Como aplicar o email marketing para instituições de ensino

Canal é poderoso aliado para atrair novos estudantes e manter relação próxima com comunidade escolar


Table of Contents


Ilustração: uma mulher com um aviãozinho de papel. Ao fundo, uma mensagem de email, representando o email marketing para instituições de ensino.Quem acha que o email é uma forma de comunicação ultrapassada perto de todas as novas ferramentas que surgiram nos últimos anos está cometendo um equívoco. Esse canal se tornou um poderoso aliado nas estratégias de marketing.

O email marketing para instituições de ensino pode ter um importante papel para atingir um público maior, mostrando os seus atrativos e diferenciais para atrair novos estudantes para a escola. Além disso, serve também como uma ferramenta para fidelização de estudantes ou seus responsáveis, se for o caso.

Ao longo desse artigo, vamos mostrar por que vale a pena investir nesse tipo de comunicação e como aplicá-la em sua instituição de ensino.

Por que usar o email marketing no setor da educação?

O email marketing é uma estratégia que exige um baixo investimento e que tem diferentes efeitos positivos, como:

  • Estabelecer um relacionamento com potenciais novos alunos e fortalecer a ligação com os já matriculados;
  • Permitir interação, ao incorporar formulários, quizzes, vídeos, jogos etc;
  • Conhecer o seu público;
  • Compartilhar conteúdos que contribuam para o aprendizado de seus alunos;
  • Alcançar maior visibilidade para os seus produtos e serviços;
  • Maior mensuração de resultados, a partir do uso de ferramentas de automação.

Como aplicar o email marketing para instituições de ensino? 

Um megafone saindo de um envelope.

Escolas e universidades podem utilizar diferentes tipos de email marketing, a depender do objetivo a ser alcançado, sempre de acordo com a estratégia definida. Veja alguns exemplos: 

1. Newsletter

Um dos tipos mais populares de email marketing, a newsletter é um periódico que pode ser enviado com diferentes tipos de frequência, seja semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo. Esse tipo de mensagem pode ter conteúdos como notícias variadas, informações sobre eventos, novidades do ambiente escolar, dicas de livros e séries e outras informações que possam interessar ao seu público alvo. 

Ela pode ser enviada para alunos, pais, ex-alunos, professores, funcionários e potenciais clientes. Vale, ainda, disponibilizar no site da escola um formulário para que os visitantes se cadastrem e recebam a newsletter em seu email.

2. Email promocional

Esse tipo de email marketing tem como objetivo converter o público por meio de uma oferta. Seu foco pode ser divulgar promoções de matrículas e mensalidades, palestras e outros eventos. É importante que esse envio seja direcionado a um público interessado, que tenha se cadastrado para receber mensagens do tipo.

3. Email sazonal

O email sazonal é enviado em um intervalo de tempo maior. Normalmente, é usado em datas comemorativas ou que tenham relação com a instituição de ensino, como início e retorno de férias, períodos de matrículas, aniversário da instituição de ensino, entre outros.

4. Email transacional

Funciona como uma resposta automática que é gerada para confirmar algo, como inscrição em cursos, pagamentos, matrículas, diferentes solicitações, entre outras possibilidades.

5. Email de boas-vindas

Como o nome já sugere, é um email direcionado a novos alunos, que pode conter não apenas as boas-vindas, como informações relevantes para a inserção do estudante no ambiente escolar.

Dicas importantes para um email marketing eficiente

Uma mão saindo de um notebook segurando um envelope.É importante contratar uma equipe capacitada e especializada em marketing de conteúdo. Só assim sua estratégia de email marketing conseguirá atingir os objetivos de conversão e fidelização de forma eficaz. 

Veja alguns pontos que fazem diferença na hora de montar uma estratégia:

Segmentação das listas

De nada adianta enviar seu conteúdo para um público que não tenha qualquer tipo de interesse no seu serviço, concorda? Afinal de contas, o grande objetivo é justamente atrair novos alunos. O email marketing segmentado conta com uma série de dados que faz com que as mensagens sejam enviadas para as pessoas certas.

Uma pesquisa realizada pelo The Institute of Direct and Digital Marketing mostrou que 82% dos profissionais de marketing digital afirmam que a personalização resulta em melhores taxas de abertura.

Mas, para acertar na segmentação, é preciso utilizar uma série de ferramentas de software, incluindo um provedor de serviços de email (ESP) ou uma ferramenta de automação de email, e landing pages no site da instituição, com preenchimento de formulários e incentivo para inscrição de email.

Também é possível fazer essa segmentação nas próprias ferramentas de criação e disparo de newsletters, de diversas maneiras, como:

  • por localização;
  • idade;
  • série escolar em que se encontra o estudante;
  • se são alunos, professores, pais ou potenciais matriculados etc.

Para isso, muitos disponibilizam opções de tags para caracterizar cada contato, além de outros recursos que possibilitam a geração de dados.

Criação de materiais ricos

É essencial que uma instituição de ensino demonstre sua autoridade, reforçando que conta com os profissionais mais capacitados do mercado.

Uma forma eficiente para demonstrar isso é com a produção e divulgação de materiais ricos, que são aqueles que se aprofundam em determinado tema.

Um dos exemplos mais comuns é o e-book. Nesse formato, você pode criar um conteúdo completo. Um exemplo: a instituição pode fazer um guia sobre como os estudantes podem se preparar para o vestibular, com técnicas eficientes de estudo.

Esse material pode ser disparado por email e até permitir uma troca com quem os recebe. Com um simples CTA em seu site ou blog, você pode conseguir o nome e email de uma pessoa interessada nesse e-book. Alguém que pode se tornar um futuro estudante de sua instituição.

E, como já dissemos, por meio da segmentação, você consegue saber se está atingindo o público que deseja, inclusive, se estão abrindo esses materiais. 

Outro formato bastante utilizado e popular, especialmente entre um público mais jovem, é a criação de vídeos. As possibilidades aqui são infinitas, como incluir uma apresentação atrativa da instituição e conteúdos extras, para além da grade curricular, por exemplo.

Botões de conversão

Essa é uma estratégia para levar o leitor a uma ação imediata, aumentando a taxa de conversão e a interação. Para isso, é preciso usar frases que instigam a sua curiosidade, cores diferenciadas, entre outros artifícios.

Personas

A comunidade escolar conta com pessoas de diversos perfis. Professores, alunos e professores, por exemplo, são bem diferentes entre si. Mas não apenas isso. Até na hora de captar novos alunos, é importante lembrar que existem pessoas de diferentes idades, classes sociais, com interesses e objetivos diversos. 

Por isso, é fundamental que se crie personas que representem o seu público-alvo, para saber com quem você está se comunicando e ser eficiente nessa abordagem. 

As personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de público. Isso permite a criação de conteúdos personalizados, que conversam com cada grupo segmentado, além de evitar desperdício de recursos.

Uma forma eficiente de acertar na criação dessas personas é entrevistar o seu público. O passo a passo segue esta lógica:

  1. Coleta de dados;
  2. Realização de perguntas sobre seu perfil;
  3. Análise dos dados coletados;
  4. Estruturação da persona;
  5. Compartilhamento da persona com a equipe de marketing para se criar estratégias eficientes.

Dica: A Rock Content e a Resultados Digitais desenvolveram o Fantástico Gerador de Personas, que é um guia para a criação de personas. 

Planejamento

Marketing e planejamento andam juntos. É preciso criar, além de um calendário editorial, pelo qual você oferecerá conteúdo relevante, uma agenda de disparos de emails para não encher a caixa de entrada das pessoas com mensagens em excesso.

Ferramenta de automação

A ferramenta de automação de email marketing permite otimizar o tempo gasto, realizar testes A/B, mensurar os resultados, auxiliar a nutrição de leads, entre outras vantagens.

Mensuração de resultados

Uma estratégia precisa ser mensurada para identificar os seus resultados e a eficácia de cada ação. Por isso, é importante definir os KPIs e usar essas informações para otimizar as suas campanhas.

Neste artigo, apresentamos as vantagens de investir no e-mail marketing para instituições de ensino. Se você deseja contar com uma agência especializada no assunto, entre em contato conosco. Será um prazer avaliar as suas necessidades e elaborar uma estratégia personalizada para a sua instituição de ensino. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts