featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Como usar redes sociais para aumentar alcance do marketing de conteúdo?

Como usar redes sociais para aumentar alcance do marketing de conteúdo?

clock icon

Tempo de leitura: 7 min

06 de Fevereiro de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Redação

Para uma empresa é quase uma obrigação estar presente nas redes sociais hoje em dia. Em janeiro de 2023, 5,16 bilhões de pessoas utilizaram a internet em todo o planeta, o que representa 64,4% da população. Desse total, 4,76 bilhões, ou 59,4% da população mundial, usaram ativamente as redes sociais.

No entanto, é preciso conhecer melhor esse universo e identificar quais plataformas são mais adequadas ao seu nicho de atuação e em quais delas estão as suas personas.

A linguagem utilizada e os conteúdos produzidos também necessitam ser pensados para o perfil de cada rede. Não se aconselha a reproduzir a mesma postagem em todas as redes sociais.

O Linkedin, por exemplo, tem uma pegada voltada para o mercado de trabalho, com posts mais longos. Já o Instagram é mais descolado, com valorização de imagens e vídeos. Além de conhecer o perfil das plataformas é preciso saber em qual delas você quer se comunicar com o seu público.

Tendo isso em mente, você poderá executar de forma eficaz a sua estratégia de conteúdo e tirar proveito das redes sociais para interagir com seu público, conquistar leads e aumentar as vendas.

Como as redes sociais atuam no marketing de conteúdo?

Ilustração onde se vê uma mão segurando um celular, onde se vê o perfil no Instagram da Prosperidade Conteúdos. Imagem ilustra este texto sobre como usar redes sociais para aumentar alcance do marketing de conteúdo

Trabalhar as redes sociais faz muito sentido dentro do marketing de conteúdo. As postagens nas plataformas de relacionamento podem gerar tráfego orgânico para o seu site ou blog, por exemplo, ou mesmo atuar de maneira, digamos, “autônoma”, com conteúdo exclusivo, que pode levar a uma página de conversão, por exemplo. Este assunto iremos abordar de maneira mais ampla no próximo tópico.

Além disso, há outros benefícios que podemos citar:

  • Maior alcance de público: como dissemos no início deste texto, quase 60% da população mundial usa as redes sociais diariamente e por várias horas. Ao criar conteúdo para as plataformas certas, sua empresa tem mais chances de atingir esse público;
  • Maior contato com o público: nas redes sociais as pessoas estão mais abertas ao diálogo e se mostram no seu cotidiano. Essa proximidade maior permite que as empresas possam interagir mais com o seu público, instigando-o a comentar e compartilhar suas publicações, proporcionando um relacionamento bilateral;
  • Melhor posicionamento de marca: aqui temos o Branding (ou gestão da marca) trabalhando junto ao marketing de conteúdo. A empresa busca sempre trazer maior visibilidade para seus produtos e serviços e marcar presença na vida das pessoas. Sendo assim, conteúdos produzidos para as redes sociais reforçam a mensagem principal da sua marca na mente das personas que deseja alcançar;
  • Facilidade na mensuração de dados: as redes sociais permitem uma mensuração de dados bastante completa, como número de visualizações, cliques, impressões, conversões, entre outras métricas que auxiliam no processo de criação de conteúdo;
  • Possibilidade de criar conteúdo viral: um dos grandes benefícios das redes sociais é a possibilidade criar conteúdos que acabam sendo compartilhados massivamente pelo público, sem que seja preciso investir em anúncios.

 

Para que as estratégias de marketing de conteúdo tenham os resultados desejados é bom levar em conta essas dicas:

1. Defina a sua persona

Todo conteúdo que venha a ser produzido e todo post que venha a ser criado nas redes sociais precisa ser pensado para a persona da sua empresa. Seja para campanhas de Google Ads ou de geração de tráfego orgânico, conhecer bem a persona do seu negócio é um divisor de águas.

Nas redes sociais é a persona quem irá guiar o tipo de conteúdo que será usado para se comunicar. O formato será desenvolvido mais facilmente quando pensado para personas específicas. O tipo de persona também será decisivo para a escolha das plataformas de relacionamento onde sua empresa irá atuar.

2. Estabeleça objetivos

Antes de entrar numa rede social é preciso definir quais objetivos você espera atingir. Isso é crucial para qualquer planejamento de marketing. Para isso, é preciso entender o momento do seu negócio e quais ações de marketing de conteúdo já estão sendo implementadas.

A partir disso, pergunte-se: o que deseja alcançar? 

  • Aumentar o engajamento com o público-alvo;
  • Gerar leads;
  • Gerar tráfego para o site;
  • Melhorar a visibilidade da marca;
  • Reforçar as ações de Branding e Brand Awareness;
  • Alcançar novos públicos.

3. Defina métricas e KPIs

As redes sociais são um universo rico de métricas, importantes para entender os resultados das suas ações. Com esses dados em mãos, você poderá analisar o que está sendo efetivo e o que não está e fazer as alterações necessárias.

Nas plataformas digitais, a escolha das métricas vai depender de qual você utilizará. Algumas delas podem ser:

  • Visualizações;
  • Alcance;
  • Impressões;
  • Menções;
  • Cliques (CTR);
  • Engajamento;
  • Conversões;
  • Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Número de acessos;
  • Lifetime Value (LTV).

 

Dentre as métricas que obtiverem resultados mais significativos e com impacto nas suas estratégias de conteúdo, você poderá destacar algumas e defini-las como KPIs, que são os indicadores-chave de performance.

Agora, atente-se: número de seguidores, compartilhamentos e visualizações de páginas, por exemplo, são consideradas como “métricas de vaidade”. Apesar de não serem dados ruins, dificilmente serão utilizados para indicar a real performance de suas ações. É melhor priorizar outros KPIs no seu planejamento de marketing de conteúdo.

4. Atenção à concorrência

Conhecer o conteúdo que está sendo produzido pelos seus concorrentes nas redes sociais pode ser uma boa maneira de colocar no seu radar assuntos e formatos que possam interessar à sua persona.

Observar a concorrência também é uma forma de identificar a presença e a atividade do público-alvo em determinadas redes sociais.

Qual é a função das redes sociais no funil de vendas?

As redes sociais podem ser uma grande aliada nas estratégias de conteúdo, para guiar os clientes no funil de vendas, saindo de um ponto que pode ser de total desconhecimento, chegando à compra ou aquisição e podendo ir além por uma estratégia de fidelização ou cross-sell e up-sell.

Para o topo do funil recomenda-se que sejam trabalhados nas redes sociais os conteúdos perenes, aqueles que estão sempre atuais, que não perdem seu valor durante o tempo.

Esses conteúdos devem ser criados para a sua persona e no formato que se adeque à plataforma que serão publicados. Como as pessoas estão nas redes sociais para se divertir e interagir, é importante sempre trabalhar os conteúdos de forma envolvente e criativa.

No meio de funil o seu público já conhece sua marca, já consumiu seu conteúdo perene e começou a interagir com suas publicações. O próximo passo é gerar leads, oferecer alguma promoção ou cupom.

Muitas vezes no meio do funil você poderá apenas gerar o lead e continuar a qualificação dele até que esteja preparado para a compra.

No fundo de funil, a empresa já tem o lead gerado, mas o relacionamento precisa continuar sendo nutrido, agora com mais informações sobre o público, para convertê-lo em vendas ou fazer um upsell, por exemplo.

Você pode fazer esses contatos por email, telefone ou mesmo dentro das próprias redes sociais, sem que o seu lead precise sair deste ambiente para comprar.

Garantindo a compra, as plataformas sociais são um excelente lugar para se conseguir recomendações, seja nas avaliações recebidas ou nas recomendações feitas. Muitos possíveis consumidores verificam as avaliações em sites antes de realizar uma determinada compra.

Como usar as redes sociais para aumentar o alcance das ações de conteúdo?

Ilustração onde se vê duas mãos digitando em um teclado de computador e ícones de texto, curtida e seta. Imagem ilustra este texto sobre como usar redes sociais para aumentar alcance do marketing de conteúdo

Como dissemos anteriormente, as redes sociais são uma ótima oportunidade para expandir o alcance dos blog posts, aumentando o tráfego orgânico e melhorando o rankeamento desse conteúdo nas páginas de busca.

A apresentação desse conteúdo nas redes sociais é importante para instigar o público a clicar no link e chegar ao seu blog ou site. Portanto, é necessário desenvolver estratégias diferentes para cada rede social. 

Ao começar a produzir conteúdo para as plataformas é muito comum achar que um conteúdo apenas basta para todas as redes. É preciso considerar que cada canal tem seu estilo e público próprios.

Então, antes de começar a criar conteúdos, dedique um tempo para conhecer as redes sociais que você deseja trabalhar. Observe os padrões, o formato mais utilizado (se é texto, imagens ou vídeos), o tamanho do texto, o tipo de público que interage naquela rede, a linguagem etc. 

Isso te ajudará a desenvolver estratégias mais assertivas e que estejam de acordo com a imagem que sua empresa deseja criar nesses ambientes e com o público que deseja atrair.

Outra coisa que precisa ser criada é um calendário de publicações, a fim de organizar o processo, não só de produção do conteúdo, mas também de programação dessas postagens.

Essa ferramenta irá nortear o trabalho da equipe de marketing de conteúdo e deve levar em conta as particularidades da sua estratégia, como tema, dias da semana e horários, quem criará o conteúdo, quem publicará o conteúdo, em quais redes sociais será publicado, a forma de divulgação e o status da produção.

Um dos pontos altos de produzir conteúdo para as redes sociais é poder ter um contato maior com o público, que participa e interage com as postagens, deixando comentários, enviando mensagens diretas ou até mesmo marcando a empresa em postagens.

É importante manter esse canal sempre ativo, respondendo as mensagens sempre que possível, mesmo que os comentários sejam negativos. A ausência de respostas pode ser ainda mais prejudicial à empresa.

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts