featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Tráfego digital: o que é, quais tipos e como aumentar

Tráfego digital: o que é, quais tipos e como aumentar

clock icon

Tempo de leitura: 10 min

15 de Fevereiro de 2023 | 17:32

O volume de conteúdos produzidos na internet a cada ano cresce exponencialmente.

Hoje, a internet já possui estimados 600 milhões de blogs ativos.

Para se ter uma ideia, as estatísticas divulgadas por plataformas como a Statista indicam que, em apenas 1 minuto, neste ano de 2022:

  • 5,9 milhões de buscas são feitas no Google;
  • 1,7 milhão de conteúdos são compartilhados no Facebook;
  • 347.200 tweets são disparados no Twitter;
  • 66 mil fotos são divulgadas no Instagram;
  • 5.750 blog posts são publicados;
  • 500 horas de vídeo entram no YouTube.

Diante de uma concorrência dessa magnitude, como podemos conquistar leitores para os conteúdos que a gente produz, seja nos blogs ou nas redes sociais, sejam eles textos, imagens ou vídeos?

O que todo produtor de conteúdo quer, afinal, é ter um tráfego digital robusto – ou seja, receber muitos visitantes interessados em acessar aquele conteúdo que ele faz.

Como conseguir isso? Quais os tráfegos que existem por aí? Quais as melhores estratégias para aumentar os acessos? Veja algumas respostas neste artigo!

O que é tráfego digital?

Tráfego digital é toda a circulação de pessoas pela internet.

Assim como temos, nas cidades, o tráfego de pessoas e veículos pelas ruas, na internet temos a movimentação de pessoas por meio de URLs e links que levam o internauta de um site para o outro.

Quanto maior o tráfego de pessoas em um site, mais ele é visitado, mais o conteúdo que está lá dentro consegue alcançar as pessoas, mais esse conteúdo é compartilhado entre elas.

E esse tráfego é extremamente bem-vindo. Afinal, ninguém mantém um site que não será lido por nenhuma pessoa.

Até mesmo aqueles blogs dos primórdios, que tinham cara de diário, eram colocados na web por uma razão: seus autores queriam ser lidos, queriam ver suas ideias chegando a outras pessoas ao redor do mundo.

Do contrário, escreveriam apenas nos diários de papel – de preferência trancados com cadeado…

Quais são os tipos de tráfego digital?

Uma porta aberta da qual sai um balão de fala.

Os dois principais tipos são: tráfego orgânico e tráfego pago.

Qual a diferença entre eles? Simples: o orgânico é a chegada de visitantes a um site sem que seja necessário pagar para que o Google ou uma rede social tivesse colocado seu site em evidência. Eles chegaram naturalmente, porque fizeram uma busca, viram seu conteúdo, se interessaram, e decidiram clicar para ver melhor do que se trata.

Já o tráfego pago, bom, é pago. Ou seja, além de investir tempo e dinheiro para criar um conteúdo incrível de texto, vídeo, infografia etc para o site da sua empresa, contratando um serviço de hospedagem, pagando pelo domínio, pelos softwares e pelo trabalho dos profissionais responsáveis pela criação daquele conteúdo, você ainda paga para que os conteúdos apareçam no topo das buscas ou sejam mostrados entre um story e outro, enfim, para que cheguem mais rapidamente ao público-alvo que você quer conquistar.

Repare que, no parágrafo anterior, fizemos questão de mostrar que o tráfego orgânico não é necessariamente de graça. Fazer um bom conteúdo, relevante, diferenciado, que vai colocar seu site em evidência no oceano de conteúdos que são publicados todos os minutos na internet requer investimento de qualquer forma.

A diferença é que o tráfego pago requer um investimento também na forma como o conteúdo é distribuído.

E você pode perguntar: vale a pena fazer isso?

Depende dos objetivos da empresa, mas, no geral, as duas formas de trabalhar – investindo em tráfego orgânico e no pago – são complementares, e podem render frutos interessantes para o site que você quer divulgar.

Enquanto o tráfego orgânico costuma render esses frutos a médio e longo prazo, geralmente com investimentos maiores em SEO, o tráfego pago é mais imediato, porque as ferramentas de Ads permitem segmentar os públicos e tornar a entrega mais direcionada a quem tem mais chances de se interessar por aquele anúncio.

Há ainda outras formas de tráfego, que dizem mais respeito à origem das pessoas que chegam ao site.

São eles:

  • Tráfego direto
  • Tráfego de referência
  • Tráfego social
  • Tráfego de email

Em resumo:

Tráfego direto

É quando o usuário digita uma URL diretamente no navegador para chegar a um site. Ou seja, não foi direcionado à página por meio de outros links.

Geralmente ele já conhece aquela página. Por isso, o tráfego direto costuma aparecer principalmente nas home pages.

Saiba mais sobre o tráfego direto e estratégias para aumentá-lo

Tráfego de referência

É o tráfego vindo de links inseridos em páginas externas, os backlinks

Se um blog que está fazendo resenha do produto que sua empresa vende coloca lá um link para o site da sua empresa e o internauta interessado clica naquele link, o tráfego que chegou até você com esse clique é o de referência.

Tráfego social

O tráfego social é a pessoa que chegou até o site vinda de uma rede social, como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, TikTok, Pinterest e LinkedIn. 

Tráfego de Email

O nome já diz tudo: é o tráfego vindo de uma mensagem de e-mail. 

Que pode ser pago (no caso de uma newsletter patrocinada, por exemplo), ou orgânico (se um amigo enviou o link para o outro, que se interessou e clicou espontaneamente para ver de perto aquele site). 

Como conquistar tráfego online?

Uma pessoa mexendo em um smartphone. Ao seu redor, há diversos ícones sociais.

Existem algumas estratégias interessantes para aumentar todos os tipos de tráfego: o orgânico, o pago, o social etc.

A seguir, vamos listar algumas delas.

Otimização de SEO

Nossa primeira dica é fazer otimização de SEO no seu site.

Ou seja, trabalhar de forma que ele não apenas entregue uma boa experiência para os usuários que entraram ali, mas também para que os algoritmos de buscas (notadamente o Google) consigam rastrear seu site com facilidade.

Afinal, boa parte das pessoas que chegam até seu site pela primeira vez vêm pelo Google.

Três artigos deste blog trazem algumas estratégias valiosas para quem quiser se aprofundar nisso:


Conteúdo de qualidade

O Google valoriza muito a autoridade de um site, a expertise de seu autor e a confiabilidade do texto que está sendo divulgado (e vídeo, áudio etc). Isso tudo é resumido em uma palavrinha: qualidade.

E é importante manter os conteúdos atualizados, frescos para o leitor. Claro que muita coisa permanece atual depois de muitos anos. Mas, quando o leitor encontra um conteúdo que já está claramente envelhecido ou ultrapassado, ele parte rapidamente para outro.

O próprio Google listou algumas dicas sobre conteúdo que são bem simples e eficazes:

  • Escreva textos fáceis de ler
  • Organize seus tópicos com clareza
  • Crie conteúdo novo e exclusivo
  • Otimize o conteúdo para seus usuários, não [apenas] para os mecanismos de pesquisa

Backlinking

Para aumentar o tráfego orgânico de referência, é importante ter seu site citado por outros sites. Isso confere a ele autoridade, que é um dos pilares do Google para ranquear bem uma página nos resultados de busca.


É possível construir essa relação com outros sites por meio de envio de mensagens de apresentação, parcerias com outros canais, guest posts, entre outras formas.

E, claro, produzindo conteúdos de qualidade, que vão levar os outros a naturalmente quererem citar seu site como uma referência naquele assunto.

Uso das redes sociais

Quanto mais uma marca estiver presente em vários canais, maiores as chances de ela ir se tornando conhecida e alcançar mais pessoas organicamente.

Inclusive a presença da sua marca nas redes sociais ajuda a consolidar não só o tráfego orgânico social, mas também o tráfego direto, porque mais pessoas vão ter acesso ao nome do seu site e poderão digitá-lo diretamente no Google sempre que se lembrarem dele ao pensarem em seu assunto de referência.


Tráfego pago

A mídia paga, como já dissemos, pode complementar os esforços com o tráfego orgânico e ajudar no incremento total das visitas ao seu site.

Este tipo de tráfego tem algumas vantagens:

  • agilidade: é possível obter resultados em curto prazo
  • segmentação: com os dados coletados pelo Google e pelas redes sociais, é possível veicular seus conteúdos para nichos específicos, aumentando as chances de atingir o público-alvo que realmente interessa
  • visibilidade: é possível conquistar o topo do Google por meio de um anúncio pago, que talvez você levasse bem mais tempo para conquistar com o SEO
  • flexibilidade: existem muitos orçamentos na mídia paga, dependendo do canal
  • mensuração: é possível medir TUDO e, com as informações das métricas, poder tomar decisões mais estratégicas sobre os próximos passos das campanhas.

Os principais canais ou ferramentas para distribuir conteúdos pagos, para aumentar o tráfego pago, são:

  • o Google, por meio do Google Ads,
  • as ferramentas próprias das redes sociais (YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, Spotify, Amazon, LinkedIn etc),
  • os influenciadores digitais,
  • e os posts patrocinados em outros sites bem acessados pelo público que também interessa à sua marca.

No post “Gerar tráfego: saiba como atrair visitantes na internet” é possível ver ainda mais dicas para conquistar tráfego online.


Gostou? Que tal agora implementar algumas destas estratégias para aumentar o tráfego do seu site? Temos especialistas que podem te ajudar com essa missão, não só otimizando seu site para ser encontrado pelo Google, mas ainda garantindo que ele tenha sempre conteúdos de qualidade. Entre em contato e podemos falar mais a respeito.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts