informações sobre os usuários. 

Com isso, as atividades voltadas ao marketing digital se tornam muito mais certeiras. E as ações personalizadas geram maior lucratividade para as empresas que investem em práticas de obtenção e análise dos números. 

Contudo, existem alguns empecilhos para extração do máximo potencial desse recurso. 

Um deles é a identificação de quais indicadores devem ser observados de perto, quais são secundários e quais podem ser descartados. 

Se você tem essa dúvida, chegou ao lugar certo. 

No texto a seguir, descubra o que são métricas de marketing e saiba quais são as principais. 

marketing-digital

O que são métricas de marketing?

Métricas de marketing são indicadores numéricos para planejar ações de marketing ou medir o seu impacto e performance. Ou seja, são valores coletados por ferramentas digitais que auxiliam na tomada de decisão de equipes de marketing. 

Essas métricas também podem ser utilizadas no marketing tradicional. 

Apesar disso, são muito mais comuns no marketing online, já que o recolhimento de dados e a confecção de relatórios são simplificados. 

Outro detalhe importante é que existem muitas métricas de marketing, que possuem as mais diversas funcionalidades e características. Afora o fato de serem utilizadas em vários canais, plataformas, ferramentas e etapas do funil de vendas.

Por isso, é impossível dizer quais delas são mais importantes, sendo esse critério uma questão de alinhamento estratégico.

Como medidores, as métricas podem ser reunidas em grupos ainda mais específicos. 

Isso acontece devido ao grande volume de dados, quando há uma seleção de algumas delas para observar o desempenho das campanhas de marketing. Afinal, o excesso de informações mais atrapalha do que ajuda. 

A esses indicadores valiosos, dão-se os nomes de KPIs e OKRs. 

KPIs de marketing

KPI é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance), e representa as métricas específicas de uma atividade, como times, projetos, canais, programas, produtos ou outras variáveis. 

Os KPIs de marketing normalmente se aplicam às equipes de marketing — ou da aliança dos times de marketing e vendas, também conhecido como vendarketing.

  • Exemplo: Aumentar em 15% a base de inscritos na newsletter

OKRs de marketing

OKR é a sigla para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-Chave), e representa as métricas que englobam toda a companhia, sendo considerados números do negócio. 

Normalmente, os OKRs têm metas agressivas e contam com múltiplos times para o alcance de tais objetivos. 

  • Exemplo: Tornar-se a loja virtual mais acessada do Brasil

Assim, os OKRs são objetivos compartilhados por todas as frentes, enquanto os KPIs são metas para grupos ou estratégias. 

Quais são as principais métricas de marketing?

Ilustração abstrata: uma porta se abre na tela de um notebook. Há um homem passando por ela. Há também dois relógios despertadores.

As métricas são ativos valiosos nos mais diversos canais de comunicação

Existe um grande leque de valores que podem ser considerados em cada um deles. 

A seguir, veja quais são algumas das mais utilizadas.

  • Blog: Tráfego Total, Taxa de Magnetismo, Tempo de Permanência na Página, Taxa de Rejeição, Posts Mais Acessados, Links Internos
  • Site: Fontes de Tráfego, Taxa de Conversão, Total de Sessões, Novos Visitantes, Visitantes Recorrentes, Páginas por Sessão, Duração da Sessão, Tempo de Carregamento de Página
  • Email Marketing: Taxa de Cliques (CTR), Taxa de Abertura de Emails, Taxa de Desinscrição
  • Redes Sociais: Alcance, Engajamento, Comentários, Curtidas, Compartilhamentos, Cliques no Link, Crescimento da Base de Seguidores, Menções
  • Links Patrocinados: Impressões, Taxa de Cliques, Taxa de Conversão, Custo por Aquisição de Cliente (CAC), Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM), Retorno Sobre Gasto com Anúncios (ROAS), Lance Médio, Índice de Qualidade (Quality Score)
  • SEO: Posição Média, Posições Totais no Top 3, Posições Totais no Top 10, Tráfego Orgânico, Visibilidade, Sessões Orgânicas, Links de Entrada, Autoridade de Domínio, Autoridade de Página
  • Branding: Impressões, Tráfego Direto, Qualidade das Menções, Qualidade dos Reviews, Referências em Blogs e Sites 
  • Inbound Marketing: Leads Gerados, Leads Qualificados para o Marketing (MQLs), Leads Qualificados para Vendas (SQLs), Levantadas de Mão, Taxa de Cadastros, Custo por Lead (CPL), Inscrições na Newsletter, Taxa de Downloads.

Além disso, como o marketing é considerado uma matéria transversal no mundo do empreendedorismo, muitas vezes se cruzam com medidores como: 

  • Vendas: Negócios Fechados, Vendas Totais, Tempo de Resposta, Volume de Ligações, Satisfação do Potencial Cliente, Taxa de Upsell, Duração do Ciclo de Vendas, Lifetime Value, Taxa de Retenção de Clientes, Oportunidade Geradas, Churn Rate, Net Promoter Score (NPS), Taxa de Abandono do Carrinho
  • Negócios: Ticket Médio, Valor Total de Vendas, Quantidade de Vendas, Custo por Atividade, Lucro Líquido, Lucro Real, Receita Total, Retorno Sobre o Investimento (ROI), Employee Net Promoter Score (eNPS)
  • Produtividade e Operações: Ligações Frias, Número Total de Blog Posts, Número Total de Social Posts, Número Total de Mensagens de Email Redigidas, Velocidade do Ciclo de Produção, Número de Reuniões, Taxa de Retrabalho, Tempo de Inatividade, Utilização de Mão de Obra, Taxa de Rotatividade, Tempo de Treinamento, Fluxo de Caixa, Margem Bruta.

Lembre-se de que, apesar de essas serem algumas das principais métricas de marketing, existe um universo de dados que podem ser considerados. 

Inclusive, novas métricas surgem com frequência, principalmente partindo da relação entre outros indicadores, tudo em prol do marketing de resultados

Se você tem dificuldades em lidar com o Big Data, pode ser uma boa ideia contar com um serviço terceirizado

Nesse caso, saiba como funciona a consultoria de marketing digital

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts