featured-image
Blog / SEO /

Volume de Buscas do Google: o que é e onde encontrá-lo

Volume de Buscas do Google: o que é e onde encontrá-lo

clock icon

Tempo de leitura: 7 min

21 de Julho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

O volume de buscas do Google é muito importante para quem investe em SEO.

Afinal de contas, quando identificamos palavras-chave relevantes, espera-se que um bom número de pessoas realizem a busca pelo termo mensalmente. 

Essa é a melhor maneira de atrair visitantes por meio dos mecanismos de busca. Além disso, é a forma mais prática de fazer com que usuários que nunca interagiram com uma marca estabeleçam o primeiro contato. 

A partir daí, é possível iniciar a jornada do consumidor, ativá-lo no funil de vendas e, posteriormente, transformá-lo em um cliente leal.

Contudo, é normal surgirem algumas dúvidas sobre o que é, sua importância e como saber se o volume de buscas de uma determinada keyword é suficiente. 

Se você compartilha essas dores, continue a leitura. No artigo a seguir, saiba as respostas para essas e outras perguntas. 

O que é volume de buscas do Google?

Volume de buscas do Google é a quantidade de pesquisas realizadas no buscador durante um determinado período de tempo. Normalmente, é identificado um valor por mês. Trata-se de um dado valioso para profissionais de marketing que utilizam-se dessa métrica para planejar ações de SEO. 

Ou seja, é um valor numérico que corresponde a quantas vezes um determinado termo foi pesquisado em um certo período de tempo ou a média de buscas em um prazo definido. 

Esse valor é observado por meio de ferramentas de palavras-chave, como o Google Keyword Planner

Em algumas delas, também é possível obter dados sobre a dificuldade de ranqueamento, que leva em consideração a concorrência para uma keyword. 

No Planejador de Palavras-Chave do Google, ela é estabelecida através de etiquetas que identificam a competição como alta ou baixa. 

Em outras ferramentas, como o SEMrush, é atribuído um valor numérico para a medida de dificuldade (KD), que vai de 0 a 100, sendo 0 muito fácil e 100 muito difícil.

Veja as informações disponíveis para o termo “alugar casa” no SEMrush: 

Print de tela: keyword magic tool do SEMrush para o termo "alugar casa".Isso significa que o termo “casas para alugar” tem 673 mil buscas mensais e uma dificuldade de ranqueamento de 57. 

Para o profissional planejador, isso indica que há uma boa concorrência para o termo. Portanto, mesmo com um bom volume, talvez não valha a pena brigar pela classificação na SERP

Contudo, o termo “casas para alugar em Curitiba”, que tem um volume mensal menor, de 12100, e uma dificuldade média de ranqueamento, pode ser uma boa oportunidade. 

Para uma imobiliária que aluga casas na capital paranaense, é a chance de atrair um público qualificado.

Juntas, essas duas métricas (volume e dificuldade) são fatores decisivos para definir qual palavra-chave trará melhores resultados para um negócio. 

Além disso, boa parte desses softwares traz, também, gráficos de tendência, que são importantes para a análise

Há ainda um elemento muito importante: a intenção de busca, que depende do fator humano para interpretação. 

Esses são os componentes indispensáveis para planejar, otimizar, criar conteúdo e posicionar links na primeira página do Google

 

Qual é a importância do volume de buscas em SEO?

O volume de buscas é importante para uma estratégia de SEO porque permite ao profissional da área identificar se vale a pena ou não otimizar páginas para uma determinada palavra-chave. 

Nada menos que 93% das compras online se iniciam nos motores de pesquisa (Web FX, 2022). 

Para empresas, posicionar páginas no topo dos buscadores é vital para atrair visitantes e convertê-los em clientes. 

Como saber o volume de buscas de uma palavra-chave?

Imagem: uma mão segura uma lupa, sobre a qual circulam o nome de algumas ferramentas de palavras-chave: Google Keyword Planner, SEMrush, Majestic, Ubersuggest, AnswerThePublic, Moz e Ahrefs. Para saber o volume de buscas de uma palavra-chave, é necessário consultar uma ferramenta especializada. 

Elas são muitas, mas podemos citar alguns exemplos como: 

  • Google Keyword Planner
  • SEMrush
  • Moz
  • Ahrefs
  • Majestic
  • Ubersuggest
  • AnswerThePublic. 

A maior parte dessas ferramentas é paga, mas existem aquelas que permitem o uso limitado dos recursos de forma gratuita. 

Outro instrumento interessante é o Google Trends, que embora não revele o número exato de buscas, traz gráficos de tendência que podem ser valiosos para os profissionais planejadores. 

especialista-seo

O que é um bom volume de buscas para uma palavra-chave?

Não há como definir qual é um valor ideal para o volume de buscas por uma palavra-chave. 

Antes de mais nada, para identificar boas oportunidades de keywords, é necessário: 

  • Avaliar se o termo corresponde ao nicho de mercado do negócio
  • Identificar a intenção de busca do usuário ao realizar a pesquisa
  • Mensurar a relação entre o volume de buscas e a dificuldade de ranqueamento. 

Perceba que o volume de buscas é observado somente depois de outras duas ações. 

Isso não tem relação com a importância, mas com a metodologia. 

Para facilitar a compreensão do tema, vamos recorrer a um exemplo. 

Imagine que você é dono de uma livraria especializada em livros de terror em São Paulo. Ao fazer a pesquisa, você inicia pelo óbvio e encontra o termo “livros”. 

Essa é uma keyword adequada ao segmento de mercado e cuja intenção de busca corresponde ao que você deseja: vender. 

Além disso, possui 370 mil de volume de buscas, indicando que seria uma ótima opção para ranquear em primeiro. 

Contudo, essa não será uma tarefa fácil, já que há uma dificuldade de ranqueamento de 70 para o termo. 

A ideia, agora, é ser cada vez mais específico, aplicando o conceito de cauda longa

Então, a pesquisa migra para o termo “livros de terror”. Aqui observa-se um volume de buscas de 14 mil e uma dificuldade de ranqueamento de 36. 

Ou seja, é uma oportunidade muito interessante, embora apresente alguma concorrência. Se você deseja realizar vendas em um comércio eletrônico, pode ser uma boa ideia utilizá-lo. 

Mas, durante a pesquisa, também é possível observar outras oportunidades. 

Por exemplo, para o termo “livros de terror psicológico”, há um volume de 700 buscas mensais, mas uma dificuldade de ranqueamento menor: apenas 12. 

Outra: o termo “melhores livros de terror” tem um volume de buscas de 3 mil e uma dificuldade de 9. Contudo, ao verificar a intenção de busca, observamos que o objetivo do usuário que realiza essa busca não é realizar uma compra, mas conhecer as opções disponíveis no mercado. 

Aqui, é uma boa ideia criar um blog post com o título “Os melhores livros de terror para ler em 2022”. Ao longo do texto, você pode adicionar links para as páginas de produto, estimulando a compra. 

Outra ideia que você encontra é o termo “livros didáticos”. Contudo, não se adequa à persona, já que a livraria não vende esse tipo de produto. 

Agora vamos à cereja do bolo. Ao dar continuidade à pesquisa, você identifica o termo “comprar livros de terror em são paulo”. Aqui observamos um volume de buscas de 10 e uma dificuldade de ranqueamento de 4. 

Perceba que, mesmo que apenas 10 pessoas visitem uma página otimizada para essa keyword, elas estão muito próximas do momento da compra e as chances de conversão são altas. 

Ou seja, um alto volume de buscas não é sempre a melhor opção, sendo necessário o uso de inteligência de negócios para traçar o caminho. 

Assim, temos: 

Tabela: Palavra-chave, volume e dificuldade.

Aqui concluímos que: 

  • A palavra-chave “livros” tem um bom volume de buscas, mas é muito abrangente e tem uma alta dificuldade de ranqueamento. Não é recomendado investir nessa keyword.
  • A palavra-chave “livros didáticos” tem um bom volume de buscas e uma dificuldade razoável, mas não se adequa à persona. Não é recomendado investir nessa keyword.
  • A palavra-chave “livros de terror” tem um bom volume de buscas e uma dificuldade razoável. Essa é uma keyword vital para o negócio. 
  • A palavra-chave “melhores livros de terror” tem um volume razoável e uma baixa dificuldade de ranqueamento. É uma boa ideia criar um blog post. 
  • A palavra-chave “livros de terror psicológico” tem um volume razoável e uma baixa dificuldade de ranqueamento. É uma boa ideia investir nessa keyword. 
  • A palavra-chave “comprar livros de terror em são paulo” tem um baixo volume de buscas e baixa dificuldade de ranqueamento, mas captura o usuário no momento de decisão da compra. Essa é uma keyword vital para o negócio. 

Como visto, a keyword com o menor volume de buscas (“comprar livros de terror em são paulo”) pode gerar os melhores resultados. 

A partir disso, você pode utilizar outras táticas como o inbound marketing, as redes sociais e o email marketing para fidelizar esses leitores, trazendo receita recorrente para a livraria. 

Outro detalhe interessante se refere ao termo “livros de terror”, que é essencial para o negócio, mas que pode apresentar alguma dificuldade de ranqueamento. 

Nesse caso, o ideal é otimizar essa página, gerar uma boa experiência de navegação, conquistar backlinks e fazer o máximo para alcançar o primeiro lugar. 

E isso se aplica a qualquer nicho de mercado. 

Entender a importância do volume de buscas e sua relação com outras métricas é essencial para o SEO e o marketing de conteúdo

Então, se você deseja saber mais sobre esse universo e receber conteúdos valiosos como esses diretamente na sua caixa de entrada, assine a nossa newsletter na imagem abaixo. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts