featured-image
Blog / Inbound Marketing /

Metodologia próspera: saiba como funciona a estratégia de conteúdo da Prosperidade

Metodologia próspera: saiba como funciona a estratégia de conteúdo da Prosperidade

clock icon

Tempo de leitura: 9 min

22 de Março de 2023 | 17:07

 

O artigo “Como a Prosperidade conteúdos gera alta performance com content marketing” trouxe uma conversa com os sócio-fundadores da agência, na qual eles explicaram um pouco da metodologia diferenciada que é adotada em cada projeto para os clientes em contraposição ao que geralmente é feito de forma mais corriqueira no mercado.

A começar pela contratação da equipe, composta por profissionais de nível sênior e especialistas em suas áreas de atuação.

Sobre a metodologia, em si, trata-se de uma mescla de estratégias, como explicou o sócio Luiz Bernardo, no texto mencionado acima:

“A gente percebeu que tem metodologias que, por si, são muito boas, mas que, nesse novo e complexo universo do marketing digital, cada vez mais exigente, e com a atenção disputada da audiência, é necessário mesclar algumas estratégias. Então bebemos na fonte das melhores práticas do Inbound, do ABM, do brand publishing. Portanto, somos uma agência multidisciplinar. Independentemente do nome da estratégia, a gente propõe aos nossos clientes o que já conhecemos, testamos e sabemos que pode, de fato, trazer êxito para eles.”

Neste artigo, você poderá compreender melhor o funcionamento dessas estratégias e verificar, com exemplos, por que elas são um diferencial.

O que faz a Prosperidade Conteúdos?

A Prosperidade Conteúdos é uma agência de owned media focada em estratégia e gestão de hubs de conteúdos para marcas que desejam ser líderes de mercado.

Como é feita uma gestão de hub de conteúdo? Camila Capone, head de Inbound & Performance da Prosperidade, explica:

“Através da análise de dados, a gente traça estratégias de conteúdo rico – que seriam os lead magnets – e de conteúdos abertos – que são as postagens de blog –, para atrair o máximo possível de audiência orgânica para que o cliente tenha, em contrapartida, uma diminuição de custos com mídia paga.”

E Lucas Amaral, consultor de marketing de conteúdo e estrategista da Prosperidade, complementa:

“O que a Prosperidade faz, essencialmente, é entregar conteúdo de altíssima qualidade. Independentemente de qual seja o canal – seja um blog, fluxo de nutrição de email marketing etc –, o foco na Prosperidade é a qualidade do conteúdo.”

Ou seja, duas práticas norteiam o produto que é o foco principal da Prosperidade Conteúdos, que é a gestão de hubs de conteúdo:

  • entrega de conteúdos de altíssima qualidade
  • e análise de dados para que esses conteúdos sejam pensados e produzidos de forma estratégica para os clientes.

Quais são os principais diferenciais da Prosperidade Conteúdos?

Alberto Nogueira, head de Conteúdo da agência, destaca a qualificação da equipe como o principal diferencial da Prosperidade Conteúdos:

“O fato de a Prosperidade ter sua equipe formada por jornalistas com passagens pelos principais veículos de comunicação do país é o grande diferencial. Para nós, a disciplina SEO é muito importante, mas antes de tudo vem a qualidade do texto, a credibilidade da informação, das fontes, saber apurar e definir o que é relevante para o público. E o jornalista de Redação é moldado nesses pilares desde o início de sua carreira.”

Assim como Nogueira, Lucas Amaral fala sobre a qualidade dos profissionais, inclusive comparando com sua experiência pessoal em outras empresas.

Ele conta que já trabalhou em várias agências – algumas bem conhecidas no mercado – e o que percebeu nelas, como prática consolidada, é a contratação de serviço terceirizado – freelancers, geralmente bastante jovens –, unicamente voltado para a produção de conteúdo atendendo a demandas pontuais e específicas.

“O principal diferencial da Prosperidade é o nível de profissionalismo da equipe. São jornalistas especializados que vão ter técnicas de apuração e redação necessárias para produzir um conteúdo original diferenciado. Por mais que o Google não tenha 100% de condições de identificar esse nível de qualidade ainda, a tendência é que a gente rume até lá. As diretrizes do Google tendem a ser direcionadas para essa vertente de trazer experiências e autoridade reais e de ser especialista em determinados temas. Todos os profissionais da Prosperidade têm esse altíssimo nível”, diz Lucas.

Fora a questão da qualidade de pessoal, a própria metodologia usada pela Prosperidade, que será mais bem detalhada no próximo tópico, é um diferencial.

Camila Capone explica por quê:

“Aqui a gente se baseia em dados. Então nosso maior diferencial é entender onde está o cliente e onde o cliente quer chegar. Com base nisso, a gente tem avaliação da persona, com base nessa persona, fazemos um desencadeamento de informações do que ela vai consumir, e, principalmente, depois disso tudo, a forma como o cliente vai disseminar esses conteúdos. Dentro dessa análise, nossa ideia é entender o comportamento do usuário, quais são suas dores e como a gente pode sanar essas dores através dos conteúdos.”

Como funciona a metodologia de conteúdo da Prosperidade?

Infográfico explica como funciona a metodologia de conteúdo da Prosperidade

Enquanto a maior parte das agências apenas cria conteúdos, sem nenhum planejamento prévio e com pouquíssima análise posterior de métricas, a Prosperidade passa por pelo menos sete etapas ao longo de todos os projetos:

  1. Avaliação do negócio

  2. Compreensão da persona

  3. Análise de concorrência

  4. Planejamento estratégico

  5. Elaboração de pautas

  6. Criação e otimização de conteúdo

  7. Análise de resultados

Amaral destaca o planejamento, a execução (tanto a elaboração de pautas quanto a criação) e a mensuração de dados como os pontos principais do trabalho.

A etapa de planejamento é uma das mais importantes, porque passa por todo um processo de entendimento dos problemas e objetivos de cada cliente.

“Fazemos várias reuniões, criamos um plano tático junto com o cliente, a partir dele fazemos um diagnóstico para ver a posição atual e o que a gente mudaria. Depois da aprovação, fazemos uma estratégia de conteúdo, com elaboração das pautas. Só nessa fase é que começamos, de fato, a pensar no conteúdo”, explica Amaral.

Ou seja, até começar efetivamente a pauta e a produção dos conteúdos, são feitos um plano tático, um diagnóstico e uma estratégia de conteúdo, a partir de muita análise de dados, que vai tornar a entrega muito mais efetiva.

"Esse processo é fundamental para a gente entender todas as nuances do cliente, para evitar ruídos lá na frente. Normalmente, as outras agências só fazem a produção do conteúdo. Eliminam o planejamento e a análise de métricas, ou fazem isso de forma muito crua", diz Amaral.

Vale dizer ainda que, na etapa de execução, a Prosperidade mescla três dimensões do conteúdo:

  1. A observação das fases do funil de marketing;

  2. A metodologia Google, conhecida como Hero, Hub e Help;

  3. A temperatura dos conteúdos, com a publicação de algumas notícias quentes (ou factuais, no jargão jornalístico) e textos frios (ou produzidos, que são atemporais, evergreen).

Essa metodologia funciona melhor que outras? Por quê?

Funciona, porque não se trata de uma produção de conteúdo pelo conteúdo, para “preencher tabela”. Existe uma estratégia e uma análise de dados por trás, guiando as decisões, as escolhas de pautas e as entregas.

“Toda informação baseada em dados é mais fiel. Quando você trabalha olhando para números e performance, você vai sempre procurar estabelecer um novo patamar dentro do que já alcançou de resultados, vai poder superar seus melhores resultados, entender sazonalidades, ver o que funciona e o que não funciona para seu público”, defende Capone.

Para ela, os dados também ajudam a conhecer melhor o público, para direcionar com mais assertividade os conteúdos:

“Quando existe uma análise de dados mais detalhada do comportamento – quanto tempo a pessoa fica no conteúdo, se está lendo em redes sociais ou não etc –, é possível identificar melhor quem é o público com que você vai falar e que tipo de reação você pode esperar dele de acordo com determinado tipo de gatilho que você gerar para ele interagir.” 

Já Alberto Nogueira destaca, ainda, que a metodologia está em perfeita consonância com o que prega o Google, o que permite o alcance de maior tráfego orgânico em todos os projetos:

“Quando somamos qualidade e autoridade à produção de conteúdo definido de forma estratégica, baseado em dados e com boas práticas de SEO, os resultados acontecem. E há cases da agência que comprovam isso, como é o caso do blog Amigo do Dinheiro, do Banco PAN, no qual trabalhamos por um ano e tivemos um crescimento orgânico de mais de 1.100% nesse período. Nosso conteúdo é feito por pessoas e para pessoas, como o maior mecanismo de busca, o Google, destaca em suas diretrizes e publicações.”

Exemplos de sucesso

Imagem mostra página inicial do blog Amigos do Dinheiro, case de sucesso da Prosperidade Conteúdos

O case do Banco PAN, citado pelo Alberto no último tópico, é motivo de orgulho para a agência.

“Conseguimos, graças à grande autoridade que fomos construindo, ranquear os posts do blog no snippet do Google. Ultrapassamos [em alguns termos]  uma série de concorrentes. É um case que nos traz muito orgulho, justamente por a gente ter conseguido aumento de tráfego. Foi uma explosão completa”, lembra Amaral.

Os números realmente impressionam:

  • Em 12 meses de projeto, houve um aumento de 1.141% no tráfego orgânico do blog do Banco PAN.
  • Centenas de milhares de pessoas leem os conteúdos do blog do Banco Pan todos os meses.
  • O blog passou a ser responsável por 43% do tráfego orgânico total do domínio em 12 meses – no início do projeto a participação era de menos de 10%.
  • O total de visitas geradas pelas palavras-chave indexadas pelo blog em 12 meses custaria (estimativa) mais de R$ 5 milhões em investimento de mídia paga no mesmo período.
  • De toda audiência orgânica gerada pelo blog, mais de 50% chegaram a uma landing page de produto e, desses, metade iniciou uma jornada no funil de conversão. 
  • Ou seja, a qualificação do lead que passa pelo blog chega a ser 46% maior do que em comparação a quem não o visitou.

Outro cliente que é destaque é o Insper, referência em educação no país. Para Camila Capone, esse cliente é o maior exemplo de sucesso da metodologia da Prosperidade:

“O Insper teve acesso recorde tanto no site quanto no Insper Notícias, o hub de conteúdos proprietários da marca. O ano de 2022 foi o de maior volume de acessos orgânicos, que trouxe economia significativa de muitos milhares de reais mensais em campanha de mídia paga, porque a gente conseguiu posicionar a página de forma orgânica, com termos bastante relevantes, que geram tráfego.”

Se você também quer ver sua empresa construindo um case de sucesso marcante, entre em contato com os sócios da Prosperidade Conteúdos e saiba como nossa metodologia exclusiva pode ajudar a alavancar seus negócios.

AGENDAR REUNIÃO

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts