Entenda por que a landing page é ótima estratégia para conversão

Uma boa LP ajuda a transformar visitantes em leads e estes em clientes

Table of Contents

Uma página web com um CTA escrito "receba os nossos conteúdos"

Um dos principais elementos do marketing digital é o site de uma marca ou empresa. Por meio desse canal, o produto ou serviço é apresentado e oferecido ao público. 

Contudo, para alcançar o objetivo final de concluir uma venda, é preciso muitas vezes contar com alguns recursos especiais, seja para impulsionar a conversão de visitantes em leads ou para fazer com que estes últimos se tornem clientes. E é aí que entra a landing page.

Neste artigo vamos explicar a importância de criar uma landing page e abordar seus diferentes tipos.

O que é uma landing page?

Chamada em português de “página de aterrisagem”, “página de destino” ou “página de captura”, a landing page é totalmente voltada para a conversão, seja de um visitante em lead ou de um lead em cliente. Pode ser desde uma página de cadastro (captura de e-mail) a uma oferta de um produto ou serviço online.

Essa página costuma ter poucos elementos para não distrair o visitante e conta com um CTA (call to action), que é a chamada para determinada ação, clara e bem definida.

O objetivo é que o visitante encontre todas as informações numa mesma página, de forma a direcioná-lo para a tomada de ação. Dessa forma, o usuário pode se aprofundar no assunto ou item oferecido, evitando ainda que ele “escape” para outros conteúdos. 

Diferença entre landing page e site

É comum haver uma confusão entre esses dois termos.

Como explicado no tópico anterior, o foco da LP é a conversão, ou seja, levar o visitante a uma ação para conseguir informações dele – dando em troca uma assinatura de newsletter ou um ebook, por exemplo – ou mostrar para o lead, de forma mais atrativa e persuasiva, um produto ou serviço através de uma oferta. Além disso, outra característica da landing page é ser uma página única.

Por outro lado, o site é o ambiente no qual está todo o conteúdo que a empresa tem a oferecer para o seu público. Em outras palavras, possui outras seções, mais páginas. É ali que o usuário pode conhecer tudo sobre a marca, seus produtos e serviços, entre outras informações relevantes.

Por que as páginas de destino são importantes?Um homem subindo uma escada em direção a um celular, representando uma página destino

As landing pages são importantes porque estimulam as conversões determinadas numa estratégia. 

Uma marca quer mais leads? Uma boa LP, que ofereça algo valioso em troca – como um ebook ou o recebimento de uma newsletter com conteúdos de interesse do público-alvo –, pode conseguir informações importantes, como nome completo, idade e email daquele que acaba de se tornar um lead.

Com esses dados, por exemplo, é possível segmentar melhor as campanhas e reduzir o ciclo de vendas.

Agora, se o interesse do momento for transformar mais leads em clientes, uma landing page com uma oferta logo em seu primeiro scroll, focada em tirar dúvidas finais de seu possível cliente, mostrando os benefícios do produto ou serviço, é o caminho.

Quais são os tipos de landing pages?

Existem diferentes tipos de landing pages, para diversas finalidades. Veja a seguir: 

Landing page de captura de leads

Essa é a página ideal para converter visitantes em leads, com a utilização de um formulário que pode pedir, por exemplo, email, nome completo, idade e telefone em troca de um atrativo, como um ebook ou um convite para um webinário. A partir disso é possível acompanhá-lo em cada etapa da jornada de compra.

Squeeze landing pages

É um tipo mais simples de landing page, usado para conseguir o email (e às vezes o nome) de um usuário da web. Em outras palavras, convertê-lo em lead.

Landing page de eventos

O objetivo dessa LP é reunir as principais informações sobre um evento, como as atrações, os horários, o local, entre outras que fazem com que o visitante tenha o interesse em participar.

Landing page de vendas

Como o nome já sugere, essa página de destino tem como principal intuito a conversão de leads em clientes. Por isso, deve incluir os benefícios de adquirir o serviço ou produto oferecido.

Como criar uma Landing Page de sucesso?Um computador com a tela escrito "titulo" "subtitulo" e "call to action"

Na construção de uma landing page há elementos que são essenciais para atingir a finalidade de conversão. Antes de mais nada, no entanto, é preciso definir o que é importante para a marca no momento: gerar mais leads ou aumentar a transformação desses em clientes?

Além disso, há diversas ferramentas que facilitam a construção de uma LP. Alguns exemplos:

  • HubSpot
  • LAHAR
  • Instapage
  • Lander
  • Unbounce

Veja alguns pontos de atenção para a criação de uma LP de sucesso:

Título e subtítulo

O primeiro contato que um leitor tem com qualquer texto é o título, seguido do subtítulo. Portanto, ele precisa ser atrativo e transmitir de forma bem direta qual é o valor (e aqui não se fala de dinheiro) do produto ou serviço, como forma de atraí-lo.

Descrição da oferta

Por mais que a landing page não deva contar com textos longos, é necessário descrever bem o que está sendo ofertado, logo no primeiro scroll. A escrita persuasiva aqui é um elemento central. É possível utilizar também os recursos abaixo:

  • negrito em pontos mais relevantes;
  • bullet points
  • destacar big numbers
  • utilizar imagens ou vídeos

Design

Quem nunca ouviu que “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Uma imagem bem produzida, de alta qualidade, que reflita o que você está ofertando, tem um alto poder de conversão.

Além disso, a landing page precisa ter um design mais clean, para não tirar a atenção do visitante, e contar com um carregamento rápido.

Chamada para ação

Um ponto fundamental para uma boa landing page é o CTA (call to action, ou chamada para ação, em português). Esse recurso precisa ser destacado, bem visível e convidativo (escrita persuasiva).

E lembre-se do que já foi dito neste artigo: é preciso ter algo de valor para oferecer em troca, no caso de a LP ser focada na conversão de visitantes em leads.

Quer criar uma landing page para o seu site ou ter uma produção robusta de conteúdos de qualidade? Então, entre em contato com a Prosperidade e marque um papo com o nosso especialista.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts