featured-image
Blog / SEO /

Otimização de Sites: o que é, como fazer e qual é a importância

Otimização de Sites: o que é, como fazer e qual é a importância

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

12 de Maio de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

A otimização de sites é uma das ações mais importantes para o marketing digital. 

Afinal, os mecanismos de busca são os meios mais utilizados para gerar tráfego na web

Para se ter uma ideia, cerca de 98% dos usuários de internet utilizam essa ferramenta pelo  menos uma vez por mês (99firms, 2020). 

Desse montante, 95% é oriundo da primeira página dos buscadores (Digital Synopsis, 2021).

No Brasil, o preferido do público é o Google, que detém mais de 97% do market share (Statcounter, 2022). No mundo, esse valor é de 91,56%. 

Por isso, aparecer na primeira página do Google é uma grande vantagem competitiva, especialmente quando se fala em SEO e marketing de conteúdo

Portanto, se você quer saber o que é e como funciona a otimização de sites, continue a leitura. No texto a seguir, descubra quais são as principais práticas para agradar aos buscadores.  

O que é a otimização de sites?

A otimização de sites é um conjunto de processos e ferramentas que tem como objetivo fazer com que uma página (ou grupo de páginas) obtenha um bom posicionamento nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. 

Como consequência, há o aumento de sua visibilidade e o tráfego orgânico.

Para o usuário, o motor de pesquisa é um facilitador para encontrar informações relevantes na internet. 

Para o marketing online, é uma oportunidade de gerar resultados para uma empresa.

Isso porque, por meio da aquisição de novos visitantes, é possível encontrar oportunidades de negócios. Normalmente, fazendo com que os visitantes iniciem a jornada do cliente e adentrem um ciclo conhecido como funil de vendas

As técnicas para otimização de site têm como função agradar ao algoritmo dos principais buscadores, mesclando processos que envolvem: 

  • SEO (otimização para mecanismos de busca)
  • Experiência do Usuário (UX)
  • Análise de dados

Ou seja, é uma mescla de diferentes atividades que visam trazer uma boa experiência de página, sanar as dúvidas e suprir as necessidades do usuário que realiza uma pesquisa. 

Qual é a importância da otimização de websites?
Ilustração abstrata: um notebook do qual saem linhas roxas. À frente, há uma mão sobre um mouse.

A otimização de sites é importante porque é a melhor maneira de fazer com que um potencial comprador conheça uma marca, relacione-se com ela e, por fim, torne-se um cliente leal. 

Para facilitar a compreensão, vamos pensar em um exemplo prático. 

Imagine que você tenha uma loja virtual que vende produtos de beleza. No oceano conhecido como internet, muitos usuários não conhecem a sua empresa. 

Gabriela, uma personal trainer de 28 anos, acessa o Google e busca por “comprar kit de maquiagem”. 

Caso ela obtenha como primeiro resultado a página de produto do seu site, as chances de ela efetuar a compra são grandes. 

Afinal, o algoritmo varreu a internet e definiu que a sua página é a que melhor corresponde à intenção de busca de Gabriela e proporciona uma boa experiência de compra para ela. 

É claro que esse é um caso muito específico. A maior parte das buscas realizadas na web não são transacionais, mas informativas. 

É por isso que, na otimização de sites, a criação de conteúdo é um elemento importante, tendo como principal canal o blog corporativo

Ele tem como objetivo atrair usuários e solucionar seus problemas por meio de materiais relevantes, para se firmar como uma referência no assunto e, posteriormente, fechar um negócio. 

Imagine que, em vez do termo citado, Gabriela buscasse por “quais os itens em um kit de maquiagem”. Repare que, aqui, ela ainda não demonstrou interesse em comprar. 

Contudo, caso uma página do seu blog responda a essa dúvida, abre-se uma janela de oportunidades. 

Gabriela pode ser guiada através de uma jornada, acessando outros conteúdos ou inscrevendo-se em uma newsletter sobre o universo dos produtos de beleza. 

Em um determinado momento, ela terá confiança na marca e, aí sim, será o momento ideal de realizar uma oferta. 

É por isso que a otimização de sites é tão importante. Ela é a porta de entrada para alcançar os mais diversos objetivos de marketing, como: 

  • Vendas diretas
  • Geração de leads
  • Visibilidade da marca
  • Percepção da marca
  • Fidelização de clientes. 

Agora, imagine que esse processo se repete em uma escala massiva, com uma grande diversidade de clientes realizando buscas e caindo em diferentes páginas do seu site. 

As oportunidades geradas são muitas, não é mesmo? Esse é o real poder da otimização de sites, uma maneira de atrair e reter potenciais consumidores, estabelecer relações de confiança e fazer com que se tornem clientes recorrentes. 

Como funciona a otimização de sites?
Ilustração: homem próximo a uma barra de busca.

A otimização de sites funciona de maneira a se adequar ao funcionamento dos algoritmos dos mecanismos de busca. 

Em outras palavras, fazer com que eles vejam as páginas de um site ou blog como relevantes e as classifiquem no topo da hierarquia dos resultados. 

Porém, essa não é uma tarefa fácil. Existem mais de 200 fatores de ranqueamento e um grande número de concorrentes que competem pelas mesmas posições. 

Além disso, o processo de otimização não tem início, meio e fim. Trata-se de uma atividade regular, já que as páginas são modificadas com frequência (ou criadas do zero), acirrando a briga pelas posições mais altas da SERP

Algumas das ações realizadas durante a otimização de sites são voltadas a:

  • SEO técnico: velocidade de carregamento de página, arquitetura do site, design responsivo, correção de links quebrados, sitemap, protocolo segurança, indexação etc.
  • SEO on page: uso de palavras-chave, links internos, tags, conteúdo de qualidade etc. 
  • SEO off page: link building, relações públicas digitais, guest posts etc. 

Ou seja, são atividades que exigem esforço constante de diferentes áreas e envolvem profissionais como desenvolvedores, designers, redatores, entre outros. 

Se você deseja saber mais sobre a otimização de sites, o universo do SEO e conteúdo e outras práticas de marketing digital, inscreva-se na nossa newsletter. Dessa maneira, você passa a receber materiais e dicas recorrentes diretamente na sua caixa de entrada. 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts