featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Como fazer marketing de conteúdo consistente em múltiplos canais?

Como fazer marketing de conteúdo consistente em múltiplos canais?

clock icon

Tempo de leitura: 8 min

13 de Fevereiro de 2024 | 10:00

Pense na sua rotina: quantos canais você acessa por dia?

Só no smartphone, são dezenas de sites e blogs, várias páginas diferentes em redes sociais diversas, tem o WhatsApp, Telegram e inúmeros outros aplicativos, além do bom e velho email.

Você também pode navegar por outras ondas, como as do rádio, os vários canais de TV, sem falar nos veículos e panfletos impressos.

O conteúdo chega a você, diariamente (várias vezes ao dia, na verdade), de inúmeras formas. E, assim como você, todos os outros também são acessados e conectados por essas pontes de informações a todo momento.

As marcas que sabem explorar esse universo multicanal conseguem chegar a mais pessoas, fazer-se mais conhecidas e também vender mais. Este artigo vai abordar as melhores maneiras de fazer isso.

O que é marketing de conteúdo multicanal?

O marketing de conteúdo multicanal é uma estratégia de divulgação de conteúdo para atrair e converter potenciais clientes utilizando diferentes canais ao mesmo tempo, de maneira interligada e simultânea.

Também conhecida como marketing omnichannel, esta é uma das estratégias mais importantes do ponto de vista de tendência – veio para ficar, ao menos nos próximos anos.

Mas ela não chega a ser uma estratégia nova no marketing tradicional. É citada, por exemplo, no livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller (consultei a 14a edição, de 2013), que diz:

“No marketing multicanal, cada canal tem como alvo um segmento diferente de compradores, ou tipos diferentes de necessidade de um comprador, e entrega os produtos certos, nos lugares certos, da maneira certa e pelo menor custo. Quando isso não acontece, pode haver conflito de canais, custo excessivo ou demanda insuficiente.”

Quais os setores que devem usar o marketing de conteúdo multicanal?

Ilustração traz mulher usando um tablet e é possível ver ícones de celular, computador e outras telas. Imagem ilustra este texto sobre  marketing de conteúdo multicanal

As estratégias de conteúdo multicanal, ou omnichannel, são consideradas essenciais para atrair e engajar um público-alvo em todos os setores e segmentos.

Segundo pesquisa da Omnisend divulgada em abril de 2022, que fez análise de mais de 135 mil campanhas enviadas em 2021, ou mais de 610 milhões de mensagens, “profissionais de marketing que usam três ou mais canais em uma campanha obtiveram uma taxa de pedidos 494% maior do que aqueles que usam uma campanha de canal único”.

É o que defende, por exemplo, o artigo “Principais tendências de marketing digital para serviços financeiros”, que aponta esta como a primeira tendência. Veja o que escreveu o colega Jonas Carvalho no texto:

“Ter uma estratégia de marketing digital que seja omnichannel significa atuar em diferentes canais de comunicação de forma interligada e simultânea, com a finalidade de estreitar a relação entre o online e o offline, para que uma marca possa conversar com o público em diferentes pontos de contato.

[...] Com tantas possibilidades de conversar com clientes, é necessário montar uma estratégia que aproveite os diversos canais de comunicação para transmitir a mensagem da sua empresa ao público de forma eficaz em cada um deles.

Com isso, a visibilidade aumenta, o que também pode trazer impactos positivos para o posicionamento, o reconhecimento e a autoridade de marca.”

Em outro artigo, desta vez sobre as principais estratégias para o marketing educacional, a colega Tati Barros também apontou a importância do conteúdo multicanal:

“Com isso, as informações são divulgadas de forma mais ampla, atingindo diferentes perfis. Por exemplo: pais que estão pesquisando escola para seus filhos podem usar o Whatsapp da instituição para tirar dúvidas, enquanto os potenciais alunos, provavelmente, irão fazer a pesquisa nas redes sociais.

É preciso que a linguagem da escola esteja alinhada em todos os canais, assim como o atendimento deve manter a mesma qualidade em todos eles.”

Quais as vantagens do marketing de conteúdo multicanal?

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) fez um guia sobre marketing multicanal, em 2022, em que aponta três principais vantagens ou benefícios desta estratégia:

  1. Alcance de um público maior, com maior possibilidade de geração de tráfego.
  2. Possibilidade de preencher lacunas do seu setor, ou seja, produzir conteúdos em canais que vinham sendo ignorados pela concorrência.
  3. Aumento da brand awareness, ou reconhecimento da sua marca, por meio de uma presença digital forte.

Quais são os canais que fazem parte do marketing de conteúdo?

Os principais canais para divulgação de conteúdo de forma digital são os seguintes:

  • Site 
  • Blog 
  • Email
  • Redes sociais
  • Anúncios e links patrocinados

A seguir, falo um pouco sobre cada um deles.

Site

O site de uma empresa, marca, produto ou serviço é uma página mais estática, com menos atualizações, que é muito importante por conter as principais informações sobre o que está sendo oferecido, além de formas de contato, links para outros canais em que a empresa divulga conteúdo – seu blog e suas páginas em redes sociais, por exemplo – e eventualmente uma loja virtual.

Blog

Os blogs são páginas mais dinâmicas do que os sites, com conteúdos – em texto, foto, vídeo, infográficos etc – que vão sendo atualizados frequentemente, geralmente com uma periodicidade definida, quase sempre focados em um tema ou nicho específico.

São uma excelente forma de atração, conversão e encantamento de potenciais clientes, por meio da estratégia do marketing de conteúdo.

Email 

O email marketing é uma estratégia fundamental para divulgação de conteúdos, em que se incluem o envio de newsletters, os emails transacionais e os promocionais.

Minha colega Tati Barros fez um passo a passo bem completinho sobre como aplicar a estratégia do email marketing em instituições de ensino – com dicas valiosas que valem para vários outros segmentos também.

Vou reproduzir um trecho em que ela aponta as principais vantagens dessa estratégia de baixo investimento:

  1. Estabelecer um relacionamento com potenciais novos clientes e fortalecer a ligação com os já consolidados;
  2. Permitir interação, ao incorporar formulários, quizzes, vídeos, jogos etc;
  3. Conhecer o seu público;
  4. Compartilhar conteúdos que contribuam para o aprendizado dos clientes;
  5. Alcançar maior visibilidade para os seus produtos e serviços;
  6. Maior mensuração de resultados, a partir do uso de ferramentas de automação.

Redes Sociais

As redes sociais são os canais mais dinâmicos de todos, mais ainda que os blogs, nos quais os conteúdos são postados e ganham imediata interação do público, que pode apenas reagir (curtir, amar, aplaudir ou expressar qualquer outro sentimento), pode comentar, republicar ou compartilhar.

Não é à toa que é tão fácil ver um conteúdo “viralizando” pelas redes sociais. Alguns se espalham como fogo na palha.

Por isso, usando as redes sociais de forma inteligente, é possível:

  1. divulgar bem uma marca, aumentando sua brand awareness; 
  2. fazer social listening para conhecer melhor seu público; 
  3. gerar leads por meio de oferta de material rico (e de diversas outras formas); 
  4. fazer eventos para aumentar o engajamento e também gerar leads;
  5. distribuir conteúdos que gerem tráfego para seu blog ou outro canal; além de diversas outras potencialidades;

Anúncios e links patrocinados

Às vezes é necessário pagar para conseguir de forma mais rápida do que a orgânica uma posição melhor à luz do sol do Google ou das redes sociais – para conseguir alcançar públicos de forma mais segmentada e personalizada.

Isso acontece por meio dos links patrocinados e outras formas de mídia paga.

Como manter a consistência do conteúdo em canais diversos?

Ilustração com uma escada feita de toquinhos de madeira e setas mostrando a subida degrau a degrau. Imagem ilustra este texto sobre marketing de conteúdo multicanal

A consistência do conteúdo é o que garante que ele tenha efetividade. Ao mesmo tempo, diz respeito à padronização do que é feito por uma marca, independentemente do canal por onde o conteúdo é divulgado.

Ao publicar em múltiplos canais, é importante ter em mente essa consistência, para que a mensagem não se perca, não fique confusa ou não haja desperdício de dinheiro e produção para uma demanda inexistente.

Estas são algumas boas práticas para ajudar a fazer isso:

  1. Documente sua estratégia de conteúdo: faça um plano estratégico que traga um diagnóstico dos seus objetivos, metas e processos, delimite os canais, pense no workflow e na mensuração dos resultados.
  2. Monte um calendário editorial: o calendário de conteúdo ajuda a organizar o que foi planejado na estratégia de conteúdo e a distribuir as tarefas e datas.
  3. Pense nas personas: elabore conteúdos, que podem variar de acordo com o canal, tendo as personas do negócio em mente.
  4. Faça um guia de estilo ou manual de redação: trata-se de um documento que ajuda a alinhar processos e ideias e serve de orientação geral para a equipe e padronização sobre o tom de voz de uma marca.
  5. Crie uma identidade visual para os conteúdos: essa identidade de uma marca deve estar presente em todos os conteúdos, independentemente dos canais onde forem distribuídos.
  6. Reaproveite conteúdos entre os canais: se um conteúdo ficou muito legal e completo e funcionou muito bem em um site, por que não reaproveitá-lo em outros canais? O importante é adaptar esses conteúdos para o público e linguagem específicos daquele novo canal.

Quer criar uma estratégia de conteúdo multicanal poderosa para a sua marca? Entre em contato com nossos especialistas para saber a melhor maneira de colocar esse plano em prática.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts