featured-image
Blog / SEO /

Guest Posts: o que são e como encontrar oportunidades

Guest Posts: o que são e como encontrar oportunidades

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

26 de Abril de 2022 | 10:45

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Os guest posts compõem uma das mais populares estratégias de link building. 

Afinal de contas, os backlinks (ou links de entrada) e sua força são importantes fatores de ranqueamento, responsáveis por elevar a autoridade das páginas e posicioná-las no topo dos mecanismos de busca. 

Trata-se de uma ação colaborativa entre duas organizações, que tem como principal objetivo a melhoria dos aspectos de SEO de um site ou blog corporativo

Com isso, ganha-se em autoridade e exposição da marca, além dos efeitos consequentes da parceria, como geração de tráfego, aquisição de leads e aumento das vendas. 

Então, se você quer saber o que é, como fazer e como encontrar oportunidades de guest posts, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, tire suas dúvidas e veja algumas dicas para realizar essa tarefa.

O que são guest posts?

Guest posts são postagens em blogs nas quais um autor redige um texto como convidado. Em uma estratégia de SEO, é uma oportunidade de aparecer em canais externos e conquistar links de alta relevância para as próprias páginas, aumentando sua autoridade e estimulando o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Na internet, os links são responsáveis por guiar o usuário de uma página a outra, facilitando a navegação. 

Já para o algoritmo do Google (e outros buscadores), é uma maneira de comprovar a qualidade e credibilidade de uma página. 

Ou seja, quando há um link em uma página apontando para outra, considera-se o “repasse” da autoridade, um sinalizador de que a página de destino é confiável. 

Do ponto de vista de quem recebe o link, ele é chamado de backlink (ou link de entrada, já que o usuário parte de uma página externa para uma interna). 

Para quem insere o link, trata-se de um link de saída (já que o usuário deixa uma página interna e é direcionado para uma externa). Ou seja, enquanto o convidado recebe o repasse da autoridade, o publicador tem mais um conteúdo útil para sua audiência. 

Apesar disso, é muito comum que haja a troca ou permuta de guest posts, beneficiando mutuamente os envolvidos.

Qual é a importância dos guest posts?

Ilustração abstrata: um homem com um dispositivo eletrônico em mãos. No lugar da cabeça, há uma lâmpada.Os guest posts são importantes porque são referências recebidas por terceiros. Em outras palavras, sinalizam que um texto é útil. 

Contudo, é importante frisar que nem todos os backlinks possuem um peso equivalente para os mecanismos de busca. Quanto maior for a autoridade da página em que o link está posicionado, maior o valor do repasse. 

Isso quer dizer que um link em um grande portal de notícias, por exemplo, é mais valioso que diversos links em blogs de pouca expressividade. 

Há também outras consequências diretas do uso do guest post, como o aumento do tráfego de referência, a visibilidade da marca e do autor e a construção de networking. 

Apesar disso, muitos profissionais questionam o uso do guest post. Isso porque a troca, compra e venda de links vão contra as diretrizes de boas práticas do Google. Assim, quando assim identificados, podem ser alvo de penalizações. Ou seja, seu uso excessivo pode ter efeito contrário.

Como encontrar oportunidades de guest posts?

O guest post é uma atividade valiosa tanto para o SEO quanto para estratégias de conteúdo e funil de vendas

Ocorre que os processos de publicação das peças incluem muito esforço humano. Por exemplo, para entrar em contato com administradores de outros blogs e na própria confecção do artigo. 

Além disso, depende de fatores externos para a aceitação. Nem sempre as respostas para a solicitação são positivas e, muitas vezes, sequer existem. 

A seguir, veja algumas dicas para potencializar as ações de guest post. 

1. Foque em blogs de autoridade semelhante

Naturalmente, quanto maior a autoridade do blog em que o seu guest post será publicado, mais autoridade será adquirida. 

Contudo, é preciso medir os esforços. Para os administradores de blogs muito grandes, não é interessante receber links de páginas com autoridade muito baixa. 

Além disso, há uma grande concorrência de outros blogs pequenos oferecendo a mesma oportunidade. 

Assim, em vez de focar suas ações nesses blogs, tente centrá-las em blogs de visibilidade semelhante, aumentando as chances de sucesso da parceria.

2. Concentre-se em nichos da mesma temática

Se você tem um blog de culinária, não vale a pena escrever um guest post em um blog de advocacia. De modo similar, se você tem um blog de negócios, talvez seja uma má ideia aparecer como autor convidado em um blog de esportes. 

O Google também leva em consideração a “força temática” de um blog. Ou seja, sua autoridade dentro de um determinado tema. 

Além disso, quando os temas são muito distintos, não há razões para você querer atrair aquela audiência para as suas próprias páginas, não é mesmo?

Apesar disso, até mesmo assuntos diferentes podem se relacionar. Você pode ter um blog de culinária e redigir um guest post com receitas fit para um blog de esportes; ou ter um blog de advocacia e escrever um post para um blog de negócios dando dicas de direito para empreendedores. 

3. Utilize as redes sociais para encontrar responsáveis pelos blogs

Quando se busca por potenciais parceiros para guest post, é comum utilizar a própria busca do Google para encontrá-los. Assim, você cai em um site e logo busca pela aba “contato”. 

O que acontece é que muitos administradores não as recebem em seus emails principais ou são direcionadas para o setor comercial, o que não é o objetivo nesse caso. 

Por isso, as redes sociais, especialmente o LinkedIn, onde há filtros por cargo ou empresa, são boas oportunidades para falar com as pessoas certas. 

Como criar um guest post?

Uma mão sobre um teclado. O dedo indicador se aproxima de uma das teclas.Depois de negociar a parceria com o dono do site, é chegada a hora de redigir o guest post. 

A seguir, confira algumas orientações que podem ajudá-lo. 

1. Elabore uma pauta

Quando você escreve para o blog de outra pessoa, lembre-se: o administrador tem seus próprios objetivos de negócio. 

Sendo assim, é interessante elaborar uma pauta para que o parceiro aceite antes de colocar a mão na massa, até para evitar o retrabalho. 

Nela, devem ser inseridos elementos como tema, título, subtítulos, objetivo do texto e um resumo do texto. 

2. Redija um texto que será valioso para a persona do blog em questão

Ao inserir links em textos publicados em outro blog, a ideia é que novos usuários se tornem visitantes.

Contudo, ele tem sua própria audiência. Por isso, é preciso escrever para a persona do blog em questão, levando em conta o perfil dos leitores. 

Afinal de contas, é preciso demonstrar utilidade para gerar tráfego. Caso contrário, a página terá poucas visitas e, como consequência, repassará pouca autoridade. 

3. Não exagere no número de links

Escrever um guest post não é uma tarefa fácil. E, por conta disso, muitos profissionais desejam extrair o máximo de seu potencial. 

Isso não quer dizer que você deve colocar uma quantidade excessiva de links. Eles precisam ser úteis e valiosos para quem está lendo, e inseridos em textos âncora que façam sentido. 

O uso exagerado de links pode fazer com que o algoritmo identifique o “link farm”, uma técnica de black hat passível de punição. 

4. Crie uma biografia para o autor

A autoria é um importante fator de ranqueamento para o Google. Quando um autor é reconhecido pelo algoritmo por sua autoridade, contabiliza uma pontuação mais alta para a página. 

É por isso que o nome do autor deve ser inserido no post, assim como uma biografia que auxilia na geração de autoridade do criador, uma técnica de marketing pessoal. 

5. Indique que se trata de um guest post

A transparência é um importante fator para o leitor de qualquer texto na internet. Por essa razão, sempre que criar um guest post, indique que se trata de uma parceria com um autor convidado. 

Isso faz com que o usuário reconheça a integridade de ambas as empresas. 

E então, gostou deste texto? Então se você se interessa sobre esse universo, leia também sobre o Google Discover e saiba como essa funcionalidade pode ajudá-lo em suas ações de conteúdo e SEO.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts