featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Principais tendências de marketing digital para serviços financeiros

Principais tendências de marketing digital para serviços financeiros

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

21 de Outubro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Jonas Carvalho

Conhecer as principais tendências de marketing digital para serviços financeiros significa ter mais chances de se destacar em um mercado competitivo, que passa por mudanças e modernizações de forma constante e que tem público exigente.

Com os recursos do marketing digital, as marcas do setor financeiro podem estabelecer conexões profundas com seus consumidores, criar canais de diálogo e, principalmente, atender às demandas desse público.

Como o marketing financeiro passa por transformações de maneira contínua, é essencial acompanhar as novidades que podem ajudar uma marca a atrair, reter, fidelizar e engajar seu público-alvo.

Sem entender as principais técnicas e inovações, corre-se o risco de adotar práticas que não são mais eficientes no ambiente digital atual.

Continue a leitura deste artigo, pois vamos mostrar quais são as principais tendências digitais de marketing para serviços financeiros. 

Principais tendências de marketing digital para serviços financeiros

Marketing omnichannel

Imagem abstrata: uma pessoa grita em um megafone. No lugar de sua cabeça há uma boca.Ter uma estratégia de marketing digital que seja omnichannel significa atuar em diferentes canais de comunicação de forma interligada e simultânea, com a finalidade de estreitar a relação entre o online e o offline, para que uma marca possa conversar com o público em diferentes pontos de contato.

No caso do setor bancário, por exemplo, é possível dialogar com consumidores por aplicativos de banco, redes sociais, email, SMS, blogs, sites e Whatsapp, sem contar mídias tradicionais que podem ser usadas para anúncios, como televisão, jornais e revistas.

Com tantas possibilidades de conversar com clientes, é necessário montar uma estratégia que aproveite os diversos canais de comunicação para transmitir a mensagem da sua empresa ao público de forma eficaz em cada um deles.

Com isso, a visibilidade aumenta, o que também pode trazer impactos positivos para o posicionamento, o reconhecimento e a autoridade de marca.

Atuação em micro momentos

O conceito de micro momentos diz respeito a situações em que uma pessoa pensa em um produto, serviço ou tem uma dúvida e, de maneira imediata, busca respostas na internet, pelo computador ou celular, por exemplo.

Essa busca pode ter relação com aprendizado, necessidade de compra ou para entretenimento, entre outros.

Apresentar conteúdos relacionados à sua marca nessas situações pode fazer a diferença e ajuda qualquer negócio a atingir mais pessoas.

Os bancos podem aproveitar assuntos econômicos do momento para produzir conteúdos que serão localizados durante o período em que o tema estiver em discussão. É uma possibilidade.

Ao buscar informações sobre o assunto e encontrar esse conteúdo produzido pelo banco, aumentam as chances de que esse visitante passe a acompanhar a marca e, eventualmente, se torne cliente dela. Isso porque passa a reconhecer a qualidade do que é oferecido. A instituição se torna uma fonte de informação confiável.

Uma maneira de oferecer respostas em micro momentos de forma rápida está na nossa próxima dica, relacionada à automação de processos.

Automação de processos

A automação de processos é um aliado do marketing digital e ajuda na eficiência e agilidade de ações diversas de comunicação, publicidade e vendas.

Por meio da automação, é possível responder com maior velocidade a dúvidas de consumidores com ferramentas como os chatbots, que dão respostas rápidas e diminuem o tempo de espera por atendimento.

Os bots também diminuem o esforço que o público precisa gastar para encontrar informações, já que os sistemas buscam dados de maneira ágil e apresentam respostas definidas previamente.

Outra automação que ajuda na comunicação com o público é o email marketing, que tem ferramentas ideais para disparos de email em várias situações.

Por exemplo: sempre que um cliente realizar uma transação financeira, é possível programar o disparo de um email confirmando a operação.

Essa mensagem ainda pode ser usada para o envio de conteúdos da marca ou para apresentar chamadas de ação para novas transações.

Logo, a automação de processos representa uma oportunidade de se comunicar com o público com agilidade, inclusive de forma segmentada.

Criação de conteúdo de valor

Três mãos teclando em uma máquina de escrever.Criar conteúdo que seja útil e relevante para o público faz com que uma empresa seja vista como referência no setor financeiro, o que ajuda no posicionamento e reconhecimento de marca.

O conteúdo de valor pode ser apresentado em diferentes formatos, como blog posts, vídeos, newsletters, materiais ricos, cards para redes sociais, infográficos e muito mais.

O mais importante é produzir publicações que sejam atrativas, respondam às dúvidas de clientes e criem uma conexão com a marca que possa se transformar em um relacionamento duradouro.

Logo, é essencial criar conteúdo de valor para atrair clientes, reter consumidores, responder às necessidades do público e engajá-lo de forma consistente.

Um case que mostra como o investimento em conteúdo faz a diferença em uma boa estratégia de marketing digital é o Banco PAN.

Com o hub de conteúdo Amigo do Dinheiro, o banco elaborou uma série de conteúdos informativos em diferentes formatos, como artigos, notícias, dicas e infográficos, sobre temas como empreendedorismo, finanças pessoais, negócios, economia e muito mais. 

O blog também adotou uma série de boas práticas de SEO, o que fez o número de palavras-chave ranqueadas em motores de busca como o Google aumentar 833% em 1 ano.

Além disso, o número de visitas orgânicas ao blog atingiu crescimento de 1.141%.

A Prosperidade foi a responsável pela gestão do hub de conteúdo Amigo do Dinheiro, do Banco PAN. Para entender como podemos ajudar a sua marca a fazer marketing digital e converter clientes por meio de estratégias eficientes, entre em contato conosco!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts