featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Guia para criação de um hub de conteúdo de sucesso

Guia para criação de um hub de conteúdo de sucesso

clock icon

Tempo de leitura: 6 min

12 de Janeiro de 2023 | 18:18

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Os hubs de conteúdo estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo. 

Isso porque, com o advento das tecnologias e o marketing digital, a maneira de se comunicar com o público mudou. 

Se antigamente o foco era a propaganda, centrada nos benefícios dos produtos e serviços oferecidos, agora a realidade é outra. 

Hoje, antes mesmo da finalização da compra, é prestado um serviço ao potencial cliente por meio do marketing de conteúdo

Assim, são criadas peças de conteúdo nos mais variados formatos, trazendo informações úteis para o consumidor e estreitando os laços entre marca e usuário. Ao observar os dados sobre o comportamento do consumidor recolhidos, as chances de fechar o negócio e fidelizá-lo aumentam.  

Se você deseja saber mais sobre o assunto, chegou ao lugar certo. Neste texto, saiba o que é, como funciona e veja como é criado um hub de conteúdo de sucesso. 

O que é um Hub de Conteúdo?

Hub de conteúdo é o local onde são publicados conteúdos criados por uma marca para atingir objetivos de marketing e prestar um serviço ao cliente antes e depois da compra. 

Esse modelo se difere dos portais de notícias, cujo objetivo é trazer informações quentes e manter o leitor atualizado. É também mais abrangente que um blog corporativo, já que amplia os horizontes de seu uso. 

Em outras palavras, um hub de conteúdo é um veículo de informação sólido que alia diferentes formatos de conteúdo para funcionalidades como: 

  • Estreitar os laços com o usuário
  • Educar o mercado
  • Gerar leads
  • Originar oportunidades de vendas
  • Melhorar a reputação da marca
  • Engajar
  • Aumentar o brand awareness. 

Como funciona um Hub de Conteúdo? Uma mão apontando uma tela de computador

Os objetivos de um hub de conteúdo são alinhados com estratégias planejadas, focadas na obtenção dos melhores resultados com o menor investimento. 

Isso quer dizer que há uma aliança entre a criatividade, a utilidade e a interpretação de dados. Ou seja, inteligência de negócio. 

Para chegar a um efeito satisfatório, são utilizados modelos diversificados, como: 

Assim, podemos dizer que o hub de conteúdo é, portanto, o principal alicerce de estratégias de inbound marketing e tem como função alimentar o funil de vendas

Em termos mais simples, mescla a prestação de serviços de entrega de informação relevante às métricas de aquisição de receita. 

Ele é sistematicamente criado por meio de categorias que atendem a uma ou mais personas. Além disso, cada peça é desenvolvida para o cumprimento de objetivos específicos que sustentam objetivos estratégicos gerais. 

Quanto mais desenvolvido é o hub, maiores são os impactos em questões relacionadas à geração de leads, autoridade de tópico em SEO e conversões em geral.

Quais são alguns exemplos de Hub de Conteúdo?

Muitas empresas investem em hubs de conteúdo robustos. Abaixo, veja alguns exemplos. 

Unilever

O blog All Things Hair, da Unilever, é um hub de conteúdo focado em dicas gerais de beleza, especialmente para cabelos. 

Por meio da criação de conteúdo, auxilia os consumidores (homens e mulheres) com tutoriais, dicas e truques relacionados ao tema. 

Insper

O Insper Notícias é o hub de conteúdo da instituição de ensino que mescla notícias, conteúdo de marca e, claro, informações dentro do universo da educação. 

Com foco na persona, traz ainda conceitos, termos e conselhos profissionais para que os alunos e potenciais alunos tenham sucesso na carreira. 

Banco PAN

O hub Amigo do Dinheiro, do Banco PAN, traz aos usuários tudo que é necessário para manter as contas em dia. 

São dicas relacionadas a educação financeira, aposentadoria, emissão de documentos, empréstimo, transações e qualquer outra informação relacionada ao bolso do consumidor. 

Shopee

O Ideias Que Cabem no Bolso é o hub de conteúdo da Shopee, cujo objetivo é trazer informações valiosas sobre produtos em geral. 

Por se tratar de uma loja virtual, muitos dos conteúdos indicados nos posts são comprados na própria plataforma. 

Google

Não deveria ser surpresa para ninguém que a Google tem um dos hubs de conteúdo mais graúdos do universo digital. 

No Think With Google, são publicados artigos para fomentar a comunidade de marketing digital, sempre focando na inovação, criatividade e uso de dados. 

Como um Hub de Conteúdo se relaciona com o funil de vendas?

O hub de conteúdo se relaciona diretamente com o funil de vendas. Ocorre que muitas empresas ainda não possuem maturidade para compreender a lógica da oferta de conteúdo gratuito para gerar vendas posteriormente. 

A função de um hub não é apenas realizar vendas, mas trazer uma percepção positiva aos olhos do consumidor. Mais tarde, quando há uma relação de confiança sólida e é detectada a intenção de compras, é feita uma oferta. 

O hub de conteúdo é o formato ideal para grandes marcas porque respeita a jornada de compra e não tenta fechar negócios desde o primeiro contato. 

Como criar um Hub de Conteúdo de sucesso?Lista de itens de como criar um hub de conteúdo

A criação de um hub de conteúdo de sucesso exige uma série de recursos operacionais, estratégicos e analíticos. 

Então, se você deseja contar com um aliado para agradar ao seu público, entre em contato conosco. Será um prazer desenvolver ações para alcançar os seus objetivos. 


Nova call to action

 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts