featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Entenda o funil de vendas e suas etapas

Entenda o funil de vendas e suas etapas

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

25 de Novembro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

O funil de vendas, também conhecido como funil de marketing, é uma metodologia importante para o sucesso de um negócio. É uma forma de organizar o uso de recursos de forma a aumentar a eficiência na aquisição de leads, conversão desses em clientes e depois na fidelização.

Em outras palavras, o funil de vendas é o caminho pelo qual um potencial cliente passa até se tornar de fato um consumidor da marca.

No funil de marketing, o uso de canais digitais é realizado de maneira direcionada e conforme o interesse do usuário.

Imagine o seguinte: uma pessoa que acaba de descobrir o seu produto ou serviço está menos propensa a adquiri-lo do que aquela que já identificou que o que você oferece tem potencial para resolver seus problemas ou demandas. São pessoas em momentos diferentes, e é importante que seu negócio esteja pronto para atuar em cada um deles.

Para isso acontecer, as marcas devem impactar seus potenciais clientes com estratégias e conteúdos apropriados para cada etapa do funil.

Dessa forma, seu público-alvo pode ser atraído para conhecer as soluções da marca, tornar-se lead e, posteriormente, após ser nutrido com conteúdo relevante, virar um cliente. É possível, após a venda, inclusive, fidelizá-lo, torná-lo um promotor espontâneo do que você oferece. 

Entenda mais sobre as etapas do funil de vendas e sua relação com a jornada do cliente.

Conheça detalhes das 4 etapas do funil de vendas

Um funil rodeado de ícones sociais.1. Atração

Na etapa da atração, que fica no topo do funil de vendas, o objetivo é aumentar o número de visitantes a sites e blogs para que conheçam a marca. 

Para isso, podem ser usadas estratégias como a criação de conteúdos otimizados para mecanismos de buscas, com a intenção de aumentar o tráfego orgânico.

A divulgação nas redes sociais para atrair quem ainda não conhece produtos e serviços da marca é outro exemplo de estratégia de atração de clientes. 

2. Conversão

A fase de conversão, que está no meio do funil, visa fazer com que os visitantes forneçam um canal de contato e se tornem leads – como email ou telefone, por exemplo. 

Isso ocorre por meio da produção de conteúdos de qualidade, como por exemplo:

  • Blog posts;
  • Materiais ricos, como ebooks;
  • Infográficos;
  • Webinários etc.

Dessa maneira, os visitantes convertem-se em leads e podem ser impactados por estratégias de comunicação mais direcionadas, como o email marketing.

3. Fechamento

Na fase de fechamento do funil de vendas, localizada ao fundo, o objetivo é converter leads em clientes.

Isso porque o público já conhece a marca e as soluções por ela apresentadas e está bem próximo de tomar a decisão de compra.

Em geral, este é o momento de aplicar ações de vendarketing, com as áreas de vendas e de marketing unindo esforços para que o negócio seja fechado. 

4. Encantamento

Por fim, na fase de encantamento, que está no fundo do funil, o objetivo é a retenção e o engajamento de clientes. 

Afinal, manter clientes ativos é mais barato do que conquistar novos. 

Para isso, é necessário elevar a satisfação do público, valorizar a experiência de compra e fazer a marca ser lembrada pelos clientes no pós-venda.

Isso é possível com a criação de conteúdos de valor que transformam consumidores em defensores da marca.

Como as etapas do funil de vendas se relacionam com a jornada de compra do cliente?

Um funil é colocado dentro de um carrinho de compras.A jornada de compra do cliente é o caminho que consumidores percorrem desde o momento em que detectam que têm um problema ou demanda até a decisão de compra para solucionar a sua dor.

A jornada de compra tem forte relação com o funil de vendas, já que é necessário elaborar táticas de comunicação e marketing que acompanhem o percurso que as pessoas percorrem antes da conclusão do negócio.

Por isso, o funil de vendas considera em qual parte da jornada de compra o cliente está para impactá-lo de forma efetiva. 

De maneira resumida, a jornada de compra é composta pelas etapas de:

  • Identificação de um problema;
  • Consideração de uma solução;
  • Decisão de compra.

O funil de vendas procura acompanhar essa jornada da seguinte maneira:

  • Para a fase de identificação, criam-se estratégias de atração, com conteúdo que faça o cliente em potencial descobrir exatamente qual é a sua dor;
  • Na fase de consideração, as ações visam a apresentar soluções para a demanda do possível cliente;
  • No momento de decisão, a estratégia é mostrar que o produto ou serviço oferecido é o que vai resolver o problema do cliente em potencial. É o momento de tentar fechar a venda;
  • Após a venda, a marca investe no encantamento do cliente, para fidelizá-lo e engajá-lo.

Para atrair, converter, fidelizar e encantar clientes, é preciso contar com boas estratégias de marketing de conteúdo. Entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts