featured-image
Blog / SEO /

Conheça 5 práticas simples para melhorar o link juice

Conheça 5 práticas simples para melhorar o link juice

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

19 de Outubro de 2023 | 10:30


SEO, ou Search Engine Optimization, é a otimização de conteúdos ou páginas para que apareçam bem ranqueados nos mecanismos de busca – notadamente o Google.

Entre as várias otimizações que podem ser feitas para, digamos, agradar ao robô do Google, estão, por exemplo, pensar no melhor título para um blog post, cuidar da qualidade e tamanho das imagens que acompanham os textos e ter atenção aos links que permeiam um conteúdo – tanto os links internos quanto os que chegam de outros sites.

A qualidade dos outros sites que linkam para seu site interfere muito no conceito de link juice, que é um dos fatores mais importantes para as estratégias de SEO (ao menos por enquanto).

E este artigo vai explicar por que e como isso acontece.  

O que é link juice?

Quando você coloca um link para outro site em sua página, está automaticamente recomendando ao leitor que navegue por ali, normalmente para obter informações ou conhecimentos sobre determinado assunto que foi abordado no post original.

Para o leitor, é o mesmo que você dizer que confia naquele site que está sendo linkado e, consequentemente, recomendado. É como se você dissesse: “Pode clicar, é seguro. Se você gosta do meu conteúdo, também poderá se interessar pelo que este outro site tem a dizer a respeito”.

Por exemplo, recentemente fiz um conteúdo imenso aqui no blog, chamado “Dicas para melhorar a comunicação no ambiente corporativo”. Escrevi o texto a partir de informações incríveis que a jornalista e consultora Patrícia Taufer havia divulgado em um workshop de que participei.

Recheei o texto com diversos links que ajudavam a complementar o que foi dito pela Patrícia. Palestras de TED, pesquisas acadêmicas, artigos. No fim do texto, ainda pus os links para as redes sociais da Patrícia.

Em todos os casos, a intenção era dizer ao leitor ou leitora: recomendo que você navegue por esses lugares se quiser se aprofundar ainda mais sobre este tópico.

Essa recomendação recebe o nome de “link juice”. Ao conferir uma autoridade para outro site, estamos transferindo para ele, por meio de um link, um pouco da nossa própria autoridade.

“Juice”, neste caso, não é “suco”. É a tradução para a gíria que quer dizer “credibilidade”, “respeito”, ou “poder”, “influência”, “força”.

Link juice”, portanto, é o poder ou força do link, a credibilidade por meio do link.

Mas um link sempre transfere autoridade?

Duas mãos tocam seus indicadores. Ao centro, há um ícone de link, representando o link juice.

Nem toda página que linkar para seu site vai transferir autoridade para ele. O link juice conta pontos apenas se estiver em uma página com alguma relevância ou autoridade para o Google.

Páginas que nem foram indexadas pelo Google, por exemplo, não transferem nada.  

Links pagos tampouco servem para transferir autoridade, afinal, o Google sabe diferenciar uma campanha publicitária de uma recomendação real.

E há ainda uma maneira de impedir propositalmente o link juice: por meio do atributo da tag “nofollow” na URL que está sendo linkada, lá no código-fonte do texto. Por exemplo:

<a href="https://www.exemplo.com.br" rel="nofollow">Texto âncora</a>

Quando fazer isso? É o próprio Google que explica o melhor momento de barrar um link juice com o atributo nofollow, eu seu guia de SEO para iniciantes:

“Ao vincular suas páginas, você pode acabar estendendo a reputação do seu site para outro site. Alguns usuários podem tentar se beneficiar disso inserindo links para os sites deles nas seções de comentários ou nos fóruns de mensagens do seu site. Pode acontecer também de você mencionar um site de modo negativo e não querer estender sua reputação a ele. Por exemplo, imagine que você está publicando uma postagem sobre spam de comentários e quer mencionar um site que recentemente publicou spam nos comentários do seu blog. Você quer alertar as pessoas sobre esse site, então inclui no seu conteúdo um link que direciona a ele. No entanto, você não quer estender sua reputação ao site por conta desse link. Esse seria um bom momento para usar o atributo nofollow.”

Por que o link juice é importante para o SEO?

Existe um detalhe especial em tudo o que falei até agora sobre link juice: assim como os outros internautas, o Google também entende que, ao linkar para outro site, estamos estendendo nossa reputação a ele.

Como vocês viram, ele mesmo disse isso no seu guia de SEO, que mencionei no último tópico.

O link juice é, portanto, um fator de ranqueamento importante: quanto mais link juice tem um site, mais o algoritmo do Google entende que ele tem autoridade, credibilidade e, portanto, que tem algo de valor a oferecer para os usuários.

Consequentemente, mais ele vai ganhando boas posições nas páginas de resultados de buscas.

Como aprimorar o link juice de um site ou blog?

Como aprimorar o link juice de um site? Ora, conquistando mais linkagens para esse site na internet. De preferência, vindas de sites que também possuem boa reputação.

Quanto mais outros sites ou blogs colocam links para a sua página, sem o atributo nofollow, mais ela vai conquistando autoridade ou credibilidade na web.

E como fazer isso?

Aqui recomendo a leitura do excelente artigo sobre como conquistar links para um site, que meu colega Lucas Amaral escreveu. Mas também vou detalhar tudo no próximo tópico.

Quais são as estratégias de link building conhecidas?

Um ícone de link.

No artigo que recomendei há pouco, meu colega listou 5 estratégias mais eficazes para conquistar links. São elas:

  1. Relações públicas digitais
  2. Marketing de conteúdo
  3. Materiais ricos
  4. Guest posts
  5. Entrevistas

A seguir, explico melhor cada uma dessas estratégias.

1. Relações públicas digitais

É a tentativa de fazer com que sites de grande repercussão e credibilidade, especialmente na imprensa, linkem para conteúdos divulgados na sua página, por meio de press releases ou contatos com os jornalistas. 

Se o conteúdo que você produziu for relevante do ponto de vista jornalístico, dentro do noticiário, ele pode aparecer numa reportagem, por exemplo.

Por exemplo, o portal g1 fez um link para a página pessoal de um aventureiro profissional entrevistado em uma matéria, porque era jornalisticamente relevante. Com certeza isso ajudou a construir autoridade para aquele site.

2. Marketing de conteúdo

É a estratégia de publicar conteúdos relevantes, de qualidade, originais, interessantes, enfim, que possam atrair leitores por si só, e ajudar a fidelizá-los àquela página. 

Se o conteúdo é tudo isso, é natural que ele passe a ser citado em outras páginas, inclusive com links.

3. Materiais ricos

São conteúdos ainda mais “ricos” que os citados no item anterior. Por exemplo, pesquisas de mercado ou ebooks

Por sua complexidade, envolvem um trabalho muito maior de produção, mas também têm possibilidade de gerar muito mais interesse na web.

4. Guest posts

É a prática de convidar autores de outros blogs ou páginas para escreverem na sua página. E vice-versa.

Ao escrever na página de outra pessoa, você pode colocar um link para o seu site, ajudando o internauta a te conhecer melhor (o que aumenta a visibilidade da sua marca) e conferindo mais autoridade à sua página.

5. Entrevistas

Quando um expert em algum assunto é entrevistado para tratar de algum tema em algum site ou blog, isso gera autoridade de duas formas: 

  • para o especialista em questão, que pode ganhar um link para a página dele (lembram que eu linkei para todas as redes sociais da Patrícia Taufer naquele meu artigo?)
  • e o especialista pode compartilhar a entrevista que ele deu em suas páginas e redes sociais, ajudando a conferir autoridade ao site que o entrevistou.

Assim como no caso do guest post, é uma via de mão dupla: todos ganham quando podem se referenciar na internet. Principalmente o leitor, que tem a chance de ler mais a respeito de algum assunto que tenha despertado seu interesse e curiosidade.

Vale dizer que, por trás de todas essas estratégias, existe uma palavrinha mágica: networking.

Se você tem uma rede de contatos sólida, ainda que virtual, aumentam muito as chances de você (ou seu site) ser lembrado quando seu campo de conhecimento estiver em pauta.

Por exemplo, tenho certeza que agora você já vai se lembrar rapidinho da Prosperidade Conteúdos sempre que quiser se inteirar mais sobre marketing de conteúdo ou SEO ;)

A propósito, se quiser receber mais conteúdos bacanas sobre esses nossos temas de expertise, de graça, por email, basta inscrever-se na nossa newsletter. Não se preocupe: nossa frequência não é excessiva, os conteúdos chegam a cada 15 dias. Boa leitura!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts