featured-image
Blog / Mídias Sociais /

Quais os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais?

Quais os melhores dias e horários para publicar nas redes sociais?

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

30 de Maio de 2022 | 21:55

author icon

Escrito por: Redação

Quando devo postar algo sobre os meus produtos nas redes sociais? Com qual frequência preciso fazer isso? Essas e outras questões foram tema do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, no último domingo (29), que contou com a participação do consultor de marketing digital Luiz Bernardo, sócio e fundador da Prosperidade Conteúdos.

Empreendedores vêm descobrindo cada vez mais a importância das redes sociais para pequenos negócios, tanto para conseguir engajamento quanto para prospectar novos clientes.

No entanto, não basta publicar conteúdo sem fazer um estudo prévio de melhores dias e horários, por exemplo. Essa é a grande dúvida de muitos empresários, como mostrou a reportagem.

“O principal, para o empreendedor, é analisar qual é o comportamento do público com o qual ele quer se comunicar, interagir, e identificar onde esse público está [em qual rede social], como e quando ele se relaciona com as postagens da sua própria marca e dos concorrentes”, afirmou Luiz Bernardo, no programa.

Publicar nas redes sociais é uma das estratégias do marketing digital para pequenas empresas.

Através do marketing digital é possível impulsionar o seu negócio de diferentes maneiras, com o intuito de aumentar seu alcance, engajamento e rendimento. Ou seja, dar mais visibilidade à sua marca, atrair um maior número de visitantes e, por fim, conseguir mais clientes – ainda é possível fidelizá-los.

Exemplos de algumas estratégias de marketing digital possíveis para pequenas empresas:

Qual a importância das redes sociais para pequenos negócios?

Nas redes sociais o empreendedor pode oferecer produtos e serviços com a finalidade de estimular seu negócio na internet. É um ambiente que permite o relacionamento entre a empresa e potenciais clientes, com interações de diversos tipos.

As mídias sociais oferecem diversas ferramentas, como anúncios e promoção de postagens, por exemplo, o que permite ao pequeno e microempresário uma chance de alcançar um enorme número de pessoas.

Com uma linguagem adequada, regularidade de postagens em dias e horários estratégicos, é possível atingir seu público-alvo e conquistar novos clientes, através de um baixo investimento. Essa é basicamente a importância das redes sociais para pequenos negócios.

De acordo com o especialista em marketing digital Luiz Bernardo, além da questão comportamental da audiência de um determinado negócio e de qual rede social ela é mais adepta, é importante também utilizar estudos sobre melhores dias e horários de publicação para se definir uma estratégia de postagens nas redes sociais.

Quais são os melhores horários para postar nas redes sociais?

Homem branco, de camisa branca e barba em fotomontagem com o fundo na cor roxa e imagens de um notebook e um despertador, além das logomarcas do Linkedin e do Instagram.

De acordo com pesquisa da Sprout Social, especializada em gestão de redes sociais, os melhores e os piores dias e horários para se postar nas redes sociais são:

  • Melhores horários para publicar nas redes sociais: 9h ou 10h;
  • Melhores dias para publicar nas redes sociais: de terça a quinta-feira;
  • Piores dias para publicar nas redes sociais: domingos.

Vale salientar que, apesar da importância desses dados, eles não funcionam como uma regra, já que cada público age de maneira única.   

Na reportagem do Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o sócio e fundador da Prosperidade Conteúdos, Luiz Bernardo, auxilia Juliana Carramillo e Paula Hungriaas, sócias de uma esmalteria, a traçarem um plano inicial para a postagem dos conteúdos da empresa.

Para isso, ele indica testes, que partem da publicação de 3 conteúdos por dias, 2 dias por semana, às terças e quintas, entre 9h e 10h.

“Partimos dessas pesquisas [como a citada acima]. A partir disso, ela [uma das sócias] vai começar a perceber como a audiência dela, para o nicho em que ela trabalha, vai reagir a essas postagens”, disse Luiz Bernardo.

Além dos testes, da análise e da adaptação de acordo com o público, o consultor de marketing digital destacou a importância de postar um conteúdo de qualidade nas redes sociais e se relacionar bem com seus clientes/seguidores, fortalecendo a presença digital do negócio.

“Geralmente, mais do que dar um like, o cliente vai dizer ‘adorei o atendimento’, ‘gostei disso e tal’. Nós chamamos esse depoimento de prova social. Isso é importante para o reconhecimento e a valorização da marca”, afirmou.

Luiz Bernardo aproveitou também para frisar o quanto é fundamental estabelecer uma periodicidade de publicações. "Não adianta ter esse esforço numa semana e passar as próximas duas semanas sem publicar. É igual academia, precisa de disciplina.”

Se você precisa de apoio para desenvolver a estratégia e a gestão do marketing de conteúdo da sua empresa, entre em contato com nossos especialistas. Clique aqui e agende uma reunião.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts