featured-image
Blog / SEO /

Profissional de SEO: saiba quais são os principais cargos da área

Profissional de SEO: saiba quais são os principais cargos da área

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

23 de Dezembro de 2022 | 13:05

Os profissionais de SEO estão sendo tão requisitados pelas empresas que muitas vezes times completos de especialistas nessa área são montados.

Tem aqueles mais especializados na parte técnica dos sites, que muitas vezes atuam junto aos desenvolvedores, os mais focados no conteúdo, outros que vão para o campo das relações públicas e assim por diante.

Neste artigo vamos abordar alguns dos principais cargos voltados para profissionais de SEO.

O que é um profissional de SEO?

O profissional que trabalha com SEO (search engine optimization) é especialista em tornar sites e blogs otimizados para os mecanismos de busca, principalmente o Google.

Ele é antenado com as atualizações que o Google faz em seu algoritmo, conhece os principais fatores que fazem uma página ser bem ranqueada nos resultados de busca e sabe identificar as melhores palavras-chave para um conteúdo, aquelas que correspondem às intenções de procura dos usuários da internet.

O profissional de SEO está sendo cada vez mais requisitado nas empresas porque é quem vai tentar garantir que a experiência dos visitantes de um site seja a melhor possível, para que eles queiram voltar e até se tornem clientes fiéis.

O que faz um profissional de SEO?

Entre as principais tarefas, estão as seguintes:

  • Garantir que os mecanismos de pesquisa possam rastrear e indexar com eficiência as páginas da web;
  • Medir o tráfego do site, engajamento e métricas de conversão;
  • Monitorar tendências de pesquisa;
  • Monitorar algoritmos de mecanismos de pesquisa;
  • Fazer auditorias de páginas da web e recomendar melhorias;
  • Gerar ideias de conteúdo para o público-alvo definido;
  • Orientar a criação de conteúdo
  • Pesquisar e priorizar palavras-chave
  • Otimizar a velocidade do site e a compatibilidade com dispositivos móveis

 

O salário médio de um analista de SEO no Brasil é de R$ 3.042, segundo o site Glassdoor, e R$ 3.311, segundo a Catho.

Quais são os principais profissionais de SEO?

Um homem engravatado com nootbook na mão

Com um nicho em ritmo de crescimento tão alto, é natural que o que antes era apenas um consultor de SEO tenha, atualmente, se desmembrado em inúmeras outras funções e cargos dedicados ao assunto.

A seguir, vamos detalhar alguns desses trabalhos que podem ser ocupados pelos profissionais de SEO:

Especialista e analista de SEO

São os cargos mais genéricos e mais comuns para o profissional de SEO.

O especialista, muitas vezes chamado de analista, vai fazer um pouco de tudo: auditar sites e páginas para ficarem mais otimizados para buscadores, pensar na estrutura dos sites, juntamente com os desenvolvedores, e na otimização dos conteúdos, com os redatores, estudar potenciais  palavras-chave para os conteúdos, trabalhar no link building e fazer a análise das métricas.

Especialista em marketing de conteúdo

Também é um nome mais genérico que se dá ao profissional de SEO mais focado em conteúdos, juntando o que o estrategista e o redator de conteúdo (que vamos descrever abaixo) fazem.

Redator SEO

O redator SEO tem como principal função desenvolver conteúdos de qualidade com foco em SEO.

Ou seja, ao mesmo tempo em que ele se preocupa com a qualidade do texto e das informações, ele usa técnicas de SEO – como priorização de boas palavras-chave, uso de meta-descrições atraentes e utilização inteligente de links – para tentar aumentar o número de visitas para o site.

Estrategista de Conteúdo

Esse profissional não é chamado de estrategista à toa: é ele quem mapeia os potenciais conteúdos que podem ser feitos para agregar valor e atrair mais acessos às páginas de um site ou blog. 

O estrategista de conteúdo trabalha geralmente com planejamentos de longo e médio prazos, definindo os assuntos de interesse para a persona daquele site ou blog, buscando direcionamentos de abordagens, pesquisando palavras-chaves e construindo os briefings para que os redatores coloquem a mão na massa.

O estrategista também precisa ser bom de análises, tanto dos resultados de seu próprio produto quanto dos concorrentes, porque é assim que ele vai traçar seus próximos planejamentos.

SEO técnico

Esse profissional vai se preocupar principalmente com a parte técnica do SEO, que é garantir que as páginas e os sites sejam indexáveis e rastreáveis pelo Google.

Ele vai checar, por exemplo, os links, as URLs, a arquitetura dos sites, os códigos na página e todas as Core Web Vitals.

Desenvolvedor

Quando um desenvolvedor constrói um site já com o SEO em mente, as chances de um melhor ranqueamento no Google e nos demais buscadores aumentam muito. 

Isso porque ele já vai pensar em fatores como melhor navegabilidade, arquitetura do site, velocidade, se é mobile friendly e todos os outros critérios que são considerados para qualificar uma página, do ponto de vista mais técnico.

Por isso, muitos profissionais de SEO com conhecimentos em computação estão se estabelecendo nessa função, garantindo um diferencial no mercado de trabalho.

Link Builder

O foco é na construção de uma rede de links em torno de um site, para ajudar a fazer com que o domínio ganhe autoridade na internet.

O bom link builder atua analisando páginas que citam ou poderiam citar um site e tenta construir parcerias e relacionamentos que poderão se transformar em links.

Relações Públicas Digitais

É o profissional que vai trabalhar para consolidar uma marca na internet para todos os públicos que estão ligados a ela, podendo usar para isso todos os canais possíveis, como redes sociais, blogs, podcasts etc. 

Boas práticas de RP digital podem atrair, por exemplo, uma boa construção de links em torno de uma marca, dentro das diretrizes do Google, beneficiando muito o SEO. Por isso, profissionais com alto conhecimento de SEO podem se estabelecer nessa função.

Especialista em Search Engine Marketing

O SEM funde as estratégias de SEO com mídia paga e tem como objetivo aumentar as visualizações de um anúncio nos mecanismos de busca.

O profissional que se especializa nessa área vai traçar estratégias para colocar o site da empresa tanto no topo dos resultados de busca orgânicos quanto nos pagos.

SEO local

Aqui, a função principal do profissional será otimizar um produto, serviço ou uma marca para as pesquisas específicas voltadas para uma localidade. 

A ideia é tentar fortalecer uma empresa na região em que ela está inserida. Fazer com que ela apareça nas buscas vinculadas ao IP ou geolocalizador do internauta.

UX Designer

UX vem do inglês user experience, ou experiência do usuário. Que, como dissemos lá no início, é uma das principais preocupações do Google em seus fatores de ranqueamento e, consequentemente, deve ser um dos grandes objetivos do profissional de SEO.

Esse profissional faz uma pesquisa ampla sobre o perfil do usuário que vai navegar naquela página, cria personas e pensa nas melhores formas de garantir a melhor experiência possível para o internauta.

Precisa de uma consultoria de SEO para sua empresa? Marque uma conversa com um de nossos especialistas!

especialista-seo

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts