featured-image
Blog / SEO /

Aliança entre conteúdo perene e notícias é chave para criar uma brand publisher de sucesso

Aliança entre conteúdo perene e notícias é chave para criar uma brand publisher de sucesso

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

14 de Março de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Quando se fala em criação de conteúdo para web, é muito comum que haja um consenso: para manter a constância no tráfego, é preciso criar conteúdo perene

Essa afirmação faz sentido. Afinal, por meio de conteúdos que ocupam posições de prestígio nas páginas de resultados dos buscadores, é possível atrair audiência por bastante tempo. 

Por outro lado, existem os portais de notícias, onde são veiculados conteúdos de caráter imediato. Eles são ótimos para atrair um alto tráfego, mas têm prazo de validade. 

Mas, afinal, qual é o formato ideal em um hub de conteúdo? A verdade é que ambos possuem suas funções dentro de uma estratégia de inbound. 

Se você quer saber como esses modelos se relacionam, continue a leitura. Neste artigo, descubra como a metodologia desenvolvida pela Prosperidade Conteúdos mescla conteúdo perene e noticioso em prol de um mesmo objetivo. 

O que é conteúdo perene?

Conteúdo perene (ou conteúdo evergreen) é um tipo de material que mantém sua relevância com o passar do tempo. Ou seja, continua trazendo informações relevantes ao usuário durante um longo período após sua publicação. 

Alguns exemplos de conteúdo perene são: 

  • O que é marketing digital?
  • Como construir um caminhão de madeira?
  • Quais são os sintomas do resfriado?

 

Apesar da simplicidade, esclarecem exatamente a principal característica de um conteúdo perene: a continuidade das buscas. Repare que qualquer um deles poderia solucionar uma dúvida atemporal. 

Esse formato é tido como o suprassumo para estratégias de SEO, dado o seu funcionamento a longo prazo. Uma página ranqueada para uma intenção de busca duradoura gera tráfego constante. 

Aqui na Prosperidade apelidamos de “pautas frias” as ideias para conteúdos evergreen, que são posteriormente trabalhadas para se transformarem em blog posts, ebooks ou outros formatos de materiais ricos.  

O que é conteúdo noticioso?

Conteúdo noticioso (ou simplesmente notícia) é um tipo de informação factual sobre eventos, novidades ou acontecimentos de interesse do público. Por isso, é levada em consideração sua recência na hora de optar pela publicação. 

Dependendo do nicho ou da proporção do impacto, um conteúdo noticioso pode se tornar antiquado em questão de dias ou até mesmo horas. Por isso, é o modelo mais utilizado em redações de jornais. 

Alguns exemplos de conteúdo noticioso são: 

  • Eleição de algum político 
  • Contratação de algum jogador
  • Falecimento de alguma celebridade.

 

No mundo do marketing, são raras as empresas que optam pela criação de notícias. Isso porque, embora despertem a curiosidade do público, dificilmente se mantêm bem colocadas nos mecanismos de busca por muito tempo. 

De fato, mecanismos como Google e Bing possuem uma aba específica para notícias em seus buscadores, separada da busca normal. Contudo, somente veículos oficiais sem vínculos com companhias podem ser indexados por lá. 

Ainda assim, as notícias possuem diversas vantagens. Primeiro, sua capacidade de trazer alto tráfego, mesmo que por um curto período de tempo. Quando uma empresa possui uma boa base de leads, por exemplo, é uma ótima maneira de aumentar o engajamento por meio do email marketing

Segundo, pela fidelização de leitores. Ao observar que uma determinada empresa publica notícias frequentes, as chances de o usuário retornar frequentemente e gerar tráfego direto aumentam significativamente. 

Aqui na Prosperidade, seguindo a mesma linha de raciocínio, chamamos o conteúdo noticioso de “pautas quentes”. 

O que é uma “pauta morna”?

Pauta morna é um conceito elaborado pela Prosperidade Conteúdos para definir pautas que agregam tanto o conteúdo noticioso quanto o perene. Ou seja, uma notícia é vinculada a frações de texto que respondem a dúvidas permanentes. 

Dessa maneira, um texto que traz uma notícia sobre uma nova ferramenta tecnológica pode, também, descrever conceitos e tratar sobre questões comuns. 

Isso, claro, estende o seu prazo de validade. Contudo, existe uma forma de aproveitar-se da autoridade de uma página e da força de sua URL, que é por meio da atualização. 

Imagine, por exemplo, que seja lançada uma nova versão do ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial que ganhou destaque nos últimos anos. 

É possível atualizar um conteúdo perene, o qual responde questões populares como “o que é ChatGPT?” ou “como funciona o ChatGPT?” e incluir, na mesma página, a notícia. Garantindo, assim, uma vantagem competitiva sobre novas páginas. 

Qual é a importância de mesclar conteúdo perene e conteúdo noticioso em um blog?

Gráfico ilustra a diferença entre conteúdo perene e conteúdo noticioso

Para criar um hub de conteúdo robusto e tornar-se uma brand publisher, o ideal é a utilização colaborativa entre os dois formatos de conteúdo. 

Nesse caso, enquanto o conteúdo noticioso gera buzz imediato, atrai também tráfego instantâneo para a página em questão. Isso diz aos buscadores que trata-se de uma página de interesse e acelera os resultados de SEO das demais páginas. 

Além disso, estimula o retorno de usuários. Em um blog do nicho agropecuário, por exemplo. Uma pessoa interessada em novidades sobre o tema pode acessar a página diretamente todas as manhãs. 

O conteúdo perene, por sua vez, tem a principal função de atrair tráfego constante. Isso faz com que, no geral, o tráfego orgânico de um blog aumente na medida em que novos blog posts sejam criados. 

A união entre elas, no que chamamos de pautas mornas, auxilia na potencialização das duas estratégias, extraindo o melhor de ambas. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts