featured-image
Blog / SEO /

Como aparecer no ranking de pesquisas no Google?

Como aparecer no ranking de pesquisas no Google?

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

15 de Novembro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

 

Aparecer em uma boa posição no ranking de pesquisas no Google é um dos principais objetivos de marcas que desejam aumentar a sua presença digital.

Afinal, o buscador é um dos mais utilizados no mundo. Por meio dele, usuários conseguem encontrar respostas para as demandas que possuem.

Isso inclui conhecer sites de empresas que, sem o Google, poderiam continuar desconhecidas do público que desejam atingir.

Dessa forma, a busca orgânica permite às marcas apresentarem suas soluções de produtos e serviços para quem realiza pesquisas nos buscadores. 

Ao usar técnicas de posicionamento de páginas no topo dos sites de busca, como o Google, as marcas conseguem gerar tráfego para blogs, sites e outros canais digitais.

Saiba como aparecer no ranking de pesquisas do Google e quais são os fatores que possibilitam um bom posicionamento na SERP.

Como funciona o ranking de pesquisas do Google?Uma mão manipula blocos que representam posições no Google.

A página de resultados do Google, também chamada de SERP (Search Engine Results Pages, ou Páginas de Resultados dos Mecanismos de Busca), exibe sites, blogs e outros conteúdos disponíveis na internet de acordo com as palavras utilizadas pelos usuários para tentar encontrar o que desejam.

Ao longo do tempo, o Google criou uma série de métodos para classificar a ordem de exibição de páginas conforme a pesquisa de quem usa o site de buscas.

Esses recursos usados pelo principal buscador para ordenar a exibição de sites são chamados de fatores de ranqueamento e levam em consideração centenas de itens que devem estar presentes nas páginas das marcas.

Nem todos os fatores são divulgados, porém, o mercado considera que entre os principais estão:

  • Presença da palavra-chave no título da página e no conteúdo, já que o termo é usado pelos usuários para realizar pesquisas;
  • Apresentar sites que tenham alta velocidade de carregamento de página , ou seja, que exibam o conteúdo rapidamente;
  • Contar com links de entrada, que são links posicionados em páginas externas que direcionam usuários diretamente para as páginas do seu site;
  • Originalidade do conteúdo, que não pode ser copiado. Caso o Google detecte cópia, pode inclusive penalizar o posicionamento do site;
  • Qualidade do conteúdo, com informações relevantes – não superficial;
  • Tempo de permanência de página alto, já que o Google entende que bons conteúdos mantém usuários em um site;
  • Design responsivo das páginas para dispositivos além dos computadores, como smartphones e tablets (mobile-first).

especialista-seo

Como aparecer no ranking de pesquisas do Google?

Existem uma infinidade de técnicas que podem ser usadas para sites aparecerem no ranking de pesquisas do Google nas melhores posições, o que aumenta as possibilidades de navegação, clique e conversão.

Entre as principais maneiras de ranquear no buscador estão:

  • Produzir textos alinhados à intenção de busca dos usuários do Google. Em outras palavras, elaborar conteúdos que respondam às dúvidas do público;
  • Melhorar a experiência das páginas com fatores como carregamento de página, estrutura de links, menus, uso de imagens e estrutura do texto, para proporcionar uma leitura agradável;
  • Adotar as melhores práticas de SEO on-page (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca), o que envolve o uso de palavras-chave, criar titles, heading tags, links internos e uma boa URL;
  • Utilizar técnicas de SEO off-page, que otimizam conteúdos para mecanismos de busca em aspectos externos ao site que se deseja ranquear no Google;
  • Conseguir backlinks, que são links das páginas de uma empresa presentes em outros sites;
  • Oferecer páginas seguras, já que o Google penaliza sites que possuam vírus, spams e outros problemas de segurança; 
  • Realizar investimentos em mídia paga, que envolvem pagamentos de anúncios que são exibidos no Google, seja na SERP ou em recursos como o Gmail.

Como melhorar a posição de ranqueamento no Google?Uma gangorra com um círculo de um lado e uma mulher saltando do outro.

A adoção de estratégias de SEO é essencial para melhorar o posicionamento no ranking do Google e é um trabalho contínuo.

Isso significa que todos os passos que elencamos sobre como aparecer no ranqueamento do site de buscas devem ser aplicados constantemente.

Afinal, os sites concorrentes também trabalham de forma contínua para produzir mais conteúdos e apresentá-los nas melhores posições.

Ao mesmo tempo, outra ação que contribui para melhorar a posição de uma página na SERP do Google é a otimização de conteúdo.

Por meio dessa técnica, é possível analisar e organizar páginas de forma a apresentar seu conteúdo de maneira atrativa e obedecendo aos fatores de ranqueamento.

Com a otimização, conteúdos já publicados passam por revisões e melhorias que visam atender aos critérios do Google e melhorar seu posicionamento no site de buscas. 

Quer aparecer nas melhores posições do Google e conquistar mais conversões de clientes? Então, entre em contato conosco e saiba como ajudaremos a sua marca a apresentar produtos e serviços na internet.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts