featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Tráfego Direto no Marketing Digital: o que é e como aumentá-lo?

Tráfego Direto no Marketing Digital: o que é e como aumentá-lo?

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

28 de Fevereiro de 2022 | 12:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

 

O tráfego direto é negligenciado por boa parte das empresas. 

É muito comum que sejam discutidas estratégias de tráfego orgânico e tráfego pago. Afinal, são canais de comprovado sucesso no mundo do marketing digital. 

Contudo, o tráfego direto também é uma importante fonte de visitas, pois não apenas representa um volume de acessos a uma página como comprova a força da marca e a reputação de um site. 

Se você deseja alcançar bons resultados com o tráfego direto, saber o que é e como aumentá-lo, chegou ao lugar certo. 

No texto a seguir, descubra como fazer com que o seu site ou blog seja tão relevante que as pessoas digitarão a URL direto no navegador. 

especialista-seo

O que é tráfego direto?

Tráfego direto se refere aos visitantes que chegam diretamente a uma página de destino, normalmente a página inicial ou o blog de uma empresa. Ou seja, ocorre principalmente quando um usuário digita a URL no navegador para acessá-la. 

O tráfego direto é também uma métrica presente em muitas das ferramentas de análise, especialmente o Google Analytics, uma das mais populares. 

Contudo, é possível que os visitantes sejam assim contabilizados de outras maneiras. Por exemplo: 

  • Quando o usuário favorita a página de destino e clica diretamente no marcador para acessá-la
  • Quando o usuário clica em links enviados por meios não contabilizados, como aplicativos de comunicação privada (ou seja, quando a ferramenta analítica não identifica a fonte de tráfego)
  • Quando um usuário clica em um links de fontes não conectadas à web, como PDFs e DOCs

Embora o tráfego direto também possa ser classificado como uma fonte de tráfego orgânico, a diferenciação auxilia os profissionais de marketing na tomada de decisão estratégica. 

Qual é a importância do tráfego direto?

Ilustração abstrata: uma mão sai de uma porta com um ímã em mãos. O ímã atrai ícones de pessoas, representando os usuários da internet.Embora não seja tão frequentemente citado em fóruns de discussão de marketing digital, o tráfego direto é muito importante. 

Isso porque ele representa duas frentes distintas. 

Primeiro, o reconhecimento de um site ou blog, que representam a força de uma marca e sua presença digital

Afinal, quando um usuário digita diretamente a URL em um navegador, isso significa que ele confia na página e a acessa regularmente para observar as informações. 

Em outras palavras, admite a utilidade do conteúdo, tornando-se um visitante recorrente.  

A segunda é o impacto das mídias offline na estratégia digital. 

Para facilitar a compreensão dessa corrente, vamos recorrer a um exemplo. 

Imagine que Jorge, o gerente de marketing de um ecommerce de roupas esportivas, invista na divulgação da marca em um programa de televisão. 

Ao fim do anúncio, o apresentador cita o website da empresa, aumentando as visitas orgânicas diretas. 

O mesmo é válido, por exemplo, para materiais gráficos como flyers, outdoors ou anúncios em jornais e revistas. 

Ao identificar o crescimento do tráfego direto após campanhas em mídias não-digitais (e portanto imensuráveis), é possível avaliar sua performance. 

Como aumentar o tráfego direto em páginas da web?

Ilustração abstrata: várias mãos e ícones de seta rodeiam um notebook aberto, representando o tráfego direto.Aumentar o tráfego direto em páginas de destino, como a página inicial do site ou o blog, não é uma tarefa fácil. 

Isso porque, diferentemente de outras fontes de tráfego, como o orgânico, o pago, o social e o de CRM, o tráfego direto extrapola a esfera digital e adentra campos do branding

Mas isso não significa que não há ações que aumentem o número de visitas desse tipo. 

A seguir, conheça algumas sugestões para aumentar o tráfego direto. 

Trabalhe estratégias offline

Hoje em dia o marketing digital predomina sobre as mídias tradicionais. 

Apesar disso, esses canais de comunicação mantêm sua força. 

É por isso que trabalhos de assessoria de imprensa e anúncios em TV, rádio e mídias gráficas (jornais, revistas, panfletos, outdoors, cartazes, cartões de visita etc.) são tão valiosos. 

Outra iniciativa é utilizar eventos presenciais ou online, como palestras e webinários, para utilizar-se da marca pessoal como estímulo para atração de pessoas.  

O tráfego direto serve como um medidor do impacto de antigos formatos de divulgação, estimulando os acessos nos quais a URL é digitada diretamente no browser. 

Reforce a URL do site em seus canais digitais

A repetição leva à memorização. 

A utilização da URL em outros canais digitais pode fazer com que as pessoas lembrem-se dela espontaneamente. 

Lembre-se de que, nos casos em que o usuário realiza uma pesquisa pelo nome da marca em um mecanismo de buscas como o Google, é contabilizado o tráfego orgânico por meio de uma palavra-chave de marca (ou branded keyword). 

Para que seja creditado ao  tráfego direto, é preciso que seja digitada diretamente no navegador.

É justamente por isso que é muito difícil que URLs com slugs longos ou muitos subdiretórios sejam acessadas de maneira direta: é difícil se lembrar delas. Por isso, quanto mais simples, melhor. 

Incentive a favoritação

Ilustração abstrata: Uma mão segura um coração, representando um like, ao lado de uma página do blog da Prosperidade Conteúdos.Outra maneira muito interessante para aumentar o tráfego orgânico é criar CTAs (chamadas para a ação) que estimulem o leitor a favoritar a página. 

Isso pode chegar ao usuário de diversas maneiras: na própria página de destino, em landing pages, no blog, em redes sociais, por meio do email marketing ou até mesmo em listas de transmissão de aplicativos de comunicação ou eventos online. 

Invista em notícias no blog

O tráfego orgânico normalmente é potencializado por meio de estratégias de otimização para mecanismos de buscas, ações em redes sociais ou por meio de email marketing, por exemplo. 

Entretanto, é possível fazer com que um leitor visite um blog frequentemente. 

Isso ocorre por meio de pautas quentes (ou notícias), que estimulam a revisitação. 

Ao saber que há novidades frequentes no blog, o acesso pode se tornar um hábito, gerando tráfego recorrente para as páginas atualizadas. 

Você sabia que o tráfego direto é um importante elemento no  marketing de conteúdo? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia também sobre a composição de uma estratégia de conteúdo

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts