featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Marketing de Conteúdo: conheça termos, siglas e significados

Marketing de Conteúdo: conheça termos, siglas e significados

clock icon

Tempo de leitura: 9 min

27 de Junho de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Tati Barros

O marketing de conteúdo é composto por uma série de ferramentas e estratégias que são desenvolvidas com o objetivo de colaborar para o sucesso de uma marca. 

Por ser uma área recente e que acompanha novas tecnologias, é normal que, de tempos em tempos, novas ações, técnicas e ferramentas se mostrem necessárias para se comunicar com o público que deseja alcançar.

Diante disso, é natural que novos termos surjam. E, para se manter atualizado, é preciso entender seus significados e utilidades. 

Pensando nisso, criamos um glossário do marketing de conteúdo, com palavras que fazem parte do dia a dia do profissional que trabalha com isso.

Glossário do marketing de conteúdo

Vamos aos termos que fazem parte do vocabulário do marketing de conteúdo? Acompanhe:

Lead

Lead é o usuário que, ao visitar uma página, forneceu suas informações de contato em troca de receber algo que a página oferece a ele. Isso pode ser um ebook, a assinatura de uma newsletter, uma promoção, o acesso a um aplicativo, entre outras ofertas.

CTR

CTR (Click-Through-Rate ou Taxa de Cliques) é a métrica que mede a relação entre o número de pessoas que visualiza algo, como um anúncio, por exemplo, e a quantidade de cliques no link que o acompanha. 

Isso é importante para saber o quanto uma campanha tem gerado engajamento e,  a partir disso, otimizar as estratégias.

CopywritingMáquina de escrever e mão segurando celular: dois formatos para produzir conteúdo

Copywriting é a habilidade textual que faz com que o visitante de uma página seja atraído e se encante com o seu conteúdo. Uma vez que isso é alcançado, ele poderá gerar o engajamento desejado. 

Funil de vendas

Também chamado de funil de marketing, trata-se do caminho pelo qual um potencial cliente passa até se tornar de fato um consumidor da marca.

Essa metodologia consiste no uso de recursos digitais (como redes sociais, SEO, email marketing, entre outros) que acompanham o passo a passo para que um usuário da internet encontre um website, ofereça um canal de contato, realize uma compra e transforme-se em um comprador regular. 

Essas etapas básicas são chamadas de atração, conversão, aproximação e encantamento. 

Atração

Trata-se de uma de uma etapa que se encontra no topo do funil de vendas e que tem como objetivo aumentar o número de visitantes a sites e blogs, para que conheçam a marca e o produto ou serviço. 

Para isso, podem ser usadas estratégias como a criação de conteúdos otimizados para mecanismos de buscas, com a intenção de aumentar o tráfego orgânico.

Conversão

A fase de conversão tem como objetivo fazer com que os visitantes forneçam seus dados de contato e se tornem leads. 

Isso ocorre por meio da produção de conteúdos de qualidade, como blog posts, materiais ricos, entre outros.

Aproximação

Na fase de fechamento do funil de vendas, o objetivo é converter leads em clientes. Isso porque o público já conhece a marca e as soluções por ela apresentadas e está bem próximo de tomar a decisão de compra.

Encantamento

Por fim, na fase de encantamento, o objetivo é a retenção e o engajamento de clientes. Para isso, é necessário elevar a satisfação do público, valorizar a experiência de compra e fazer a marca ser lembrada pelos clientes no pós-venda.

Persona

Persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio. Essa criação é baseada no público-alvo e oriunda, também, de entrevistas, já que é importante saber os dados demográficos, comportamentais e socioeconômicos de quem pode comprar o seu produto ou serviço. 

A persona envolve, também, um perfil quase realístico dessa pessoa que você deseja atingir e leva em consideração seus desejos, motivações, hábitos de consumo, hobbies, círculo de amizades, dificuldades cotidianas, crenças, ídolos ou referências, frustrações, entre outros aspectos que formam um ser humano.

Estratégia de Conteúdo

Estratégia de conteúdo é uma atividade de marketing que visa entregar conteúdo valioso ao usuário para aproximá-lo da empresa e, posteriormente, transformá-lo em um cliente. Para isso, são utilizados recursos como blog posts, ebooks, vídeos, entre outros. 

Ou seja, tem como principal função atrair o consumidor por meio de uma abordagem amigável, relacionar-se com ele, mostrar a marca como uma autoridade no assunto de interesse e, finalmente, concretizar o negócio. 

Curadoria de conteúdo

Curadoria de conteúdo é uma seleção de conteúdos postados por outras pessoas ou empresas para serem compartilhados nas redes sociais ou outros canais da sua marca.

Meta description

Meta description (ou meta descrição) é um elemento que traz ao usuário um resumo do conteúdo da página. Em termos técnicos, trata-se de uma etiqueta (tag) em HTML, o que significa que é lida pelos mecanismos de busca para a classificação dos resultados de pesquisa. 

Ele aparece nos resultados de busca do Google e de outros buscadores, logo abaixo do título com o link clicável.

CTAMãos apertando botão em que se lê "call-to-action"

O Call To Action, ou chamada para ação, como o nome já sugere, estimula o leitor a fazer algo. Mas, para que esse objetivo seja alcançado, ele precisa ser interessante e mostrar que vai entregar algo de valor em troca, seja baixar um ebook para aprofundar os conhecimentos, ou ler determinado artigo que complementa aquele conteúdo que está consumindo no momento, por exemplo.

Escaneabilidade

Trata-se de textos que visualmente são mais agradáveis de ler e, por isso, atraem mais os visitantes da página. 

Um conteúdo com boa escaneabilidade contém, entre outros elementos, imagens, tabelas, infográficos, parágrafos curtos, bullet points, assim como os intertítulos com heading tags.

Heading tags

Heading tags são marcadores em HTML que assinalam o título, o subtítulo e os intertítulos presentes em uma página da web. Elas seguem uma ordem hierárquica, sendo a H1 a mais importante, a H2 a segunda em importância e assim sucessivamente. Além de facilitar a leitura na página, esse recurso é muito considerado pelos mecanismos de busca.

Link interno

O link interno é a inserção de links ao longo do texto. Basicamente, eles têm a função de indicar ao usuário outros conteúdos úteis do próprio site, para complementar ou aprofundar o que foi apresentado ali. 

Indexação

Indexação do Google é uma ação realizada pelo robô do Google. Consiste na varredura de páginas da web, na análise de sua relevância mediante a intenção de busca e, posteriormente, na inclusão dos links na página de resultados. Ou seja, para que as páginas de um site sejam expostas pelo buscador, precisam ser indexadas. 

Black Hat SEO

Quando há um comportamento com o objetivo de enganar o algoritmo para conquistar uma boa posição nos resultados da busca, o Google entende que que foi usado o Black Hat SEO

Essa estratégia que tem “ares de vilão de filmes” é considerada antiética e, por isso, pode gerar punições por parte do Google, como queda nas posições de ranqueamento e, até mesmo, banimento do motor de busca. 

Backlinks

Backlinks são links que levam o usuário de uma página a outra na internet. Eles são posicionados em elementos de página (como texto e imagem) para facilitar a navegação, proporcionando uma melhor experiência para o visitante. 

Autoridade de Domínio

Autoridade de Domínio (Domain Authority) é uma métrica criada pela ferramenta de palavras-chave Moz. Essa classificação aumenta ou diminui a probabilidade de um site aparecer em destaque na primeira página do Google.

A métrica vai de 1 a 100. Quanto maior é a pontuação, melhores as chances de um site ser reconhecido como autoridade e, portanto, maior a probabilidade de ranqueamento nas principais posições do Google.

RemarketingOuvido e conteúdo saindo dele

Remarketing significa impactar novamente uma pessoa com uma ação de marketing, alguém que já tenha demonstrado interesse em um produto ou serviço.

O remarketing também pode ser exemplificado como uma ferramenta que identifica as pesquisas que os usuários fazem na internet e que, a partir disso, oferece anúncios relacionados com o tema da busca.

Esses resultados podem aparecer no seu email, ao abrir outros sites e, até mesmo, enquanto se distrai no feed do seu Instagram. 

SERP

SERP é a sigla utilizada para Search Engine Results Pages (em português, Páginas de Resultados dos Mecanismos de Busca). Trata-se das páginas exibidas para o usuário, a partir de uma pesquisa em um motor de pesquisa, geralmente o Google. 

Pillar page

Uma pillar page ou página pilar é um conteúdo completo que serve como base relacionada a um assunto em um site.

Por ser a base de um tema, esse conteúdo possui links que direcionam usuários para os clusters, ou seja, para outras páginas que estão relacionados ao assunto principal.

Topic cluster

O topic cluster é a estratégia na qual cria-se uma pillar page sobre um tema específico, com palavra-chave definida, visando a alta procura pelos motores de busca.

Esse conteúdo pilar deve ser completo, abordar diferentes tópicos e desdobramentos relacionados à palavra-chave, ter muitas informações e, principalmente, conter hiperlinks para outros materiais do site, complementares e aprofundados sobre as vertentes do tema.

Gostou deste conteúdo? Para se manter atualizado sobre o universo do marketing digital, assine a nossa newsletter quinzenal! 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts