SEO Off-Page: o que é e como funciona

SEO off-page é o nome dado às estratégias de otimização relacionadas a links externos


Table of Contents


Ilustração: uma mulher dentro de uma página da web segura ícones de links, representando o seo off-page.O SEO off-page é considerado como a mais desafiadora técnica ao se falar em otimização para mecanismos de busca

Juntamente ao SEO on-page e ao SEO técnico, forma a trinca essencial para o desenvolvimento de empresas online e o estabelecimento de uma boa presença digital

Contudo, diferentemente das demais estratégias, as atividades de SEO off-page fogem do controle dos administradores do site, dependendo de elementos externos para implementação. 

Apesar disso, a dificuldade para conquistar backlinks é proporcional à sua importância. É por isso que esse é um tema tão debatido entre os profissionais da área. 

Então, se você quer saber o que é SEO off-page, sua importância para o marketing digital e como aplicá-lo, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, saiba as respostas para essas e outras questões. 

O que é SEO off-page?

SEO off-page (ou SEO off-site) é o nome dado ao conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de buscas voltado à ações externas ao site. Em outras palavras, significa a busca por referências a um site ou marca em páginas controladas por terceiros. 

Boa parte dos esforços de SEO off-page é voltado à aquisição de links em outros blogs, páginas de conversão e redes sociais, o chamado link building. 

Aumentando, assim, sua autoridade, trazendo boa performance para as próprias páginas e melhorando métricas como a Autoridade de Domínio e a Autoridade de Página. 

O principal objetivo do SEO off-page é fortalecer a mídia adquirida. Ou seja, as citações à marca e links de referência em páginas alheias. 

Como funciona o SEO off-page?

Ilustração: uma série de páginas da web sequenciais.O SEO off-page funciona com uma comprovação de qualidade. Para o algoritmo, é uma forma de validar a confiança e relevância do site (ou de páginas específicas) por meio de sua popularidade e reputação. 

Sempre que um usuário realiza uma busca em um mecanismo de pesquisa (como o Google e o Bing), o algoritmo varre a internet em busca da melhor resposta, posteriormente classificando-as na página de resultados (SERP)

Durante o processo, a quantidade e qualidade de páginas que apontam para a mesma URL possuem um grande peso no ranqueamento. 

Para facilitar o entendimento, vamos recorrer a um exemplo. 

Imagine que, em uma escolinha de futebol, o professor faz a seguinte pergunta: quem é o melhor batedor de pênaltis da atualidade?

Entre os dez alunos, cinco respondem que é o Cristiano Ronaldo, quatro dizem que é Lionel Messi e um cita Neymar. 

Nessa analogia, o Google entenderia que a melhor resposta seria, em ordem:

  1. Cristiano Ronaldo
  2. Lionel Messi
  3. Neymar.

Contudo, nem todas as citações têm o mesmo impacto para o algoritmo. Quanto maior a autoridade do site ou da página, maior é o seu peso para o ranqueamento. 

Voltando à escolinha, imagine que, entre os alunos, está ninguém menos que Pelé, um exímio cobrador, justamente aquele que citou Neymar como principal resposta. Assim, sua citação tem um peso maior. Atualizando a classificação, temos: 

  1. Cristiano Ronaldo
  2. Neymar
  3. Lionel Messi.

Ao observar com mais atenção, o professor descobre que, entre os quatro que votaram em Lionel Messi, três são jogadores profissionais. 

Eles não têm tanto impacto quanto Pelé, mas ainda assim têm uma bagagem maior do que os alunos regulares da escolinha. Com isso, chegamos ao resultado final: 

  1. Lionel Messi
  2. Neymar
  3. Cristiano Ronaldo. 

Perceba que, mesmo com o maior número de referências, Cristiano Ronaldo é classificado na terceira colocação graças à especialização dos respondentes. 

Em uma busca, um processo semelhante acontece. Links e referências em grandes portais de notícias e domínios de alta relevância ganham destaque na hora de classificar as páginas.

Além disso, considera-se também a força temática da página que ancora o link. Ou seja, sua relevância em um determinado tópico ou assunto. 

É preciso frisar, contudo, que esse é apenas um dos fatores de ranqueamento. O algoritmo é composto por uma série de equações complexas e, por isso, o SEO é considerado um campo de estudos inexato. 

Qual é a importância do SEO off-page?

Ilustração: uma mão com o indicador levantado toca uma página de resultado do Google. O link é o da Prosperidade Conteúdos.O SEO off-page é importante porque abrange alguns dos mais valiosos fatores de ranqueamento dos motores de busca. 

Ele ganha ainda mais destaque ao considerar que tanto o SEO técnico quanto o on-page são altamente impactados pelas atualizações do Googlebot. Já no off-page, os links de entrada adquiridos dificilmente sofrem com as mudanças. 

Quais são os tipos de links do SEO off-page?

Os links adquiridos por meio do SEO off-page, que também podem ser chamados de backlinks, links externos ou links de entrada, são divididos em três tipos: 

  • Links orgânicos: links adquiridos de maneira natural, sem qualquer intervenção do administrador do site
  • Links construídos: links adquiridos a partir de uma ação ativa do administrador, como o envio de um email solicitando a inclusão da referência
  • Links criados: links adquiridos por meio de sua inclusão em fóruns, comentários e outros tipos de páginas. 

Os algoritmos de buscas priorizam os links adquiridos de maneira natural para o ranqueamento da busca orgânica

Tanto os links construídos quanto os links criados flutuam em uma área perigosa, já que são passíveis de penalizações quando identificados como:

  • Links comprados: links adquiridos por meio de pagamento
  • Links trocados: links adquiridos por meio de trocas
  • Links artificiais: links adquiridos a partir da linkagem artificial em páginas externas com o único intuito de “sequestrar” a autoridade de páginas, como em comentários de blogs
  • PBN: links adquiridos por meio da construção artificial de redes privadas de blogs.

Essas são táticas não recomendadas pelo Google, também chamadas de SEO black hat.

Como aplicar o SEO off-page?

Ilustração abstrata: um homem sentado com um notebook no colo. No lugar da cabeça, há um olho.Com tantas regras e nuances no algoritmo, a pergunta que se faz é: afinal, como aplicar o SEO off-page?

A verdade é que não existe uma resposta certeira para esse questionamento. Ao redor do mundo, profissionais de SEO e link builders estudam soluções para aumentar a autoridade das páginas de seus sites e blogs corporativos

Afinal, é difícil saber quando o Google aplicará suas penalizações. 

Contudo, existem técnicas de sucesso, que devem ser aplicadas com cautela e analisadas com frequência. A seguir, conheça algumas delas. 

Link Building

Receber um link de entrada de uma página externa, para o algoritmo do mecanismo de busca, é visto como um “voto de confiança”. 

E cada voto conta para o posicionamento das páginas no momento da pesquisa do usuário: para o bem ou para o mal. Sim, pois existem links em páginas tóxicas que podem prejudicar uma página. 

O link building consiste em encontrar páginas de alta autoridade e de força temática condizente, identificar termos para os quais a inclusão de um link seria interessante (texto âncora) e entrar em contato direto com o administrador para informá-lo dessa possibilidade. 

Dessa forma, adquire-se um link, ao passo em que o administrador contatado proporciona uma melhor experiência de página para o seu usuário com um link relevante para uma boa página. 

Entretanto, essa é uma tática contestada por muitos profissionais do ramo, já que raramente obtém-se uma resposta positiva. Ou seja, um alto esforço para uma pequena possibilidade de recompensa. 

Relações Públicas Digitais

As relações públicas digitais compõem um grupo de ações voltadas à interação com órgãos de imprensa e blogs de mesma força temática (que tratam do mesmo assunto). 

Portais de notícia ou revistas digitais de nicho normalmente possuem páginas de alta autoridade, para as quais as fontes são muito valiosas. 

Assim, os profissionais dessa área se dedicam a gerar relacionamentos e alimentar, por meio de press releases, empresas com foco na comunicação com o público. Como consequência, ocorre a aquisição de backlinks naturais, gerando tráfego orgânico e autoridade. 

Isso também se aplica aos blogs de nicho, mas é preciso se atentar aos exageros, para que o algoritmo não interprete essa relação como uma PBN.

Marketing de Conteúdo

O uso de estratégias de conteúdo é considerado, por muitos, como a principal técnica de SEO off-page. 

Afinal, quanto maior a qualidade do conteúdo, maior será o compartilhamento de links, seja em páginas de blogs, redes sociais ou qualquer outro lugar da web. 

Essa é a melhor maneira de se conquistar links orgânicos, já que o conteúdo é compartilhado naturalmente pelos usuários e referenciado por outras páginas. 

Aqui, é válido destacar que quanto mais rico o conteúdo, maiores são as possibilidades de adquirir links de entrada. 

Pesquisas de mercado, cases de sucesso, quizzes, infográficos, videoaulas e podcasts, por exemplo, podem ser máquinas de geração de backlinks. 

Guest Posting

O guest posting consiste na criação de conteúdo para páginas externas. Ou, em outros termos, os posts como convidado

Essa é uma tática um tanto quanto polêmica, já que frequentemente é identificada como troca de links. 

Contudo, existem muitas empresas que ainda a utilizam e colhem bons resultados com a prática. 

Em suma, são utilizados recursos internos de produção para gerar conteúdo para blogs alheios. No processo, são incluídos links de entrada para as próprias páginas. 

O SEO off-page traz um mundo de oportunidades para quem deseja aparecer na primeira página do Google e outros buscadores. Contudo, é preciso focar nas ações certas para obter êxito. 

Se este texto foi útil para você, que tal se inscrever na nossa newsletter? Assim, você passa a receber recomendações personalizadas diretamente na sua caixa de entrada.  

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts