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Saiba como criar uma estratégia de topic clusters

Saiba como criar uma estratégia de topic clusters

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Tempo de leitura: 4 min

02 de Novembro de 2022 | 10:30

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Escrito por: Jonas Carvalho

Entre as diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar marcas a atrair, reter, fidelizar e engajar clientes está a topic cluster.

Parte de esforços de SEO que visam posicionar páginas de um site ou blog no topo de mecanismos de busca como o Google, a estratégia de topic clusters contribui para exibir conteúdo de maneira organizada e clara, tanto para usuários quanto para os buscadores.

Ao criar uma boa estratégia de topic clusters, é possível aproveitar benefícios como:

  • Maior tempo de permanência de usuários nas páginas da marca;
  • Mais visualizações em diferentes conteúdos de um site;
  • Facilidade de navegação entre diferentes conteúdos;
  • Possibilidade de criar um fluxo para usuários serem direcionados às páginas de conversão ou outros conteúdos relevantes para a estratégia de marketing;
  • Mais facilidade para as páginas serem indexadas pelo Google, que analisa links internos que organizam informação e dão autoridade para o conteúdo.

Para aproveitar as vantagens acima, entenda o que é a estratégia de topic clusters e como criar esse tipo de conteúdo por meio de pillar pages.

O que é uma estratégia de topic clusters?

Topic clusters é uma estratégia usada para a organização de conteúdo de um site ou blog.

O objetivo é estruturar diferentes páginas em torno de um conteúdo único, que seja robusto e que agrupe vários outros a partir de hiperlinks.

Com a estratégia de topic clusters, é criado um conteúdo principal chamado de pillar page (ou página pilar), sobre um tema específico.

Nessa página, devem ser incluídos hiperlinks para outros artigos relacionados ao tópico.

Dessa maneira, quem acessar a pillar page também pode navegar por outras páginas a partir dos hiperlinks contidos nela.

Em outras palavras, a estratégia de topic clusters, em vez de usar apenas categorizações de sites ou blogs, que agrupam conteúdos relacionados a uma área, utiliza uma pillar page para reunir todos os posts a respeito de um tema por meio de links internos.

O que são topic clusters?

Uma mão coloca um post-it roxo em meio a uma série de post its amarelos.O topic cluster é a estratégia pela qual cria-se uma pillar page sobre um tema específico, com palavra-chave definida, visando a alta procura pelos motores de busca.

Esse conteúdo pilar deve ser completo, abordar diferentes tópicos e desdobramentos relacionados à palavra-chave, ter muitas informações e, principalmente, conter hiperlinks para outros materiais do site sobre o mesmo assunto.

Com os topic clusters, é criada a seguinte estrutura:

  • A marca elabora uma pillar page sobre um tema;
  • Nesse conteúdo pilar, são linkados outros, chamados de clusters ou satélites.

Esses conteúdos são responsáveis por desmembrar os tópicos da pillar page de maneira individual.

É possível, por exemplo, produzir parágrafos em um texto sobre o assunto que é a base do conteúdo pilar e, em determinados trechos, incluir hiperlinks para outros que aprofundam a discussão.

Logo, os topic clusters são agrupamentos de conteúdos sobre um tópico que visam não apenas abordar o assunto, mas servir de base que possibilita o acesso a outros materiais por meio de links internos.

O que é uma pillar page?

Uma pillar page ou página pilar é um conteúdo completo que serve como base relacionada a um assunto em um site.

Por ser a base de um tema, esse conteúdo possui backlinks que direcionam usuários para os clusters, ou seja, para outras páginas que estão relacionados ao assunto principal.

A pillar page deve contar com links de páginas que são estratégicas para o site ou blog.

Logo, a partir dela, o usuário pode acessar outras áreas do domínio para encontrar conteúdos que tenham a ver com o tema central.

Em geral, essas páginas possuem palavras-chave genéricas, comuns e que têm potencial de gerar tráfego orgânico.

O objetivo é fazer com que as pillar pages sejam acessadas e fontes de entrada de visitantes em um blog ou site.

Depois, a partir desse conteúdo, os visitantes podem navegar para outras áreas do domínio através de links relacionados ao objeto central.

A pilar pode ser do tipo épica, mais comum, que trata de conteúdos completos sobre um assunto; ou de referências, que visam agrupar links de um mesmo tópico.

Enquanto o primeiro tipo traz  a elaboração de um conteúdo detalhado sobre o tema e hiperlinks para outros relacionados, o segundo tem texto mais simples e destaca apenas as páginas hiperlinkadas.

Como criar uma estratégia de topic clusters?

Vários pedaços de papel que, gradualmente, vão formando um aviãozinho.Em geral, para criar uma boa estratégia de topic clusters, é preciso seguir as etapas abaixo:

  1. Identificar os tópicos que a marca pode explorar de maneira aprofundada e, também, que tenham relação com ela e sua persona;
  2. Pesquisa de clusters já publicados que estão bem posicionados em buscadores e que tenham relação com o tópico principal;
  3. Produzir a página pilar a partir dos clusters e de pesquisa aprofundada sobre o assunto, para tornar o conteúdo mais completo;
  4. Inclusão dos links internos e páginas relevantes para a pillar page, que serão os desdobramentos dos tópicos abordados no conteúdo central;
  5. Divulgação da página em redes sociais, email marketing e outros canais de comunicação.

Para montar uma boa estratégia de conteúdo e aproveitar os benefícios de recursos como os topic clusters, entre em contato conosco.

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