featured-image
Blog / SEO /

Artigos SEO: o que são e como usá-los para gerar tráfego

Artigos SEO: o que são e como usá-los para gerar tráfego

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

05 de Julho de 2022 | 16:42

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

A criação de artigos SEO é uma das práticas mais valiosas em estratégias de conteúdo

Sua elaboração é voltada, especialmente, ao topo do funil de vendas, que tem a função de atrair usuários para um blog corporativo

Ou seja, é a porta de entrada para que pessoas que nunca interagiram com a marca deem o primeiro passo em um relacionamento. 

A partir disso, ocorre a geração e nutrição de leads, sua conversão em cliente e a posterior fidelização. Assim, gerando renda recorrente para um negócio. 

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o conceito, a importância e a redação de artigos SEO. 

Se você é uma delas, não se preocupe, pois chegou ao lugar certo. No texto a seguir, tire as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é um artigo SEO?

Artigo SEO é um texto produzido para blogs que tem como objetivo responder às dúvidas que o usuário tem ao utilizar um mecanismo de busca. Com isso, é gerado tráfego orgânico e abre-se espaço para que ele se torne um cliente posteriormente.

Ou seja, é uma maneira de obter resultados por meio da otimização para mecanismos de busca, prestando um serviço ao visitante antes mesmo dele fechar um negócio. 

Para o marketing digital é uma oportunidade para adquirir visibilidade. Afinal, como fazer com que as pessoas cheguem a um site?

Fidelizar usuários que entram no blog diariamente, por meio do tráfego direto, é um grande desafio, pois dificilmente eles visitam a página ao digitar a URL específica direto no navegador. 

O comportamento do internauta moderno o leva a uma solução quando uma dúvida surge: o Google. 

É por isso que ranquear páginas no topo da busca orgânica é uma ação essencial para proporcionar o contato inicial e, muitas vezes, até mesmo em momentos mais próximos ao final da jornada de compra

Qual é a importância de um artigo SEO?

Imagem abstrata: um homem sentado mexe em seu notebook, do qual sai um ícone de like social. No lugar de sua cabeça há um olho.Os artigos SEO, por si só, já representam uma chance de realizar vendas ao atrair visitantes. 

Porém, seu uso é potencializado quando aplicado em um sistema conhecido como inbound marketing, também conhecido como marketing de entrada ou marketing de atração. 

São utilizados canais digitais para gerar valor ao usuário, entregando conteúdo relevante e fortalecendo os laços com a marca antes de realizar uma oferta, o chamado funil de vendas

Ele se divide em quatro etapas: 

  • Atração de visitantes por meio de mecanismos de busca e mídias sociais
  • Conversão de visitantes em leads por meio de assinatura de newsletter, download de ebook, inscrição em webinário, entre outras ações
  • Aproximação entre usuário e marca por meio do envio de material relevante por email e análise das interações com as mensagens enviadas
  • Vender produtos por meio de ofertas no momento em que é identificado o interesse do usuário
  • Encantar o cliente já convertido por meio do envio contínuo de conteúdo valioso. 

Perceba que, nessa lógica, o consumidor só recebe uma oferta quando já possui confiança na marca, aumentando as chances de conversão. 

Os artigos SEO atuam, principalmente, na etapa da atração. Contudo, também podem ser utilizados nas demais etapas, quando há dados que confirmem o seu interesse. 

É válido lembrar também que, embora o ideal seja criar os conteúdos com foco em SEO desde o início, é possível também otimizar peças antigas

Como escrever um artigo SEO?

Imagem abstrata: uma mão flutua em direção a um teclado.Para escrever um artigo SEO, é preciso se colocar no lugar do usuário e pensar na melhor estrutura e adequá-la à persona. 

Cada redator tem o seu próprio processo de criação, mas existem diretrizes e formas que podem ser utilizadas como base. 

A seguir, veja algumas dicas utilizadas no mercado. 

Encontre as palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o ponto inicial para criar um artigo SEO. 

É por meio delas que se identifica quais termos de pesquisa são buscados pelo usuário no Google, assim como sua intenção ao digitar o termo no buscador. 

Normalmente, um artigo SEO possui uma palavra-chave principal, que deve aparecer no título, nos subtópicos e com alguma frequência no texto. 

Contudo, também é possível definir palavras-chave secundárias (nas quais a keyword principal está contida), relacionadas e sinônimos, que auxiliam na composição de materiais originais e atraentes para o leitor. 

Planeje a estrutura de tópicos

Muitos redatores iniciam o processo de escrita pelo início do texto. Porém, é recomendada uma visualização do corpo do texto antes de dar a largada. 

Para isso é preciso estruturar os subtópicos do texto (ou roteirizá-lo), processo realizado durante a pesquisa. 

Ao criar esse sumário, é possível prever o tamanho de cada bloco de texto, os locais em que as palavras-chave serão inseridas e como o leitor visualiza o texto, já que o usuário de internet escaneia a página para encontrar tópicos de interesse. 

especialista-seo

Crie frases e parágrafos curtos

Como em qualquer peça textual, é preciso proporcionar uma boa experiência ao leitor. 

O grande problema, aqui, é que normalmente os artigos SEO são redigidos em softwares de telas grandes, como desktops e notebooks. 

Contudo, o meio mais utilizado para a leitura são os smartphones e tablets. Como consequência, ao repassar o texto para o CMS, os parágrafos e frases ficam longos e cansativos. 

É por isso que, ao redigir textos focados em otimização, é melhor que os parágrafos e frases sejam mais curtos, beneficiando a experiência de leitura na web. 

Insira links internos e de saída

Os links são responsáveis por facilitar a navegação entre páginas do usuário. Para o SEO, representam um apontamento de que a página referenciada pode resolver uma potencial dúvida do leitor. 

É por essa razão que os links internos (que levam o usuário a outras páginas do mesmo blog) e de saída (que levam o usuário a páginas externas) são muito úteis.

Enriqueça o texto com recursos textuais e visuais

Existem muitos recursos textuais e visuais que auxiliam na identificação e compreensão do texto. Alguns exemplos são: 

  • Bullet points
  • Negrito, itálico e sublinhado
  • Imagens
  • Infográficos e diagramas
  • Vídeos
  • Tabelas
  • Apresentações de slides
  • Citações.

Inclua um CTA para a próxima etapa

Não se esqueça de, ao fim do texto, inserir uma chamada para a ação que cumpra com o objetivo do texto. 

É essa a oportunidade para levar o usuário à próxima etapa do funil de vendas. 

O CTA reflete o que foi definido como função no planejamento. Alguns exemplos são: 

  • Inscrever-se na newsletter
  • Solicitar um orçamento
  • Entrar em contato
  • Deixar um comentário
  • Compartilhar nas redes sociais
  • Baixar um material rico ou participar de um evento
  • Comprar um produto. 

Criar e distribuir artigos SEO é uma boa maneira de atrair de maneira orgânica potenciais clientes para um negócio. 

Então, se você gostou deste texto e deseja receber outras indicações diretamente na sua caixa de entrada, inscreva-se na nossa newsletter. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts