featured-image
Blog / SEO /

Qual é a importância do link builder em estratégias de marketing digital?

Qual é a importância do link builder em estratégias de marketing digital?

clock icon

Tempo de leitura: 7 min

25 de Janeiro de 2024 | 10:00

O link builder é um profissional que ajuda a construir a autoridade de um site, blog ou página na internet, fazendo com que este seja visto como referência em sua área.

É, portanto, essencial dentro das técnicas de SEO – principalmente quando a atuação do link builder é mais no sentido de explorar a qualidade do conteúdo do que de abraçar práticas já banidas pelo Google, que podem se tornar tiros no pé, como a compra de links e a fazendinha.

Neste artigo, vou falar um pouquinho o que fazem esses profissionais, como atuar nessa área e quais as estratégias mais usadas por eles.

O que é um link builder?

Link builder é um profissional especializado de SEO que atua com foco na construção de uma rede de links em torno de um site, para ajudar a fazer com que o domínio ganhe autoridade na internet.

O bom link builder atua analisando páginas de qualidade que citam ou poderiam citar um site e tenta construir parcerias e relacionamentos que poderão se transformar em links.

Qual é a função de um link builder?

duas telas de computador encostadas uma na outra e em uma delas um link building

A função do link builder é, como o nome diz, fazer a construção de links em torno de um site, que é a prática chamada, no universo do SEO, de link building.

Escrevi um artigo inteirinho dedicado ao assunto, o Guia Definitivo para Link Building – cuja leitura recomendo, se você quer se aprofundar nesse assunto.

Este trechinho explica de forma bem didática esses conceitos:

“Quanto mais sites linkam para seu site, mais eles dizem aos navegantes da web – e ao Google – que confiam no seu conteúdo.

[...] Um site muito citado, referenciado por meio de links, também é tido como autoridade. Para o Google, este é um dos fatores de ranqueamento, que colocam uma página no topo das páginas de resultados de buscas.

Mas adquirir links externos, que citam seu blog ou site, é uma construção. E o link building nada mais é que esse processo, que faz com que outras páginas queiram citar a sua – e linkar para ela.”

Qual é a importância de um link builder em SEO?

Como eu disse no último tópico, a quantidade e qualidade de sites linkando para o seu blog confere a ele certa autoridade, que é um dos fatores de ranqueamento considerado pelo Google.

Ou seja, o papel do link builder, que é quem corre atrás desses links, é fundamental para ajudar a garantir maior destaque de um site nas páginas de resultados de buscas.

Como se tornar um link builder?

O primeiro passo é se especializar em SEO, a otimização para os mecanismos de busca

Hoje existem inúmeros cursos que ensinam as principais práticas de SEO, gratuitos e pagos, com certificado ou não, para iniciantes ou para quem já tem conhecimento avançado na área.

Já existem, inclusive, dois cursos de pós-graduação lato sensu cadastrados no MEC:

  • MBA em Marketing Digital: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing, à distância, do INFNET, com carga horária de 368 horas;
  • Webmarketing com Ênfase em Seo, à distância, da Universidade de Araraquara, com carga horária de 360 horas.

Nesse aprendizado, o link builder deve focar estrategicamente na construção inteligente de links para um site, de preferência sem cair na armadilha de comprar links.

Também é essencial que o profissional tenha boas habilidades de análise de dados, para conseguir mensurar os resultados de suas estratégias.

Quais são as principais estratégias utilizadas por um link builder?

Homem com laptop na mão apontando para ícone que representa crescimento, enquanto outros ícones aparecem próximos: texto, vídeo, balão de conversa

Um bom link builder deve usar estratégias que possam mostrar a qualidade do seu conteúdo e naturalmente levar os outros sites a reconhecerem sua autoridade ou relevância.

Estas são as principais:

  1. Relações públicas digitais
  2. Contato com outros sites
  3. Marketing de conteúdo
  4. Materiais ricos
  5. Conteúdos de qualidade
  6. Notícias em primeira mão
  7. Guest posts
  8. Entrevistas

A seguir, explico melhor cada uma dessas estratégias.

1. Relações públicas digitais

É a tentativa de fazer com que sites de grande repercussão e credibilidade, especialmente na imprensa, linkem para conteúdos divulgados na sua página, por meio de press releases ou contatos com os jornalistas. 

Se o conteúdo que você produziu for relevante do ponto de vista jornalístico, dentro do noticiário, ele pode aparecer numa reportagem, por exemplo.

2. Contato com outros sites

Da mesma forma que você pode entrar em contato com a imprensa por meio de releases, você pode contatar outros sites ou blogs e pedir que linkem para o seu site em conteúdos em que o link possa ser útil.

Nesse caso, é fundamental que a linkagem faça sentido e realmente ajude o outro site.

3. Marketing de conteúdo

É a estratégia de publicar conteúdos relevantes, de qualidade, originais, interessantes, enfim, que possam atrair leitores por si só, e ajudar a fidelizá-los àquela página. 

Se o conteúdo é tudo isso, é natural que ele passe a ser citado em outras páginas, inclusive com links.

4. Materiais ricos

São conteúdos ainda mais “ricos” que os citados no item anterior. Por exemplo, pesquisas de mercado ou ebooks

Por sua complexidade, envolvem um trabalho muito maior de produção, mas também têm possibilidade de gerar muito mais interesse na web.

5. Conteúdos de qualidade

Eu já citei isso nos dois últimos itens, mas vale um à parte só para o conteúdo de qualidade.

Porque, independentemente de o seu conteúdo ser voltado para a finalidade do marketing – ou ser noticioso ou ser puro entretenimento ou ser um blog que é mero hobby de alguém –, enfim, seja qual for o objetivo final do seu conteúdo, ele só vai conseguir ser citado e linkado por aí se for realmente bom.

O que a gente quer compartilhar, espalhar, citar, referenciar, linkar em nossos blogs e sites, é aquilo que a gente acha que vale a pena ser visto pelos outros. 

Invista em qualidade real – bom texto, boas fontes, ineditismo, originalidade, acurácia, design agradável, enfim, boa experiência para o usuário – e as chances de você ver seu conteúdo “bombando” aumentarão muito. 

Inclusive pelo tráfego orgânico que vai chegar via Google.

6. Notícias em primeira mão

Este é um dos pilares do jornalismo. As pessoas querem não apenas ler conteúdos de qualidade, bem apurados, de fontes confiáveis, mas também lê-las em primeira mão. 

Se for um assunto que as interessa, querem ficar sabendo sobre ele rapidamente.

E não é preciso ser um grande portal de notícias para trabalhar com esse pilar. Um blog que sempre cobre cinema não pode deixar de divulgar os indicados ao Oscar assim que eles são anunciados, por exemplo.

Isso não só engaja os leitores cativos, mas também atrai outros interessados pelo assunto – e faz com que aquele blog seja referência no nicho, tendo os links quentes compartilhados nas redes sociais, pelo WhatsApp, ou em outros sites.

7. Guest posts

Guest post é a prática de convidar autores de outros blogs ou páginas para escreverem na sua página. E vice-versa.

Ao escrever na página de outra pessoa, você pode colocar um link para o seu site, ajudando o internauta a te conhecer melhor (o que aumenta a visibilidade da sua marca) e conferindo mais autoridade à sua página.

8. Entrevistas

Quando um expert em algum assunto é entrevistado para tratar de algum tema em algum site ou blog, isso gera autoridade de duas formas: 

  • para o especialista em questão, que pode ganhar um link para a página dele
  • e o especialista pode compartilhar a entrevista que ele deu em suas páginas e redes sociais, ajudando a conferir autoridade ao site que o entrevistou.

Assim como no caso do guest post, é uma via de mão dupla: todos ganham quando podem se referenciar na internet. Principalmente o leitor, que tem a chance de ler mais a respeito de algum assunto que tenha despertado seu interesse e curiosidade.

 

Quer receber mais conteúdos interessantes sobre o universo do SEO e do marketing digital? Assine nossa newsletter gratuitamente e receba textos e imagens de qualidade, direto no seu email, a cada 15 dias!

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts