Inbound Marketing para Bancos: saiba como fazer

Como bancos podem encantar clientes com o inbound marketing


Table of Contents


Ilustração: uma mulher sentada mexendo no smartphone. Atrás dela, uma tela exibe um ícone de instituição financeira, representando o inbound marketing para bancos.O inbound marketing para bancos representa uma importante estratégia para atrair, converter e encantar clientes. É uma excelente forma de dialogar com o público e estreitar laços por meio da comunicação de qualidade.

Essa aproximação é essencial no setor financeiro, já que as empresas estão facilmente na mira dos consumidores. É comum encontrar queixas de clientes em redes sociais, perfis de bancos e sites de reclamações.

Isso pode gerar uma barreira de comunicação, atrapalhar a atração e conversão e ainda trazer danos à reputação de uma marca.

Uma estratégia que ajuda o posicionamento e reconhecimento de um banco perante o público é o inbound marketing.

Com ele, torna-se possível criar relações de longo prazo com consumidores e responder às suas demandas.

Entenda mais sobre o inbound marketing para bancos, as vantagens de adotar esse recurso e como ele funciona. 

O que é o inbound marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um conjunto de estratégias focadas em atrair, converter e encantar clientes por meio de conteúdos e comunicação de qualidade.

No caso dos bancos, as ações de inbound marketing tem como objetivo usar diferentes recursos para que clientes possam resolver seus problemas ou ter demandas atendidas com os produtos ou serviços da instituição financeira.

O inbound ajuda as empresas a atrair, envolver e encantar potenciais clientes por meio de experiências positivas.

Para isso, essa estratégia pode adotar recursos como:

  • sites e hubs de conteúdo de qualidade que apresentem informações úteis e relevantes ao público que o banco quer atingir;
  • email marketing, que representa um canal direto de comunicação com consumidores;
  • campanhas que ofereçam materiais ricos, o que favorece a aquisição de leads.

As empresas que utilizam o inbound marketing conseguem interagir com o seu público-alvo com materiais e conteúdos diversos.

Isso permite aos clientes compreender as necessidades que possuem e, principalmente, encontrar na marca as soluções para essas demandas.

Ao contrário de ações publicitárias que estimulam a compra, o inbound marketing envolve relacionamentos, não a venda direta em um primeiro momento.

Isso quer dizer que as estratégias de inbound englobam falar com pessoas que, a princípio, talvez ainda não saibam que desejam comprar um produto ou serviço de uma marca.

Ao longo dessa relação, o cliente pode interagir com os conteúdos da empresa e, em um segundo momento, perceber que deseja saber mais sobre seus produtos, até efetivamente realizar uma compra.

Quais são as vantagens do inbound marketing para bancos?

Vários ícones sociais saem de uma instituição financeira, sobre a qual há uma moeda de 1 real.Não faltam vantagens para os bancos que elaboram boas estratégias de inbound marketing para encantar seus clientes. 

Confira 3 benefícios de adotar esse recurso:

Mais proximidade com o público

Ao criar relacionamento com clientes, o inbound marketing traz mais proximidade entre a marca e o público-alvo.

A estratégia ajuda a compreender as características do consumidor, suas dores, necessidades, dúvidas e de que maneira a solução da empresa ajudará quem adquirir o produto ou serviço comercializado.

Nos bancos, o inbound faz com que as marcas consigam transmitir mensagens de forma assertiva, o que aumenta as possibilidades de conversão.

Ao estar próximo do público, é possível oferecer produtos e serviços específicos para cada perfil, no momento mais propício para a compra.

Ganho de autoridade de marca

A produção de conteúdos de valor faz com que uma marca seja reconhecida como autoridade nos temas que são interessantes para seu público.

Com isso, as pessoas reconhecerão a empresa como referência em informação de qualidade, o que contribui positivamente para a imagem que clientes têm de uma marca.

Quando encontra respostas, o público tende a manter a interação com a marca e fica mais propenso a consumir.

Por isso, os bancos devem investir em materiais, conteúdos e respostas que sejam elucidativas e informativas.

Retenção e engajamento com o banco

Os bancos que adotam boas práticas de inbound marketing também aproveitam o maior nível de retenção de clientes que essa estratégia produz.

Isso porque, ao manter o relacionamento e diálogo com sua base de usuários, os bancos estimulam o uso de seus serviços.

Ao mesmo tempo, a proximidade faz com que o nome do banco esteja sempre presente na vida do cliente.

O engajamento com a marca também tende a ser maior com a adoção de ações de inbound, pois geralmente conteúdos de valor são mais consumidos e compartilhados.

Os compartilhamentos têm potencial para atingir pessoas que ainda não são clientes e que, por meio do material divulgado, passarão a interagir com a marca.

Eventualmente, essas pessoas podem adquirir uma solução de sua empresa quando estiverem na fase correspondente do funil, composto pelas seguintes etapas:

Como funciona o inbound marketing para bancos?

Imagem abstrata: um homem que tem um olho no lugar da cabeça é rodeado por ícones relacionados ao mercado financeiro.O inbound marketing abriga uma série de recursos e estratégias que ajudam os bancos a se aproximarem do público. 

Para começar um bom plano de inbound, é necessário visualizar alguns processos:

  • definição de objetivo e metas que devem ser alcançadas com as ações de marketing;
  • análise do público-alvo e, a partir de informações sobre ele, criação de personas (personagens fictícios que representam clientes da marca);
  • divulgar a marca através de diferentes canais.

De modo geral, o inbound marketing para bancos é dividido em 4 etapas:

  1. Atração - conseguir tráfego qualificado para seus canais digitais por meio de conteúdos relevantes;
  2. Conversão - transformar em lead o maior número de usuários possíveis atraídos via tráfego orgânico;
  3. Venda - avaliar os leads que já estão prontos para se tornarem clientes após a nutrição feita na etapa anterior e fechar negócio;
  4. Encantamento: fidelizar clientes, para que eles se tornem promotores naturais de sua marca, o que atrai mais gente para seu negócio.

Além dessas etapas, há alguns pontos importantes que fazem parte delas, como você pode ver abaixo.

Ações de SEO

As estratégias de SEO envolvem o planejamento, documentação e implementação de ações que visam posicionar as páginas de um site ou blog no topo dos mecanismos de busca. 

O principal objetivo é gerar tráfego orgânico para sites e blogs da marca e, posteriormente, efetuar vendas para quem já se envolveu com os conteúdos publicados pela empresa na internet.

Com o SEO, é possível tanto atrair quem não conhece uma marca quanto reforçar a presença digital dela para clientes ou potenciais clientes. 

Mídias sociais

Estar presente nas mídias sociais também é importante para uma marca que queira fazer um bom trabalho de inbound marketing.

Nas redes, é possível criar interações com o público, responder dúvidas e informar seguidores sobre novidades, por exemplo.

As mídias também ajudam marcas que desejam fazer anúncios, pois contam com ferramentas que facilitam a segmentação.

Publicidade digital

Por falar em anúncios, a publicidade digital é aliada do bom inbound marketing.

Com ela, uma marca consegue exibir anúncios direcionados em mídias sociais ou motores de busca como o Google, por exemplo.

Esse tipo de publicidade digital tende a ser mais eficiente e barata quando comparada com anúncios convencionais na TV ou em publicações impressas.

Em vez de produzir apenas um comercial de TV, que será assistido por qualquer pessoa, a publicidade digital permite exibir anúncios apenas para quem é o público-alvo da empresa. Isso aumenta as chances de conversão e poupa recursos, inclusive financeiros.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ajuda na criação de materiais úteis e relevantes para o público.

Isso envolve diferentes formatos, como blog posts, vídeos, newsletters, materiais ricos, infográficos e muito mais.

O conteúdo deve ser atrativo, responder às dúvidas do público e estimular a conexão com a marca, o que aumenta as chances de venda e de um relacionamento longo. É uma forma de atingir o ápice do inbound, que é o encantamento.

A Prosperidade Conteúdos conta com estratégias de inbound marketing que ajudam no crescimento de empresas e estimulam o relacionamento duradouro entre marcas e consumidores. Entre em contato conosco e saiba mais!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts