Autoridade de Domínio: afinal, por que é importante?

Entenda como essa métrica afeta o ranqueamento de páginas no Google e em outros buscadores


Table of Contents


Ilustração: mulher de óculos segura uma engrenagem em frente a uma página da web, representando a autoridade de domínio.A autoridade de domínio de sites é um atributo importante em uma estratégia de SEO com objetivo no ranqueamento de uma página em motores de busca como o Google.

Essa métrica aumenta as chances de conteúdos de sites com um índice alto de autoridade aparecerem nas melhores posições ou mesmo no topo da SERP.

Existem diversos fatores que podem aumentar ou diminuir a autoridade de domínio de um site. Quanto mais baixo o índice, mais difícil será o site ranquear nos buscadores.

Neste artigo vamos dar mais detalhes sobre autoridade de domínio, sua importância no cenário do marketing digital e como melhorar essa métrica.

O que é Autoridade de Domínio?

A autoridade de domínio (Domain Authority ou DA, em inglês) é uma classificação que aumenta ou diminui a probabilidade de um site aparecer em destaque na na primeira página de resultados de buscadores como o Google.

A métrica foi desenvolvida pela empresa especializada Moz e vai de 1 a 100.

Quanto maior é a pontuação, melhores as chances de um site ser reconhecido com autoridade e, portanto, maior a probabilidade de ranqueamento nas principais posições do Google.

Segundo a Moz, a autoridade de domínio é baseada em diversos dados, fatores e cálculos, realizados por meio de machine learning.

Qual é a importância da Autoridade de Domínio?

Uma mão segura uma lupa sobre uma barra de pesquisas e uma série de páginas da web.

A autoridade de domínio é importante para marcas que desejam aparecer bem ranqueadas no Google e em outros buscadores.

Os mecanismos de busca privilegiam nas primeiras posições sites confiáveis, que apresentam conteúdos originais, de qualidade, citados por outros domínios ou que apareçam com frequência em posições de destaque na página de resultados.

Ou seja, esse atributo faz com que um site com maior autoridade se sobressaia perante a outro de menor, mesmo que ambos tragam um conteúdo sobre o mesmo assunto, com o uso das mesmas palavras-chave.

A métrica também ajuda a comparar sites e entender quais possuem bons números de autoridade ou não.

A partir dessa comparação, é possível ter inspirações e seguir bons exemplos para ter uma autoridade mais alta. No entanto, isso não é algo fácil, pois há vários fatores que influenciam, como veremos ainda neste texto.

A autoridade de domínio leva em conta alguns fatores importantes:

  1. Idade e confiança - Tempo de existência do domínio/site e bom histórico nas páginas de resultados;
  2. Popularidade - Determinada pela quantidade e qualidade de links de referência (backlinks).

checklist-seo

Como verificar a autoridade de domínio de um site

Existem várias ferramentas que ajudam a verificar a autoridade de domínio de um site. Separamos três bem populares:

  • MozBar, que indica métricas de SEO diversas, entre elas a autoridade de domínio;
  • Ahrefs, uma das ferramentas mais populares de otimização para motores de busca;
  • SEMRush, que também apresenta índices de autoridade de domínio de sites diversos e concorrentes;

Como melhorar a autoridade de domínio?

Uma mão aponta para uma página na web, representando a navegação. Há vários ícones de links no entorno.

De acordo com a Moz, a autoridade de domínio é calculada após avaliação de diversos fatores de um site. Um dos mencionados são os backlinks.

Do ponto de vista do administrador de um site, os backlinks são links que apontam para as próprias páginas. Por essa razão, são também chamados de links de entrada (ou inbound links), pois funcionam como uma porta para a chegada de novos visitantes.

Quando uma página insere um link, apontando para outra, o Googlebot interpreta essa informação como um voto de confiança. 

Sempre que um usuário realiza uma busca, os robôs varrem a internet em busca de respostas confiáveis mediante a intenção de busca do usuário. E, nesse complexo cálculo matemático, os backlinks são considerados. 

Contudo, como já citamos anteriormente, não é apenas a quantidade de páginas de terceiros dando links para a sua que faz com que se crie autoridade. É necessário que isso seja feito por outros domínios confiáveis e que tenham ligação com o assunto tratado nos seus conteúdos. 

Quanto maior a autoridade de uma página que deu um link para a sua, maior será o ganho nessa métrica.

Trabalhar melhor sua estratégia SEO ou revê-la também são caminhos para conseguir bons resultados de autoridade de domínio.

Mas há algo muito importante que precisa ser colocado em foco: de nada adianta seguir o que foi dito acima se o conteúdo produzido não for de qualidade, original e contar com uma frequência adequada de publicação.

Marcas que desejam aumentar a autoridade de domínio de seus sites devem contar com ajuda especializada. Quer saber mais sobre como o marketing de conteúdo pode contribuir com sua empresa? Entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts