featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Aprenda a extrair ideias para produzir conteúdos de marketing

Aprenda a extrair ideias para produzir conteúdos de marketing

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

13 de Abril de 2023 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Obter ideias de conteúdo para marketing nem sempre é uma tarefa fácil. 

Em redações de jornal, são comuns as famigeradas reuniões de pauta. Na publicidade, existe um processo similar, conhecido como brainstorming. 

Em ambos os casos, as pessoas se reúnem e aplicam processos para estimular a criatividade e debater ideias. 

Porém, no marketing digital, em que há criação de conteúdo massivo, nem sempre é suficiente. A boa notícia é que existem outras ferramentas que auxiliam na concepção, organização e priorização de temas e tópicos para os conteúdos. 

Isso facilita a tomada de decisão, estabelecida pela aliança entre o alinhamento editorial, o interesse do usuário e, claro, os dados. 

Portanto, se você quer saber como encontrar ideias de conteúdo para marketing, continue a leitura. No texto a seguir, conheça algumas ferramentas e metodologias que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Como obter ideias de conteúdo para marketing?

Ilustração mostra uma mão segurando uma lâmpada em um balão, remetendo a ideia, enquanto a outra digita algo em um teclado.

Blogs corporativos, redes sociais, landing pages, email marketing, links patrocinados, textos, imagens, newsletters, vídeos, apresentação de slides, listas, entrevistas, tutoriais, curiosidades, notícias etc. O mundo digital nos traz uma vasta gama de canais, formatos e tipos de conteúdo

Para cada um deles, há um mar de possibilidades a ser explorado. Para ajudar nesse desafio, existem algumas práticas comuns. A seguir, vamos conhecer algumas das mais utilizadas para obtenção de ideias de conteúdo no mundo do marketing. 

Conteúdo baseado na persona

A persona é o elemento mais importante para a elaboração das pautas em uma estratégia de marketing de conteúdo

Trata-se de um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. No documento dedicado a esse personagem, há detalhes importantes sobre sua jornada, hábitos e costumes. 

Para a criação de conteúdo, no entanto, o foco é direcionado às suas dores, dúvidas e desafios.

Esse método consiste em se colocar no lugar da persona e imaginar quais tipos de conteúdo são realmente úteis para solucionar seus problemas. 

Na verdade, sua avaliação é necessária seja qual for o método escolhido para geração de ideias, já que facilita a atração de pessoas com potencial de se tornarem clientes. 

Conteúdo baseado em topic clusters

Um dos métodos frequentemente utilizados para a criação de conteúdo é o uso de topic clusters.

Nele são utilizados temas centrais, para os quais são criadas páginas pilares (pillar pages) ou páginas satélite. A seguir, a produção se volta a temas que cercam o tema central, orbitando o entorno com conteúdos de suporte. 

Embora seja aplicada especialmente em ações voltadas aos blogs, podem ser utilizadas em qualquer cenário. 

Assim, basta reler a página pilar e obter novas ramificações para adquirir mais ideias de conteúdo. 

Conteúdo baseado em pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são realizadas diretamente com o público e refletem seus interesses e dificuldades. 

Por exigirem alto investimento, muitas vezes são deixadas de lado pelas empresas. Contudo, exercem um papel crucial em ações voltadas à produção de conteúdo para o marketing. 

Existem algumas maneiras de realizá-las. Os tipos mais comuns são as pesquisas quantitativas e qualitativas, nas quais os respondentes assinalam suas preferências por meio de respostas fechadas ou abertas.

Outra alternativa é a utilização de grupos focais ou entrevistas individuais, processos que avaliam indivíduos ou conjuntos de indivíduos com características similares.

Por fim, há a etnografia, que ocorre quando uma pessoa se infiltra em grupos sociais para avaliar suas preferências. 

Aqui não há muito mistério: os dados recolhidos durante as pesquisas dizem exatamente o que o seu público deseja consumir em formato de conteúdo.

Conteúdo baseado em brainstorm

Dá-se o nome de brainstorm o processo criativo natural do ser humano. Na verdade, essa “tempestade cerebral” acontece o tempo todo, mas há maneiras de potencializá-la.

Aqui não há um só modelo, pois pessoas e grupos podem ser estimulados de formas distintas. Uma das mais populares é o debate. Ao conversar com outras pessoas, novas ideias surgem naturalmente. 

Mas não há limites para aguçar a criatividade. Para uns, dinâmicas coletivas e individuais como gincanas, música, leitura, pintura e dança são ótimas para deixar a imaginação fluir. Para outras, não há nada como o silêncio e o repouso para deixar a mente trabalhar.

Conteúdo baseado em tendências

As tendências não representam apenas uma oportunidade para atrair o público por meio de conteúdo atualizado, mas também auxiliam no desenvolvimento de ideias. 

Existem diversas maneiras de identificá-las. Por exemplo, por meio de ferramentas como o Google Trends e plataformas de social listening

Outra maneira de visualizar os temas do momento é a consulta à imprensa, recorrendo ao jornalismo, cujo pilar é o imediatismo. Nesse sentido, a inscrição em newsletters pode ser uma boa pedida.

Conteúdo baseado em ferramentas de palavras-chave

As ferramentas de palavras-chave são aliadas poderosas para ter novas ideias de conteúdo. 

Algumas contam, inclusive, com funcionalidades que avaliam as tendências e os tópicos relacionados a um determinado termo. 

A grande vantagem, porém, são os insights sobre dados, como volume de buscas e dificuldade de ranqueamento das palavras-chave, o que permite coligar a atividade criativa à previsibilidade de resultados. 

Algumas das principais disponíveis no mercado são SEMRush, Moz e Ahrefs, mas existem alternativas gratuitas, como a própria página de resultados do Google e features como “As Pessoas Também Perguntam”, Autocomplete e Pesquisas Relacionadas. 

Conteúdo baseado em análise de concorrência

Analisar os concorrentes é uma ótima forma de encontrar oportunidades de criação de conteúdo. 

Ao observar de perto blogs, perfis sociais e fluxos de nutrição de empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes, é possível extrair ideias análogas ou com novas abordagens. 

Conteúdo baseado em redes sociais e fóruns

Outro modelo de obtenção de ideias de conteúdo que se assemelha muito à etnografia, mas realizado na esfera digital, é a presença constante em fóruns de debate e redes sociais. 

Essa prática recebe o nome de netnografia, justamente por sua associação com a internet. 

Aqui a ideia é frequentar os locais nos quais as interações acontecem, recolher informações acerca de interesse do público e criar peças que auxiliem a persona na resolução de problemas. 

Você sabia que pode se inscrever na nossa newsletter para se manter informado sobre os universos de marketing de conteúdo e SEO? Assim, pode receber novidades e ideias para implementar na sua empresa.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts