Taxa de Conversão: saiba como utilizar essa métrica

Métrica ajuda a verificar se resultados são bons ou ruins e a repensar estratégia


Table of Contents


Ilustração: mulher insere moedas com figuras de pessoas dentro de um funil, representando a taxa de conversão.

Um dos grandes objetivos do marketing digital é fazer com que o consumidor evolua nas etapas do funil de vendas e conclua sua jornada com a realização de uma compra de serviço ou produto oferecido por uma empresa.

Mas, quando se fala em conversão, isso vai muito além de apenas realizar a venda. Envolve qualquer meta estabelecida, como, por exemplo, a baixa de um ebook, o cadastro em uma newsletter, um pedido de orçamento, entre outras possibilidades. 

Para visualizar em números se determinada estratégia de marketing tem atingido esse objetivo existe a taxa de conversão. Neste artigo, vamos explicar a importância dessa métrica, como calculá-la e quais estratégias podem ser adotadas para melhorá-la. 

O que é taxa de conversão?

Taxa de conversão é uma métrica para mensurar a evolução dentro do funil de vendas. Serve para visitantes que se tornaram leads ou leads que viraram clientes, por exemplo. Ou seja, é o número que mostra se a sua estratégia de marketing tem sido eficaz.

Por meio dessa taxa é possível medir o quanto de retorno qualquer tipo de investimento tem dado para o seu negócio.

Um exemplo simples: ao enviar um email convidando sua rede de contatos a assinar a newsletter da sua empresa, a taxa de conversão é o que mostra quantas pessoas, de fato, clicaram no link e se cadastraram para receber o periódico. 

Essa métrica pode ser usada em todas as etapas do funil de vendas e traz um diagnóstico sobre falhas, carências e êxitos alcançados.

Como calcular a taxa de conversão?

Uma mão digita números em uma calculadora.

É possível mensurar o percentual da taxa de conversão entre cada estágio, de uma forma bem simples:

Vamos supor que no seu site possui uma seção na qual os visitantes podem se inscrever para receber a newsletter semanal, com os conteúdos mais recentes. 

Em um mês, a página recebeu 5.000 visitas e teve 1.500 cadastros na newsletter. 

A conta que você deve fazer para saber a taxa de conversão é:

Conversões no período ÷ total de contatos x 100 = taxa de conversão (%)

Ou seja, nesse caso: 1500 ÷ 5000 = 0,3 x 100 = 30% 

Essa conta serve para calcular diferentes ações de marketing, como preenchimento de formulários, clique em links indicados, entre outras possibilidades.

Para quem tem uma loja online, a taxa de conversão é calculada pelo número de vendas realizadas no período analisado, por exemplo.

Como saber se minha taxa de conversão está boa?

Uma informação importante você já sabe: como calcular a taxa de conversão. Mas, aí vem outra questão: como saber se o resultado é considerado baixo, razoável, bom ou excelente?

Infelizmente, para isso não há uma fórmula única, como no caso do cálculo. Isso é algo que depende de vários fatores.Um dos caminhos é fazer um estudo de mercado.

Ao comparar os resultados dos seus concorrentes, você consegue ter um panorama sobre o que seus números representam dentro do mercado e, o mais importante, dar um direcionamento sobre o que precisa ser feito dali em diante.  

No caso dos ecommerces, por exemplo, segundo o E-commerce Radar, a taxa média de conversão é de 1,44%. Mas, essa informação também não é o bastante, já que existem muitas variações de segmento para segmento. Essa taxa pode ser alta para um negócio de venda de carros de luxo e baixa para uma loja de acessórios, entende?

Por isso, reforçamos sempre a importância de contar com um time de profissionais de marketing capazes de analisar todas as variáveis, dentro do contexto em que o negócio está inserido. 

Como melhorar a taxa de conversão?

Um ímã atrai pessoas para dentro de um computador.

Após entender o que é a taxa de conversão, como calculá-la e como identificar se o resultado apresentado foi bom ou não, chegou o momento de saber como melhorar esses números.

1. Testes A/B

Essa é uma forma simples e efetiva para melhorar a taxa de conversão. Basicamente, trata-se de um experimento, em que você compara duas versões de uma mesma página: uma atual e outra com alguma mudança.

Elas ficam disponíveis ao mesmo tempo para o usuário e, a partir disso, identifica-se qual obteve maior taxa de conversão. Com isso, você consegue saber se a alteração surtiu efeito ou não. Em caso negativo, novos testes precisam ser feitos.

2. Proposta de valor

Basicamente, aqui, o objetivo é oferecer algo de valor ao visitante para que ele preencha um formulário, ou seja, para convertê-lo em lide e ter informações importantes que servirão para nutri-lo e acompanhá-lo ao longo do funil de vendas. Um ebook, a participação num webinário ou um white paper são opções para dar em troca desses preciosos dados.

Aqui, entram questões importantes do marketing digital, como a escrita persuasiva.

3. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos que fazem com que o cérebro tome uma decisão, sem perceber que está sendo influenciado para fazer isso. 

Há vários gatilhos mentais que podem ser usados, mas vamos usar três deles como exemplo:

  • Escassez: mostrar que um produto ou serviço está disponível em quantidade limitada ou se esgotando faz com que seja ativado o senso de urgência na tomada de decisão.
  • Urgência: desperta a necessidade de agir rapidamente para não perder determinada oportunidade.
  • Prova social: As avaliações positivas de outros consumidores são gatilhos que podem ser usados pelas marcas em suas estratégias de marketing. 

4. Usar a linguagem do seu público

Você tem que saber para quem está falando e, por isso, entender a sua persona (personagem fictício que representa o seu público ideal) é tão importante. Se o seu negócio é voltado para um público mais jovem, você não vai atingi-lo se usar uma linguagem sofisticada e formal. Quanto mais simples, direto e claro você for, maiores as chances de alcançar as pessoas que deseja impactar. 

Agora que você já sabe a importância da taxa de conversão para o seu negócio, o que acha de aumentar esses números? Entre em contato conosco, que nossos especialistas podem te ajudar a atrair um maior público para a sua marca!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts