featured-image
Blog / SEO /

Motores de Busca: o que é, exemplos e como funcionam

Motores de Busca: o que é, exemplos e como funcionam

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

05 de Maio de 2022 | 10:43

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Os motores de busca são importantes ferramentas no ambiente de marketing. 

É por meio deles que as empresas tornam-se rastreáveis para o usuário, sendo responsáveis por realizar conversões como visitas, geração de leads e vendas, por exemplo. 

Por esse motivo, muitas pessoas se perguntam sobre o que são, seu funcionamento e detalhes para posicionar páginas de um site ou blog no topo dos resultados de pesquisa (SERPs). 

Se você tem essa dúvida, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, veja as respostas para essas questões, descubra quais são os principais motores de busca e muito mais. 

O que é um motor de busca?

Motor de busca (Search Engine) é um mecanismo automático que facilita ao usuário encontrar informações na internet. Essa ferramenta se baseia em algoritmos que levam em consideração diferentes fatores de ranqueamento, que vão de dados comportamentais do usuário ao termo de pesquisa utilizado para realizá-la. 

Também são chamados de mecanismos de busca ou simplesmente buscadores. 

Quando um usuário realiza uma pesquisa na internet, é sua função varrer a web (ou a plataforma específica para a qual foi criado) e indicar o resultado que melhor corresponde à intenção de busca. 

No início da era digital, notou-se que era necessária uma ferramenta para facilitar ao usuário o encontro de páginas. Afinal, existia uma grande quantidade delas. 

Assim, os primeiros buscadores levavam em consideração somente o termo de pesquisa digitado na barra de busca. A seguir, rastreavam páginas que correspondiam à palavra-chave utilizada e as indicavam para o usuário. 

Com o passar do tempo, as coisas mudaram. Mais e mais páginas surgiram na web. Hoje, milhares delas são criadas todos os dias. 

Como consequência, os mecanismos de busca precisaram ser atualizados. Assim, diferentes plataformas criaram seus próprios critérios de avaliação. 

Hoje, cada uma delas possui uma série de fatores de ranqueamento, que consideram a experiência na página, a intenção da busca, a qualidade do conteúdo, os backlinks que referenciam uma página, entre muitos outros. 

Assim, apontam links para páginas consideradas relevantes em ordem de importância de acordo com a avaliação do algoritmo. 

Quais são os principais motores de busca?

Ilustração abstrata: uma mão que sai de uma tela de computador segura uma lupa. Há uma engrenagem ao lado.Existem diferentes motores de busca na internet, cada qual com suas próprias características e bases para entrega dos resultados. 

A seguir, conheça alguns dos principais.

Google

O Google é o motor de busca mais utilizado no mundo, utilizado por nada menos que 85,55% dos usuários (Statista, 2022). 

Não é à toa que o termo “otimização para mecanismos de busca”, muitas vezes é visto como sinônimo de otimização para o Google. 

Assim, o Googlebot é estudado ano após ano, sendo o principal alvo dos profissionais da área de marketing e vendas. 

Bing

Ainda de acordo com a Statista, o Bing é o segundo motor de pesquisa mais usado pelos usuários ao redor do globo, com 7,61% da audiência (2022). 

Yahoo!

A mesma pesquisa aponta o Yahoo! como terceiro colocado no ranking de motores de pesquisa mais usados, com a preferência de 2,85% dos usuários (2022). 

Motores sociais e de ecommerce

Apesar de serem citados com menor frequência nos fóruns de discussão dos profissionais de marketing, os motores de busca também estão presentes em outras plataformas, como as redes sociais e lojas virtuais. 

Eles são ativados, por exemplo, quando alguém busca por uma empresa, perfil pessoal ou produto específico. 

Cada um deles possui suas próprias peculiaridades, utilizando critérios diferentes dependendo da funcionalidade de cada uma das plataformas. 

O Facebook, por exemplo, utiliza a proximidade de conexão com uma pessoa para indicar os resultados. Já o LinkedIn dá um peso maior para perfis mais visitados. O YouTube, por sua vez, dá bastante importância para a presença do termo pesquisado no título do vídeo. 

Qual é a importância dos motores de busca para o marketing?

Ilustração: uma porta se abre para a página do site institucional da Prosperidade Conteúdos. Ao redor, alguns cursores de mouse espalhados.Os motores de busca são importantes para o marketing porque são a principal maneira de gerar tráfego para páginas na internet, sendo responsável por 93% de todas as visitas na web (99firms, 2022). 

Assim, ter um bom posicionamento nas páginas de resultado é considerado um diferencial competitivo para negócios. 

Existem diversas técnicas utilizadas pelos especialistas para agradar os algoritmos dos motores de busca. A elas, dá-se o nome de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca)

A partir da aquisição de novos visitantes, é possível gerar negócios. 

Imagine que um usuário acesse o Google e realize uma pesquisa para o termo “comprar tênis”. Para uma loja que vende esse produto, seria uma ótima chance para conquistar muitos clientes, já que essa é uma busca comum. 

Uma página classificada na primeira posição do Google recebe cerca de 33% dos cliques (Search Engine Watch, 2020). Ou seja, muitos potenciais compradores chegam a ela por meio do buscador. 

Apesar disso, nem todos os usuários que realizam buscas têm a intenção de comprar. De fato, a maior parte das buscas são informacionais, e não transacionais. 

Assim, foram elaboradas táticas para atrair visitantes, convertê-los em leads e, posteriormente, fechar um negócio. A principal delas é o inbound marketing, que utiliza como base a jornada de compra do consumidor para fazê-lo avançar no funil de vendas

É por isso que estratégias de conteúdo se tornaram tão relevantes no cenário atual. Elas são responsáveis por responder às dúvidas do usuário, estreitar laços com o usuário e transformá-los em clientes leais. 

Se você quer saber mais sobre como funcionam essas ações, aliando o conteúdo ao SEO, inscreva-se na nossa newsletter. Dessa forma você passa a receber várias indicações de textos para melhorar a sua compreensão acerca do tema.  

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts