featured-image
Blog / Estrategia de marketing /

Aprenda a usar o Google Trends para identificar tendências

Aprenda a usar o Google Trends para identificar tendências

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

05 de Dezembro de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Tati Barros

Estar atento às tendências é uma das tarefas que um profissional de marketing digital tem em seu dia a dia, para estabelecer estratégias e criar conteúdos que estão de acordo com o que está em alta no Google. 

E uma ótima ferramenta para identificar os termos mais buscados é o Google Trends. Ao longo desse artigo, vamos explicar as funcionalidades e como utilizar esse recurso. 

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta gratuita, criada em 2006, para ajudar o usuário a acompanhar a evolução do número de buscas para uma palavra-chave ou tópico ao longo do tempo. Com essas informações é possível ter insights para conteúdos e estratégias de marketing digital. 

O interessante é que o Google Trends permite que você estabeleça alguns critérios para essa pesquisa, como:

  • Localização;
  • Tempo (de 2004 até a última hora);
  • Temas (como política, esportes, entre outros);
  • Tipo de busca (imagens, notícias ou vídeos).

Outra funcionalidade que a ferramenta oferece é fazer comparação de termos, para identificar qual pode gerar um melhor resultado. Por exemplo: você pretende fazer um artigo sobre esportes olímpicos. Pelo Google Trends, você pode saber se há uma busca maior pelo termo “Jogos Olímpicos” ou “Olimpíadas”. 

Isso pode ser útil, ainda, para comparar se uma expressão tem maior busca em português ou inglês. Por exemplo: é melhor usar “keyword” ou “palavra-chave” em um artigo? Essa ferramenta do Google responde essa e outras questões.

Como utilizar o Google Trends no marketing?

Um notebook aberto com a tela do Google Trends.

Se você trabalha com marketing digital, vamos mostrar alguns motivos que vão te convencer a adotar de vez o Google Trends na sua rotina de trabalho:

Ajuda a produzir conteúdo relevante

Com a ferramenta, você encontra quais são os assuntos mais buscados no momento, o que ajuda a criar um calendário editorial alinhado aos temas que a sua audiência procura. Quanto mais relevante for o conteúdo produzido, maiores as chances de ter um bom posicionamento no Google. 

Acompanha as tendências

Uma empresa que deseja se destacar no mercado precisa estar atenta às tendências da sua área de atuação. Uma forma de saber as palavras ou termos mais recentes ligados ao seu negócio é por meio do Google Trends. Assim, você não ficará para trás e terá uma maior competitividade em relação aos concorrentes.

Identifica sazonalidade

Com a ferramenta, você entende em quais períodos sazonais determinado assunto tem mais busca. Por exemplo: se o seu negócio é focado em brinquedos infantis, provavelmente, há uma busca maior nos meses de outubro e dezembro (devido ao Dia das Crianças e ao Natal). 

Com isso pode estabelecer uma rotina de produção mais adequada nessas fases e se programar para investir em mídia paga para conquistar um maior alcance ou para criar mais conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços.

Fornece os resultados por tipo ou formato

Como um dos recursos oferecidos pelo Google Trends é separar os conteúdos por tipos, essa pode ser uma boa forma de determinar qual formato é o mais indicado para determinado tema. 

Por exemplo: você pretende fazer um conteúdo sobre vertentes do feminismo. A ferramenta pode te dar um insight se, nesse caso, é melhor fazer um infográfico, artigo ou vídeo. 

Mostra melhores influenciadores para parcerias

Se você está buscando um influenciador para ser o rosto da sua marca, o Google Trends pode ajudá-lo a fazer uma escolha mais acertada. Ao pesquisar uma personalidade, você recebe informações como região em que a pessoa é mais popular, se a busca pelo seu nome está em alta ou queda, entre outras. Assim vai poder direcionar melhor seu investimento.

Envia alertas

Você pode se inscrever para receber emails diários, semanais ou mensais sobre as principais buscas e itens mais pesquisados. Isso ajuda, por exemplo, na hora de criar conteúdos quentes, especialmente aqueles voltados para as redes sociais, que exigem uma maior instantaneidade. 

Como analisar os resultados do Google Trends?

Uma mão segurando uma lupa.

Agora que você já sabe as razões pelas quais o Google Trends precisa fazer parte das estratégias de marketing digital, chegou o momento de entender como analisar as informações fornecidas pela ferramenta. E isso é muito mais simples do que pode parecer.

Ao fazer uma pesquisa, o site mostra um gráfico com uma pontuação que varia de 0 a 100, que é a popularidade do termo pesquisado. Veja como interpretar cada número:

  • 0: não há dados suficientes para mensurar a popularidade;
  • 50: possui metade da popularidade;
  • 100: valor máximo de popularidade.

Com esses dados e os gráficos disponíveis é possível identificar termos que tiveram um aumento repentino nas buscas, aqueles que tiveram quedas e os que têm buscas recorrentes. 

Como você pode perceber, contar com as ferramentas de marketing digital e saber usá-las é um importante passo para criar uma boa estratégia. Contudo, para alcançar os melhores resultados, entre em contato conosco, que nossos especialistas podem te ajudar a atrair um maior público para a sua marca!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts