featured-image
Blog / SEO /

O que é SEO? Como funciona a otimização para mecanismos de busca

O que é SEO? Como funciona a otimização para mecanismos de busca

clock icon

Tempo de leitura: 14 min

07 de Abril de 2022 | 12:54

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Muito se fala sobre SEO e a sua importância para as estratégias de marketing. Mas, você sabe, afinal de contas, o que essa sigla significa, conhece suas variantes e sabe aplicá-las?

Caso alguma das respostas para essas perguntas seja negativa, não se preocupe, porque estamos aqui justamente para ajudá-lo!

A otimização para mecanismos de busca nos apresenta um amplo universo para atrair visitantes para páginas de um blog, site ou loja virtual. E, a seguir, gerar possibilidades para convertê-los em clientes leais. 

Ao longo deste artigo você vai descobrir todo o universo que compõe as estratégias de SEO e saber de que forma elas podem ajudar – e muito – a sua marca a se destacar em um mercado competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes. 

Afinal, o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzida como Otimização para Mecanismos de Busca. Trata-se de um conjunto de técnicas voltadas ao posicionamento de links para páginas relevantes no topo das páginas de resultados dos motores de pesquisa como Bing, Yahoo e, especialmente, o Google. 

Para explicar de um jeito bem prático: o SEO é uma ferramenta de marketing digital que explora a possibilidade de solucionar uma questão pesquisada pelo usuário para atraí-lo para páginas internas. Assim, atingindo objetivos de negócios por meio de análise

Por exemplo: vamos supor que você faça a seguinte pesquisa no Google: “como vender mais na Black Friday?” 

As páginas não aparecem em determinadas posições do buscador por acaso. Quanto mais o site atender às diretrizes do Google relacionadas ao SEO, mais bem ranqueado ele fica. Claro que não se deve esquecer da premissa de que um conteúdo de qualidade deve ser prioridade. Feito por pessoas para pessoas.

Parece simples, né? Mas não é. A verdade é que constantemente o Google atualiza suas diretrizes e nem sempre (quase nunca) deixa claro o que mudou. 

Não é à toa que existe um profissional especialista em se manter atualizado sobre essas modificações e, a partir delas, trabalhar as estratégias de forma mais assertiva possível, tendo como principais resultados o melhor posicionamento e o aumento do tráfego do site

E qual é a importância do SEO?

Como foi explicado, o grande objetivo do SEO é fazer com que a página alcance as primeiras posições do Google. E existe uma razão para isso ser tão relevante: uma pesquisa realizada pela Hubspot, em 2020, mostrou que 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados de pesquisa. 

E mais: como o assunto aqui é marketing e o objetivo central desse investimento é a venda, vale destacar que, segundo relatório realizado pela empresa Hedgehog Digital, em 2021, 70% dos usuários que realizam uma pesquisa no Google e outros buscadores estão em busca de produtos para comprar. 

Reforçando o que o estudo da Hubspot destacou, 27% dos entrevistados dessa segunda pesquisa responderam que clicam no primeiro resultado que aparece após os anúncios.

Esses dados exemplificam a importância de adotar as técnicas de SEO nas páginas. Afinal de contas, quem não é visto não é desejado. Mas, para conquistar esse pódio, um ponto fundamental não pode ser deixado de lado: o conteúdo.

SEO e conteúdo precisam andar lado a lado

Ao longo deste artigo, você vai conferir diversas técnicas que fazem com que a estratégia de SEO seja assertiva. Mas nenhuma delas é realmente eficiente se não considerar o conteúdo. 

Para o Google, não há nada mais importante do que atender às necessidades do usuário. Portanto, qualquer página precisa entregar valor a ele, mostrando, por meio de conteúdo de qualidade, sua relevância, credibilidade e autoridade.

Como funciona o SEO?

Os mecanismos de busca são responsáveis por aproximadamente 93% do tráfego gerado em toda a internet (99firms, 2022). Desse montante, 78,39% são realizadas no Google. Por essa razão, é considerado o mais importante quando se trata de SEO. 

Quando um usuário realiza uma busca,  o motor de pesquisa é ativado. A seguir, ele varre a internet em busca de páginas que possam interpretar a sua intenção de busca e apontar potenciais resultados para resolução do problema. 

A grande questão é que existem mais de 50 bilhões de páginas na web (Siteefy, 2021), muitas delas capazes de serem exibidas como potenciais respostas a uma mesma dúvida do usuário. 

Então, como definir quais delas priorizar?

É aí que entra o algoritmo do Google (ou Googlebot), um robô responsável por criar um ranking de páginas baseado no termo de pesquisa (ou palavra-chave) digitado no campo de pesquisa pelo usuário. 

Para tal, leva em consideração os fatores de ranqueamento, com o objetivo de classificar as páginas por ordem de relevância, e insere links para redirecionar o usuário para elas. 

À página exibida no Google após a busca, dá-se o nome de página de resultados (ou SERP, sigla para Search Engine Result Page). 

Ocorre que, com o volume de novas páginas surgindo e sendo modificadas em tempo real, essa página pode ser estática. É por isso que o algoritmo as reavalia com frequência, reposicionando os links para compreender quais delas são propícias para sanar o problema do usuário. 

Em outras palavras, as páginas de resultado são dinâmicas e ganham e perdem posições. 

Para os profissionais de marketing, isso representa uma oportunidade de aquisição de tráfego orgânico, que pode ser utilizado para os mais diversos objetivos, como monetização, vendas ou geração de leads. 

Fatores de ranqueamento

Os fatores de ranqueamento são os critérios adotados pelo Google para estabelecer uma ordem de resultados que beneficie o usuário (do mais importante ao menos importante). 

Existem pelo menos 200 deles, mas esse não é um número exato. Os profissionais de SEO são responsáveis pela realização de testes para descobrir o que agrada ao algoritmo e, consequentemente, ao usuário. 

Alguns exemplos de fatores de ranqueamento conhecidos são: 

  • Intenção de busca
  • Palavra-chave (URL, headings, tags, densidade no corpo do texto)
  • Referências (links que direcionam para a página)
  • Tráfego
  • Idade do domínio
  • Idade da página
  • Velocidade de carregamento de página
  • Table of contents
  • Qualidade do conteúdo (fator subjetivo)
  • Leiturabilidade
  • Escaneabilidade
  • Autor
  • Design responsivo
  • AMP (páginas aceleradas para dispositivos móveis)
  • Estrutura de links
  • Experiência do usuário
  • Arquitetura da informação
  • Sitemap
  • Certificado de segurança.

Uma mão segura uma medalha de primeiro lugar. Na imagem está escrito: confira os tipos de SEO.

SEO on page

É chamado de SEO on page toda ação voltada à otimização de uma página que está diretamente sob controle do administrador. 

Em termos mais simples, se refere a qualquer atividade de página cujas configurações podem ser alteradas, visando um melhor desempenho.

Isso pode ser feito de variadas formas, como na otimização do conteúdo, deixando-o mais atualizado, relevante e completo, respondendo todas as perguntas relativas à palavra-chave principal – e de algumas secundárias – e que podem ser dúvidas do leitor.

A inserção ou troca de imagens e vídeos também fazem parte dessas ações, assim como modificação de headings tags e meta tags, redesign, inclusão e remoção de plugins ou links.

SEO on page e SEO off page

SEO off page

Dá-se o nome de SEO off page a toda ação voltada à otimização de uma página que extrapola os limites de atuação do administrador.

Refere-se à aquisição de links em outros blogs, páginas de conversão e redes sociais, o chamado link building. Isso é importante, pois aumenta a autoridade do site. Para o algoritmo, essa ainda é uma forma de validar a confiança e relevância do site (ou de páginas específicas), por meio de sua popularidade e reputação.

Além disso, é claro, aumenta sua performance, uma vez que traz novos visitantes para a página em questão. 

Algumas das táticas mais conhecidas são o guest posts, as relações públicas digitais (digital PR) e o link building.

SEO técnico

O SEO técnico refere-se a mudanças estruturais realizadas para beneficiar a otimização. 

Em suma, é toda ação voltada a melhorias técnicas na arquitetura do site para se adequar às diretrizes do mecanismo de busca.

Entre as alterações que podem ser feitas estão: melhoramento da velocidade de carregamento de página, arquitetura do site, design responsivo, correção de links quebrados, sitemap, protocolo de segurança, indexação etc.

SEO técnico e SEO local

SEO local

O SEO local é um conjunto de práticas cujo principal objetivo é posicionar páginas de um estabelecimento físico no topo do Google, como é o caso de restaurantes, hotéis, bares e mercados, apenas para citar alguns exemplos. 

Isso é natural, já que o algoritmo também leva em consideração fatores geográficos para se adaptar à intenção de busca do internauta. E, para esses negócios, a estratégia é essencial para atrair mais público, aumentar as vendas e conquistar uma maior relevância online.

Entre as ações que fazem parte do SEO local estão a criação de páginas de contato, com endereço e telefone; links de números de telefones que possibilitem fazer chamada direta no celular, espaço para avaliações, entre outros.

Um importante recurso a ser utilizado aqui é o Google My Business, o antigo Google Meu Negócio. Essa é uma ferramenta que permite, de forma gratuita, que seu empreendimento apareça nos resultados de pesquisas realizadas tanto no buscador Google como no Maps. Por meio dele, o usuário pode gerir a relação direta com os seus clientes, com a publicação de promoções, eventos e novidades no Google+. E mais: ali, é possível receber comentários dos clientes, conferindo assim suas dúvidas, elogios e reclamações. É possível também extrair estatísticas, adicionar e realizar tours turísticos virtuais.

SEO para ecommerce

SEO para ecommerce é o nome dado às técnicas voltadas à otimização de landing pages de produtos ou lojas virtuais em geral.

Aqui são aplicadas diferentes técnicas de palavras-chave com foco em buscas transacionais. Ou seja, quando o usuário tem uma intenção de compra. 

Essas ações são importantes para aumentar a visibilidade da loja, por meio de uma melhor posição no Google e, com isso, gerar mais tráfego para o endereço. A partir disso, as chances das vendas aumentarem são significativas. 

E se você ainda tem dúvidas se vale a pena investir em SEO para uma loja online, um estudo da Conversion, maior agência de SEO do país, mostrou que os brasileiros confiam 77% mais em busca orgânica do que em links patrocinados. E não para por aí:

Segundo a Pesquisa Consumidor Digital 2020,  também da Conversion, 62,5% dos consumidores que compram online fazem, antes, alguma pesquisa no Google sobre marcas ou produtos que possuem interesse.

SEO para ecommerce, SEO black hat e SEO negativo.

SEO black hat

O SEO black hat às técnicas de otimização que vão contra as diretrizes do Google e demais buscadores. Em outras palavras, ao que não se deve fazer ao criar páginas otimizadas. 

Essas táticas são atualizadas frequentemente, já que, como já citamos, o algoritmo sofre constantes atualizações. Por isso, algumas delas podem ter sido válidas em algum momento. 

Alguns exemplos são keyword stuffing (repetição excessiva da palavra-chave), conteúdo duplicado, spam, PBNs (redes privadas de blogs), compra e venda de links e doorway pages (páginas que redirecionam automaticamente para outra página que não tem relação com a busca do usuário). 

De imediato, algumas das estratégias de black hat até podem gerar o resultado esperado e conseguir boas posições rapidamente. No entanto, o Google conta com mecanismos que identificam quando alguém está tentando enganá-lo. As punições podem implicar em:

  • Queda de 30 posições no ranking;
  • Queda de 50 posições;
  • Queda de 950 posições;
  • Banimento do Google.

SEO negativo

SEO negativo é um conjunto de ações que visam prejudicar, propositalmente, as técnicas de otimização dos adversários. 

Alguns exemplos de sua aplicação incluem avaliações e reviews negativos no Google Meu Negócio e a inclusão de links tóxicos para as páginas adversárias, com o objetivo de gerar penalizações. 

O SEO negativo vai contra todas as boas práticas de SEO, que são recomendações dos motores de busca que influenciam no ranqueamento de páginas. E, ao fazer essas ações negativas, o Google pode gerar punições, como queda de posição e, até mesmo, o banimento da página no buscador. 

Como aprender SEO? 

Só tem uma resposta para essa pergunta: muito estudo! Fizemos a seleção de três cursos para quem deseja entrar no mundo do SEO e se tornar um especialista em conquistar bons ranqueamentos no Google:

Google Analytics Academy

Nada melhor do que começar por ele, o todo poderoso Google. Afinal de contas, o SEO é voltado, especialmente, para atender às diretrizes desse buscador. 

O Google Analytics Academy é um curso gratuito que explica o funcionamento desde o e-commerce até a otimização para dispositivos móveis. Ele oferece um certificado após aprovação no teste final.

Hubspot Academy

Não adianta trabalhar SEO sem entender, antes de qualquer coisa, o marketing digital. Por isso, recomendamos o curso completo da Hubspot Academy, que oferece vídeo aulas, ebooks, infográficos e blogposts.

Ao final do programa, há uma prova que deve ser feita para obter o certificado, que pode ser inserido no LinkedIn.

Curso de SEO da Universidade Rock Content

A Universidade Rock Content oferece, além do curso de Seo, outros de Gestão em Mídias Sociais, Email Marketing, Blog Corporativo e Inbound Sales.

São três horas de videoaulas. Ao final, há uma prova que deve ser feita para obter o certificado.

Quais são as principais tendências de SEO?

Para quem ambiciona se destacar no mercado por meio das estratégias de SEO, precisa estar sempre atento às demandas que surgem, ano após ano (às vezes, em um período até mais curto) relacionadas ao que o Google tem valorizado. 

Segundo a empresa Hedgehog Digital, essas são algumas que merecem destaque:

Branded SEO (SEO para marcas)

Esse conceito se refere à construção de marca por meio das otimizações. Isso é feito por meio do ganho de autoridade e reputação. Para isso, devem ser feitas, por exemplo, produções de artigos relevantes, que resolvam dúvidas comuns dos consumidores relacionados ao produto e ao serviço e agreguem valor à sua jornada de compra. É preciso, ainda, explorar todo um universo de conteúdos que interessem à persona da marca, mas que não estejam ligados, diretamente, ao produto vendido, já que é uma forma de mostrar que você o conhece bem. 

É importante, ainda, usar as Branded Keywords, ou palavras-chave de marca, que são as palavras-chave utilizadas para direcionar o público à venda quando ele pesquisa especificamente por determinada marca. Isso garante um bom posicionamento da marca nas pesquisas em sites de busca. 

E.A.T.

Expertise, Autoridade (Authoritativeness) e Confiabilidade (Trustworthiness). Como já ressaltamos várias vezes, o Google prioriza, acima de tudo, a qualidade do conteúdo. E uma vez que o buscador foca na experiência do usuário, esse ponto ganha cada vez mais relevância. Para isso, é preciso construir conteúdos completos e aprofundados, que passem confiança aos leitores. 

Uma dica importante é a publicação de artigos assinados, que demonstrem a autoridade de quem os escreveu. Também é importante publicar a política de privacidade do site para dar ainda mais confiabilidade à página.

Digital PR para Link Building

Ainda sobre autoridade, o link building aparece com ainda mais importância. Para isso, é indicado investir cada vez mais em parcerias com blogs e sites que o Google considere referência no tópico que sua marca deseja fortalecer.

Aqui, entra o papel de uma estratégia que promete se tornar indispensável: Digital PR, que segundo o Semrush, é a “criação de conteúdo excelentes que jornalistas e outros canais externos realmente querem mencionar, fazer referências e criar links para eles”.

Com as técnicas bem aplicadas é possível conquistar backlinks (que são os hiperlinks de um site para o outro) e aumentar o tráfego e a autoridade de seu site, o que fortalece as estratégias de SEO. 

No entanto, para isso ser relevante e valorizado pelo Google é necessário que, cada vez mais, sejam priorizados links de qualidade, como aqueles vindos de grandes portais de notícias ou blogs de nicho. 

Vale ler esse artigo que nosso especialista Lucas Amaral Nunes escreveu sobre a relevância de links para o Google.

Experiência do usuário

User Experience trata-se de oferecer a melhor experiência possível para o usuário. Isso vai desde uma navegação segura, que proteja os dados do visitante, até conteúdos completos e agradáveis de ler. 

É importante, ainda, que o site seja funcional, simples e com um bom design. Também deve carregar rapidamente e não ter links quebrados.  

Dica extra: organizar os conteúdos e informações do site, em níveis de hierarquia, melhora a usabilidade do site e a experiência do usuário, além de facilitar o trabalho do algoritmo do Google que, certamente, irá valorizar na hora de definir o ranqueamento.

Para se aprofundar mais sobre SEO, confira o artigo completo que preparamos sobre esse assunto e que irá responder suas principais dúvidas sobre o tema.

O SEO oferece um mar de oportunidades para empresas e negócios. Saber se aproveitar delas pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Entre em contato com nossa equipe para fazer a sua marca se destacar!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts