featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

O Guia do Marketing de Conteúdo para Eventos

O Guia do Marketing de Conteúdo para Eventos

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

06 de Setembro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Existem muitas dúvidas acerca da aplicação do marketing de conteúdo para eventos. 

As mecânicas de produção de conteúdo são facilmente entendidas quando utilizadas para a venda de produtos e prestação de serviços. 

Mas o segmento de eventos tem suas particularidades. Afinal, muitas vezes não são recorrentes. 

Então, o que fazer com a audiência adquirida por meio das atividades de inbound? Como utilizar as peças criadas para prospectar usuários e fidelizá-los? Quais são os canais indicados para divulgação de eventos?

Se você tem essas e outras dúvidas, chegou ao lugar certo. Neste texto, entenda como utilizar o marketing de conteúdo para eventos e atrair uma audiência qualificada. 

Como funciona o marketing de conteúdo para eventos?

Montagem abstrata: uma mão saindo de um notebook segura um megafone.O marketing de conteúdo para eventos funciona como uma maneira de atrair participantes antes mesmo da ocasião. Para tal, são criadas peças de conteúdo variadas, que geram engajamento prévio e mantém a lealdade da audiência. 

Isso quer dizer que essa estratégia é útil para divulgar eventos únicos, mas ganha ainda mais importância para eventos regulares, presenciais ou online. 

Contudo, eventos podem ter diferentes objetivos, como o networking, a atração de investidores ou a geração de receita direta ou indireta. 

Esse último caso, em particular, pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio. 

Na era digital, eventos virtuais são muito fáceis de se criar. Por isso, é possível utilizá-los para os mais diversos objetivos de marketing, como: 

  • Geração de leads
  • Aquisição de tráfego
  • Percepção de marca
  • Interação com o usuário
  • Reter clientes
  • Suporte e atendimento
  • Vendas. 

Assim sendo, eventos menores podem anteceder um evento principal, atraindo pessoas e garantindo o sucesso da empreitada. 

Alguns exemplos de eventos no mundo digital são: 

  • Palestras
  • Webinários
  • Conferências
  • Debates
  • Mesas redondas
  • Shows
  • Demonstrativos
  • Onboardings
  • Aulas
  • Treinamentos
  • Etc.

Contudo, a grande força das ações de conteúdo no setor está no recolhimento de leads. 

O email é um dos grandes aliados de empreendedores que desejam fidelizar o público e fazer com que se tornem clientes recorrentes. 

Quais são os canais e formatos de marketing de conteúdo para eventos?

Uma mão segurando um celular.A web proporciona uma série de recursos valiosos para atrair e engajar usuários. 

No marketing de conteúdo para eventos, sua grande vantagem é a antecipação. 

Com isso, é possível aumentar o número de inscritos no evento e ter uma expectativa do número de participantes. 

Além disso, aqueles que se inscreveram podem se tornar integrantes regulares do evento, formando comunidades, mais um importante elemento das ações digitais. 

A seguir, conheça alguns dos canais, formatos e exemplos de aplicação dos principais artifícios para promoção de eventos. 

Blog posts

Diferentemente do que pensa boa parte das pessoas, um blog corporativo não é utilizado somente para publicar novidades e promoções. 

Em estratégias de marketing de conteúdo, sua principal função é atrair usuários por meio dos mecanismos de busca, como o Google.  

Para tal são aplicadas técnicas de otimização (SEO), responsáveis por posicionar blog posts nos links no topo dos buscadores. 

No segmento de eventos é recomendado o foco em palavras-chave relacionadas ao tema do encontro. Também é importante abranger um tema central nos eventos subsequentes, já que as publicações continuam a atrair usuários após o acontecimento.

Social posts

As redes sociais são praças de interação virtuais. É lá que as pessoas se reúnem para passar o tempo, conversar e se relacionar. 

Ou seja, são um ótimo local para atrair pessoas para um evento. 

Mais do que isso, elas podem também ser o palco do episódio, já que plataformas sociais como YouTube, Instagram e Facebook possuem suas próprias ferramentas de vídeos ao vivo. 

O interessante, nesse caso, é que os botões e comentários fomentam as interações. Assim, os participantes podem fazer perguntas e enviar reações em tempo real. 

Materiais Ricos

Os materiais ricos são peças adicionais enviadas em um período anterior ao evento e servem para atrair pessoas com um potencial de participação. 

Para facilitar a compreensão, vamos recorrer a um exemplo. 

Suponhamos que você seja dono de uma clínica de estética que planeja realizar um webinário sobre os procedimentos da técnica lipo enzimática. 

Algumas semanas antes, você oferece um ebook com o tema “Como Emagrecer de Maneira Segura”. Para baixá-lo, o usuário deve fornecer alguns dados de contato. 

Perceba que, nesse caso, há uma segmentação psicográfica, na qual é identificado um interesse do público. 

Assim, quando se aproxima o evento, você pode enviar uma mensagem convidando as pessoas, aumentando as chances de elas se inscreverem. 

Newsletter e fluxos continuados

Como dito, o email marketing é o supra sumo do marketing de conteúdo para eventos. 

As mensagens por email podem ser enviadas em diversas etapas do processo. 

É possível, por exemplo, nutrir os leads adquiridos por meio de newsletter ou fluxos de nutrição, trazendo informações úteis sobre o tema do evento. 

Assim, em uma data próxima à ocasião, uma mensagem oferecendo a compra do ingresso pode ser enviada. 

Nesse momento, as chances de conversão são maiores, já que o usuário já interagiu com a marca e estabeleceu uma relação de confiança.

O marketing de conteúdo para eventos tem suas peculiaridades. Ao utilizá-lo com consciência, é possível trazer bons resultados para o negócio a longo prazo. 

Então, se você deseja contar com um parceiro para essa tarefa, entre em contato conosco. Será um prazer avaliar a sua situação e propor uma solução. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts