featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Veja passo a passo para criar formulário para captação de leads

Veja passo a passo para criar formulário para captação de leads

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

25 de Abril de 2023 | 10:00

 

Quantas vezes você já entrou em uma página que prometia alguma coisa incrível – um ebook gratuito, porexemplo – e viu que antes de receber esse conteúdo teria que preencher um formulário com seus dados pessoais?

Quantas vezes preencheu formulários assim sem problemas e em quantas desistiu depois da primeira olhada?

Você consegue lembrar o que te fez ir embora no segundo caso? O tamanho do questionário, talvez? Ou os tipos de perguntas que eram feitas, possivelmente muito invasivas?

O formulário é um passo importante para estreitar relações entre visitantes de uma página na web e a organização que está por trás desse endereço. Mas deve ser bem feito para garantir que a maioria das pessoas queira preenchê-lo.

Este artigo vai dar algumas dicas simples – mas eficazes – para se criar o melhor formulário de captação de leads!

O que é um formulário para captação de leads?Imagem mostra aviãozinho de papel sendo despachado de dentro de uma tela de computador.

Formulário de captação de leads é um formulário que o internauta preenche com alguns de seus dados em troca de receber alguma informação ou conteúdo de interesse.

Que pode ser, por exemplo:


E o que a empresa recebe em troca de oferecer esses materiais ricos gratuitamente?

Dados! Ou seja, recebe informações básicas, mas valiosas, de quem são os visitantes que navegaram naquela página, demonstraram algum interesse no que ela oferece, e podem se tornar potenciais clientes algum dia.

E que dados são esses? Eis o X da questão. A quantidade de dados e quais são eles dependem diretamente dos objetivos da empresa com aquela landing page.

Para algumas empresas, pedir o nome e e-mail já será suficiente, para iniciar, por exemplo, uma estratégia de email marketing. Outras, que atuam em serviços disparados pelo WhatsApp, por exemplo, podem preferir pedir um número de celular.

Marcas B2B podem achar importante saber em que empresa o internauta trabalha, de qual tamanho e que cargo ele exerce.

Enfim, a quantidade de campos a ser preenchida no formulário vai variar de acordo com a estratégia da empresa – mas é importante saber que, se um formulário for muito extenso, sua taxa de conversão será mais baixa.

Ou seja, a empresa pode até conseguir muitos dados de quem resolver preencher, mas poucos terão tempo, disposição e/ou paciência para cumprir esse feito.

Falaremos sobre isso de novo no último tópico, que trará as dicas para montar um formulário realmente eficaz, ok?

Onde são usados os formulários para captação de leads?

Esses formulários são colocados em landing pages que oferecem algum produto, serviço ou conteúdo de interesse para o internauta.

Em troca de receber esse produto ou serviço, o visitante preenche um formulário com seus dados, que poderão ser usados pela empresa, futuramente, para conhecer de forma mais estreita seu rol de interessados.

Qual é a importância dos formulários para captação de leads?

Eles são o último estágio entre transformar um visitante em um lead.

Ao preencher um formulário assim, o visitante ajuda a empresa a fazer um raio X de seu público.

Com os dados fornecidos pelos leads, será possível, depois, entrar em contato com eles, ou criar conteúdos mais personalizados, pensando em como eles são, ajustar campanhas, aprimorar as personas etc.

Como criar um formulário para captação de leads?

Como prometido, aqui vamos explicar o passo a passo para montar um formulário de captação de leads que seja realmente eficaz.

Separamos o processo em 11 passos:

  1. Cuidado com o número de campos do formulário

  2. Cuidado na elaboração das perguntas

  3. Priorize as perguntas mais importantes

  4. Cuidado com a posição do formulário

  5. Atenção ao design

  6. Atenção extra ao CTA

  7. Destaque bem o que você oferece em troca

  8. Evite os erros de preenchimento

  9. Seja transparente

  10. Libere o conteúdo logo!

  11. Cuide desses dados tão valiosos

Infográfico mostra 11 passos para criar um bom formulário para captação de leads.

A seguir, detalhamos melhor cada uma dessas etapas.

1. Cuidado com o número de campos do formulário

O ideal é que um formulário tenha no máximo 6 campos para preencher. Quanto mais campos houver no formulário, menor é a taxa de conversão do visitante em lead.

Isso é empírico, gente: se uma pessoa – você, por exemplo – se depara com um questionário gigante, pedindo inúmeras informações delicadas e pessoais, é muito provável que ela repense se quer mesmo aquele ebook ou newsletter. E acabe desistindo.

Por isso, antes de montar o formulário, pense bem quais são as perguntas que você realmente quer saber do visitante, quais dados são mais estratégicos para obter, e se atenha apenas às informações que forem mais essenciais.

2. Cuidado na elaboração das perguntas

Evite perguntas muito abertas, que façam o internauta perder tempo pensando antes de dar uma resposta, ou que exija respostas muito amplas.

Prefira as perguntas simples e objetivas, como “Qual é seu nome?” ou ainda, apenas: “Nome”.

3. Priorize as perguntas mais importantes

Comece pelas perguntas que você mais quer que sejam preenchidas, como nome e email. Deixe para o final ou dispense totalmente aquelas que sejam muito delicadas e possam afugentar o lead – como o CPF, por exemplo.

4. Cuidado com a posição do formulário

Se a pessoa entrar em uma landing page que promete um excelente ebook e tiver que ler 3 mil palavras antes de encontrar finalmente o campo para solicitar o acesso ao ebook, são grandes as chances de ela desistir no meio do caminho.

Internet é assim, gente: é preciso prezar pela agilidade, porque poucos segundos a mais (ou poucos centímetros a mais de scroll de uma página) já podem fazer toda a diferença.

Por isso, o formulário deve estar bem no alto da landing page, em destaque, ou na lateral, fixo, também bem destacado.

5. Atenção ao design

O design da página tem tudo a ver com o que já falamos no tópico anterior. Ele tem que facilitar ao máximo a experiência do usuário ao navegar na página.

O formulário deve ser visualmente bonito, chamativo, com uma fonte bem legível, sem letrinhas miúdas, e com um botão de call-to-action (CTA) ao final também devidamente destacado, inclusive pelas cores.

6. Atenção extra ao CTA

Evite um call-to-action muito morno, como um simples “enviar”. 

Deixe claro o que o internauta ganha em troca ao enviar aqueles dados. Algo como: “Envie para receber seu ebook gratuito”.

7. Destaque bem o que você oferece em troca

Toda a landing page deve destacar bem, inclusive no formulário (como já falamos, até mesmo no CTA), o que o usuário ganha em troca ao enviar aqueles dados. E que esse conteúdo rico é totalmente gratuito.

Se for um ebook, por exemplo, vale colocar um resumo, informações sobre a expertise do autor, uma foto da capa.

Se for um webinar, mostre que o especialista daquele curso tem um currículo que interessa ao usuário, que vai atender às suas expectativas. E assim por diante.

Mas lembrando que o formulário deve estar no topo, com maior destaque possível.

8. Evite os erros de preenchimento

Se a pessoa preencher um email sem colocar o @, isso pode ser detectado pelos formulários inteligentes e deve ser informado antes do envio.

O mesmo com campos não preenchidos. Evite que uma pessoa envie um formulário incompleto, prejudicando a geração de leads.

9. Seja transparente

É importante dar ao usuário opções de apagar o preenchimento do formulário, de autorizar o envio de mensagens e dizer que você não vai enviar spam para aquele email, mas apenas o produto ou serviço pedido.

10. Libere o conteúdo logo!

A pessoa já perdeu uns minutos preenchendo o formulário, não é justo que ainda tenha que esperar mais um tempão para receber o que queria. 

Libere logo o conteúdo prometido, seja na página de agradecimento que vai aparecer depois do envio, seja por email.

11. Cuide desses dados tão valiosos

Por fim, é importante que o sistema que você usa garanta que o envio dessas informações preenchidas seja guardado automaticamente em uma base de dados, como os sistemas de CRM (Customer Relationship Management), que poderão garimpar aqueles leads no futuro.

Aqui na Prosperidade Conteúdos, a gente oferece alguns serviços valiosos, como os que listamos no início deste artigo, como diagnóstico de SEO, curso de especialista em conteúdo, o ebook de estratégia de marketing digital, entre outros. Confira tudo o que a agência pode fazer pela sua marca!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts