featured-image
Blog / Links patrocinados /

8 dicas para coletar leads nas redes sociais

8 dicas para coletar leads nas redes sociais

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

17 de Outubro de 2023 | 10:30


Leads são aquelas pessoas que descobriram sua marca ou negócio, interessaram-se minimamente pelo o que você oferece e resolveram deixar alguma forma de contato após uma chamada para ação. 

Com isso, construíram uma ponte e viraram leads.

Essa conversão de um desconhecido em um visitante, depois em um lead e, por fim, em um cliente, é feita por um processo conhecido como funil de marketing.

Existem várias formas de gerar leads pela internet, mas as redes sociais estão entre as mais vantajosas.

Vejam o que diz a esse respeito meu colega Tiago Martins, gestor de mídia e tráfego pago da Prosperidade Conteúdos:

“Ao longo dos anos, as redes sociais, que surgiram para ser um ambiente de se fazer amigos, transformaram-se também num lugar para se fazer negócios, que proporcionam proximidade, contato e a construção de relacionamento com os clientes, tanto para negócios B2C quanto para B2B. 

O mercado digital está cada vez mais ativo, e o uso das redes sociais no Brasil tem crescido a cada ano, em consequência do aumento dos usuários com acesso à internet.

Por isso, é muito importante que sua empresa esteja presente nas redes certas para atrair e falar com o seu público-alvo.”

Neste artigo, vou mostrar as 8 principais maneiras de gerar leads dentro de redes sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Afinal, como gerar leads pelas redes sociais?

A imagem mostra uma bandeja sendo aberta. Dentro delas, há diversos ícones sociais, representando o recolhimento de leads nas redes sociais.Há algumas semanas, escrevi um artigo sobre a importância de gerar leads na web

Lá dentro, listei as 6 principais estratégias para gerar leads pela internet. E, adivinha: as redes sociais apareciam em destaque na lista.

Na ocasião, mostrei as três principais causas que tornam as redes sociais tão atrativas para gerar leads:

  1. são um canal de distribuição de conteúdo de qualidade para a persona, assim como os blogs, por exemplo;
  2. são uma fonte de escuta do público-alvo de uma marca;
  3. e são uma forma de contato direto com os possíveis clientes, inclusive para tirar suas dúvidas.

Mas alertei: cada rede social tem um perfil diferente e as estratégias devem ser pensadas de forma adequada para cada tipo.

“É importante pensar em estratégias diferenciadas para cada rede social, porque elas têm perfis e públicos muito distintos. O tipo de conteúdo feito no Twitter é bem diferente do produzido para o TikTok, por exemplo. O LinkedIn é uma rede social muito útil para fechamento de novos negócios e deve ser especialmente usado em marketing B2B, quando seu foco é gerar leads que sejam outras empresas”, escrevi.

Apesar de serem diferentes, todas elas têm em comum estas 8 formas de gerar leads:

  1. Oferta de materiais ricos
  2. Eventos virtuais
  3. Depoimentos e cases de sucesso
  4. Indicações
  5. Patrocínios e influencers
  6. Bons conteúdos e liderança inspiradora
  7. Mídia paga
  8. Social listening

A seguir, vou detalhar cada uma delas, com exemplos.

1. Oferta de materiais ricos

Esta é a maneira mais comum e uma das mais eficazes de gerar leads pelas redes sociais.

Se você quer uma forma de contato com alguém que esteja minimamente interessado em sua marca, você deve oferecer algo de valor para essa pessoa antes.

Materiais ricos, aqui, podem ser, por exemplo:

  • ebooks;
  • whitepapers;
  • infográficos;
  • ferramentas;
  • quizzes;
  • estudos de caso, entre outros.

A Prosperidade Conteúdos, por exemplo, é especialista em estratégias de conteúdo, marketing digital e SEO. Ao oferecer um ebook sobre algum desses temas, a agência está disponibilizando aos navegantes da web que têm interesse nesses assuntos um livro, completo, robusto, cheio de informações, que normalmente custaria dinheiro, mas, nas redes sociais, é oferecido de graça.

Diante de uma oferta tão valiosa, as pessoas não hesitam em fazer um cadastro rápido para adquirirem esse produto.

2. Eventos virtuais

A organização de webinars, palestras, debates e lives é outra forma maravilhosa de atrair potenciais clientes e gerar leads.

Vamos supor que você tem um canal voltado para maternidade e criação de filhos. As pessoas que seguem esse canal já estão interessadas nesse assunto e são potenciais clientes do seu negócio, só por estarem lá.

Você convida um pediatra super fera para falar em um webinar, tirar as dúvidas mais comuns que ele escuta no consultório. Seus seguidores podem assistir a essa verdadeira aula de graça. Basta se inscreverem num formulário online antes.

Imagine o potencial disso? São dezenas ou até centenas de leads – maior o número quanto melhor for a divulgação do evento e quanto mais qualificados forem os palestrantes.

3. Depoimentos e cases de sucesso

As pessoas gostam dos cases de sucesso e dos depoimentos de clientes porque ajudam a trazer mais clareza sobre o real valor de uma marca.

Pense em você, enquanto consumidor: antes de fazer uma compra na internet, você gosta de ler as avaliações, certo? Ver quantas estrelinhas tem um produto, ou qual a nota média que ele recebeu.

Eu sempre navego também nas avaliações mais críticas, porque quero saber se o produto tem algum defeito grave ou se pode ter sido só uma experiência pontual ruim. 

Quando esses depoimentos são compartilhados nas redes sociais, de preferência associados a alguma landing page do produto que aquela marca quer promover, eles são muito eficazes em atrair leads, porque aproximam as pessoas e agregam confiança nesse relacionamento inicial.

4. Indicações

Assim como os depoimentos de desconhecidos nos ajudam a estabelecer uma confiança com alguma marca, as indicações de amigos são uma poderosa maneira de estabelecer vínculos entre empresas e potenciais clientes.

E é possível dar uma mãozinha para que essas indicações ocorram de forma mais frequente, ainda mais pelas redes sociais.

Sabe aquelas campanhas no Instagram que sorteiam um brinde super legal (digamos, uma diária num resort) para aqueles participantes que marcarem outros amigos nos comentários? 

Então, esses amigos automaticamente ganham contato com uma marca de que talvez nunca tenham ouvido falar. E percebem que foram marcados pela irmã/tia/cunhada que acompanha de perto aquela marca. 

Uma conexão é formada aí, e muitas vezes se traduz em novos seguidores e novos leads.

5. Patrocínios e influencers

Outra boa maneira de gerar leads por meio de indicações de terceiros é patrocinando algum canal ou contratando influenciadores para tratar da sua marca.

O importante é escolher patrocínios e influencers que façam sentido para o público que você quer atingir.

Por exemplo, se sua empresa é um pet shop e sua página produz conteúdos sobre cuidados com os animais domésticos, faria sentido patrocinar o canal de YouTube de uma protetora de animais que tem milhares de seguidores, ou fazer uma parceria com ela para falar sobre a sua marca com os fãs que ela já conquistou.

6. Bons conteúdos e liderança inspiradora

A própria divulgação constante de conteúdos de qualidade em uma rede social já funciona como facilitador para a geração de leads. Esse é o principal pilar do marketing de conteúdo.

Mesmo que não sejam materiais ricos, como falamos logo no início da lista. Bons textos ou vídeos, publicados de forma frequente, que atendam às expectativas do seu público-alvo, são sempre uma forma de valorizar sua marca e aproximá-la de sua persona.

Quem sempre te acompanha e gosta do que você produz não vai se importar em preencher um questionário falando das próprias preferências, por exemplo, ou deixar um email para contato.

Sobre a liderança inspiradora, é um dos jeitos mais importantes de gerar leads, principalmente pelo LinkedIn.

Líderes e empreendedores que compartilham suas experiências e outros bons conteúdos por aquela rede social profissional ajudam a atrair muito mais interessados no negócio em que ele atua.

Isso já foi mensurado, e o percentual impressionante pode ser visto no artigo que escrevi especificamente sobre a geração de leads pelo LinkedIn.

7. Mídia paga

A mídia paga são os anúncios que uma empresa pode pagar para uma rede social distribuir seu conteúdo de maneira diferente da orgânica.

Ela pode ser em texto, imagem, vídeo, áudio etc, e está presente em todas as redes sociais.

Sua grande vantagem para gerar leads é que essas plataformas permitem profunda segmentação dos anúncios, com a existência de vários filtros, que permitem direcionar os anúncios para o público que mais se quer atingir, que mais se espera ter interesse naquele produto específico.

Além disso, é possível acompanhar as métricas desses anúncios para ver se estão funcionando ou se podem ser ajustados para performar melhor.

8. Social listening

Social listening é o monitoramento de tudo o que está sendo falado sobre uma marca na internet, especialmente nas redes sociais. E não só monitoramento, mas uma escuta ativa mesmo, uma compreensão mais ampla.

Escrevi um artigo inteirinho dedicado ao conceito, explicando suas vantagens, como colocá-lo em prática, e ainda fornecendo uma lista com 20 ferramentas para ajudar no social listening. Vale ler.

Mas o que importa aqui é que o social listening pode ajudar a gerar leads também, na medida em que aproxima sua marca daqueles que estão falando sobre ela – ou sobre o negócio dela – nas redes sociais.

Imagine que você descobre, durante essa escuta ativa, que um grupo de mães no Facebook, com milhares de membros, está falando sobre as dificuldades que encontram para preparar merendas saudáveis para seus filhos levarem para a escola.

E seu negócio é justamente um plano de assinatura de kits com merendas saudáveis. 

Alguém comenta lá no fórum como seria maravilhoso um serviço assim. Você entra na conversa oferecendo uma promoção para aquelas mães, ou um teste gratuito para te conhecerem melhor.

Quantos leads poderia obter apenas por ter chegado até elas?

Na verdade, são inúmeras maneiras de aproveitar o social listening para ganhar a confiança de potenciais clientes, e mesmo de clientes já conquistados. 

Por exemplo, se você percebe que surgiu um buzz no Twitter com pessoas reclamando de um produto novo que você lançou, pode aproveitar o insight para fazer ajustes e anunciá-los em primeira mão àquelas pessoas – imagine como elas se sentirão especiais?

E os seguidores delas podem ver com bons olhos a ação e se aproximarem da sua marca também.

Enfim, as possibilidades abertas pelo social listening são imensas, e volto a recomendar aquele artigo que escrevi só sobre isso.


Quer receber por email mais conteúdos com ideias interessantes? Cadastre-se na nossa newsletter, gratuitamente, e fique por dentro do universo do marketing digital!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts