featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Como se tornar um Especialista em Marketing de Conteúdo

Como se tornar um Especialista em Marketing de Conteúdo

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

26 de Maio de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

A busca para se tornar um especialista em marketing de conteúdo cresce a cada dia. 

Afinal, não restam dúvidas de que as atividades estratégicas e produção de conteúdo representam o futuro do marketing. Contudo, trata-se de uma jornada contínua, sem linha de chegada.

Para os profissionais, isso é sinônimo de oportunidade. Aqueles que desejam se destacar no mercado e alçar voos mais altos querem se desenvolver para se adequar às novas demandas do mercado. 

Para as empresas, é um desafio. Encontrar bons profissionais de conteúdo, capazes de enxergar holisticamente todas as peças que compõem o mecanismo do funil de marketing, não é uma tarefa fácil. 

Para unir o útil ao agradável, surge o especialista em marketing de conteúdo, um profissional capaz de atuar em diferentes áreas e etapas, coordenando projetos e liderando equipes rumo ao sucesso. 

Se você quer saber como se tornar um deles, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, saiba o que é, o que faz e quais passos seguir para se tornar o profissional que as empresas procuram no mercado. 

O que é um especialista em marketing de conteúdo?

Ilustração: uma mão com uma caneta, segurando-a como se estivesse escrevendo.Especialista em marketing de conteúdo é um profissional com conhecimento suficiente para atuar de ponta a ponta em ações voltadas ao planejamento, produção e análise de peças de conteúdo. Muitas vezes, também tem habilidades voltadas ao gerenciamento de pessoas, projetos e automação. 

De um modo geral, o content specialist enxerga os materiais produzidos muito além das peças individuais. 

Para profissionais juniores ou com senioridade em outras áreas, é natural a especialização em campos específicos. 

Um planejador de pautas, por exemplo, tem a missão de encontrar potenciais palavras-chave para ranqueamento, ao passo em que um redator precisa masterizar a arte da redação e da contação de histórias, e um estrategista sabe como elaborar fluxos de produção segmentados por etapas do funil de vendas. 

Já um especialista é capaz de exercer todas essas funções. Não que ele precise, necessariamente, executar todas elas, mas tem a percepção de como as diferentes etapas e peças são interdependentes. 

Sendo, assim, responsável pelo gerenciamento de times ou, simplesmente, exercendo uma das funções com um nível elevado de consciência, o que faz com que a estratégia faça sentido. 

Esse é um profissional essencial para empresas que investem em marketing de conteúdo, já que é necessário despender tempo e dinheiro na identificação e contratação de:

  • Profissionais de SEO (otimização de sites e conteúdo)
  • Estrategistas
  • Planejadores
  • Redatores
  • Editores de texto (revisores)
  • Designers
  • Editores de vídeos
  • Analistas de inbound marketing (responsáveis pela automação)
  • Gestores de tráfego orgânico e mídia paga
  • Especialistas em análise de dados
  • entre outros.


Quando há alguém supervisionando essas equipes ou profissionais atuando em áreas específicas, entendendo a estratégia como um todo, a tendência é que os resultados sejam mais efetivos. 

Para o profissional, é a chance de dar uma guinada na própria carreira e se adequar a uma demanda do mercado. Para o contratante, representa um melhor investimento de recursos. 

O que faz um especialista em marketing de conteúdo?

Ilustração: uma mão segura um aviãozinho de papel.Um especialista em marketing de conteúdo tem como função alcançar os objetivos traçados no planejamento

Esses objetivos podem ser variados, como: 

  • Gerar tráfego orgânico para páginas de blog
  • Potencializar o crescimento da base de leads
  • Aumentar o número de vendas
  • Melhorar a reputação de uma marca
  • Gerar economia para o negócio. 

Tudo isso levando em conta os múltiplos canais digitais, formatos e tipos de conteúdo, processos de operação, visão estratégica, calendário de produção, aliança entre equipes de marketing e vendas e gerenciamento dos processos de marketing

Sem falar, é claro, na capacidade analítica para interpretar dados e realizar mudanças, adições e cortes nas operações. 

Podemos dizer que um especialista em conteúdo tem uma função híbrida, que flutua entre as diferentes fases da criação e divulgação de conteúdo, tendo uma visão 360° da estratégia. 

Como se tornar um especialista em marketing de conteúdo?

Ilustração abstrata: um homem sentado com um notebook sobre as pernas. No lugar de sua cabeça há uma lâmpada.Para se tornar um especialista em conteúdo, é necessário desenvolver-se tanto no quesito conhecimento quanto em questões práticas. Ou seja, uma aliança entre o desenvolvimento profissional e a experiência. 

A seguir, confira algumas dicas para dar um passo à frente em sua carreira como profissional de conteúdo. 

1. Tire uma certificação como especialista em marketing de conteúdo

Existem cursos voltados à carreira de especialista em marketing de conteúdo, especialmente online. 

Um bom exemplo é o curso Content Specialist, ministrado por Luiz Bernardo, cofundador da Prosperidade Conteúdos. 

Nele, o aluno aprende por meio de aulas teóricas e exercícios práticos a se desenvolver no ramo e executar um plano completo de comunicação organizacional. 

2. Aplique o aprendizado na prática

Por meio do aprendizado adquirido, é hora de colocá-lo em prática. Se você já trabalha na área, esse é o momento para arregaçar as mangas. 

Mas, caso você seja um profissional em desenvolvimento, é possível aplicá-lo em caráter experimental, criando um blog próprio, por exemplo. 

3. Mantenha-se atualizado

Além do conhecimento empírico, lembre-se que a área de conteúdo é dinâmica e está em constante evolução. 

Frequentemente surgem novas ferramentas, formatos e plataformas. 

Para extrair o máximo potencial do marketing de conteúdo, é necessário manter-se atualizado, e uma boa ideia para isso é seguir blogs, newsletters e canais no YouTube para surfar na crista da onda. 

Um bom exemplo é o blog da Prosperidade, atualizado regularmente. Nele, você tem acesso a diversos conteúdos sobre tendências no marketing digital.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts