featured-image
Blog / SEO /

Backlinks: o que são e como conquistar links para um site

Backlinks: o que são e como conquistar links para um site

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

12 de Abril de 2022 | 12:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Há muito tempo profissionais de SEO e marketing digital debatem sobre como conquistar backlinks. 

Isso faz todo o sentido, especialmente ao se considerar que são parte fundamental de um dos mais importantes fatores de ranqueamento de mecanismos de busca. 

Com isso, as empresas se movimentam e focam suas ações estratégicas na aquisição de links de qualidade, que fortalecem as próprias páginas e facilitam a geração de tráfego

Contudo, essa tarefa está longe de ser fácil. Existem variadas técnicas para aplicação e, enquanto algumas delas exigem esforço demasiado, outras vão contra as diretrizes do Google. 

Então, se você quer saber o que são os backlinks e aprender técnicas para adquiri-los, continue a leitura. No texto a seguir, aprenda sobre o assunto.

O que são backlinks?

Backlinks são links que levam o usuário de uma página a outra na internet. Eles são posicionados em elementos de página (como texto e imagem) para facilitar a navegação, proporcionando uma melhor experiência para o internauta. 

Como você pode perceber, os links possuem uma funcionalidade prática para as pessoas. 

Do ponto de vista do administrador de um site, os backlinks são links que apontam para as próprias páginas. Por essa razão, são também chamados de links de entrada (ou inbound links), pois funcionam como uma porta para a chegada de novos visitantes. 

De modo similar, quando o administrador insere um link nas próprias páginas que redireciona o usuário para páginas externas, recebem a nomenclatura de links de saída (ou outbound links). 

Qual é a importância dos backlinks?

Ilustração: um notebook aberto exibindo uma página do Google com alguns gráficos de desempenho.Os backlinks são importantes porque são um dos principais fatores de ranqueamento do Google.

Para os algoritmos dos mecanismos de busca, eles são indicadores de relevância que têm grande influência no ranqueamento. 

Existem duas razões principais para isso. 

A primeira delas é o repasse de autoridade. 

Quando uma página insere um link, apontando para outra, o Googlebot interpreta essa informação como um voto de confiança. 

Sempre que um usuário realiza uma busca, os robôs varrem a internet em busca de respostas confiáveis mediante a intenção de busca do usuário. E, nesse complexo cálculo matemático, os backlinks são considerados. 

Contudo, é importante frisar que possuem um peso diferente. 

Backlinks advindos de páginas de maior autoridade possuem um peso maior, enquanto backlinks oriundos de páginas de menor relevância têm uma influência menor, podendo, inclusive, serem considerados prejudiciais quando têm como origem páginas tóxicas. 

O segundo motivo é simples: tráfego. 

Quando um usuário clica em um desses links, ele aterriza em uma nova página e é contabilizado como um novo visitante, gerando o chamado tráfego de referência. 

O tráfego é também um fator de ranqueamento, o que contribui ainda mais para o aumento da autoridade da página. 

especialista-seo

Como conquistar backlinks para um site ou página?

Ilustração: uma mão segura uma lupa sobre um gráfico de barras crescente.Ao longo dos anos, profissionais de SEO realizam pesquisas para encontrar maneiras de adquirir backlinks para suas páginas. 

O que, muitas vezes, mostra-se como uma tarefa ingrata. 

Afinal, todos querem aparecer na primeira página do Google

Contudo, esse é um grande desafio. 

Isso porque trata-se de uma estratégia de SEO off page, e é preciso contar com ações que fogem do controle do administrador. 

A boa notícia é que existem métodos conhecidos para a conquista de backlinks. A seguir, conheça alguns deles. 

Relações Públicas Digitais

As relações públicas digitais são voltadas ao relacionamento da marca com veículos de comunicação e imprensa. Ou seja, veículos midiáticos da web. 

Uma das práticas mais comuns consiste no envio de press releases e informativos para esses órgãos. Assim, espera-se que, organicamente, insiram links que apontam para as páginas de um site ou blog

Assim, foca-se em qualidade dos links em vez de quantidade. 

Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das maneiras mais recomendadas para a aquisição de backlinks. 

Quando os administradores de outros sites enxergam valor no conteúdo criado, existe a possibilidade de referenciação natural. 

Nesse caso, o principal canal é o blog corporativo, especialmente pela facilidade de publicação. Contudo, é necessário investir em conteúdo de qualidade. Quanto mais útil for o material, maiores as chances de conseguir bons backlinks.

checklist-seo

Materiais ricos

A criação de materiais ricos também é considerada uma ação de marketing de conteúdo, mas merece atenção especial. 

São assim chamados porque, apesar de terem maior complexidade na hora da elaboração, são chamarizes de links e máquinas de conversão. 

Alguns exemplos são: 

  • Pesquisas de mercado
  • Infográficos interativos
  • Quizzes
  • Templates
  • Planilhas
  • Calculadoras.

Link Building

Outra técnica muito utilizada é o link building. 

Nesse caso, são identificadas páginas de alta autoridade e encontradas oportunidades para a inserção de links. 

Na sequência, envia-se uma mensagem ao administrador do site fazendo a indicação, que geralmente inclui o link para uma das páginas próprias, uma justificativa para a linkagem e uma recomendação de texto âncora (trecho em que se espera que o link seja incluído).

Por se tratar de uma prática manual e sem garantia de sucesso, existem muitos profissionais que questionam sua eficácia.

Outra boa prática de link building é o uso de guest posts, publicações em blogs externos como convidado.

Entrevistas

Entrevistas com autoridades em determinados temas são mais uma maneira para adquirir backlinks. 

Isso porque, muitas vezes, ao referenciar o especialista em questão, é possível que as páginas incluam links diretamente para a página da entrevista. 

Se este texto foi útil para você, considere inscrever-se na nossa newsletter. Assim, enviaremos outros conteúdos úteis para suas ações de SEO e marketing de conteúdo diretamente para a sua caixa de entrada. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts