Ao redor do mundo, profissionais de marketing digital, conteúdo e SEO realizam estudos para compreender o algoritmo do Google (ou Googlebot, como foi apelidado).
Isso faz todo o sentido.
Afinal, o Google é a ferramenta de busca mais utiliza a no mundo, com mais de 85% de preferência dos usuários (Statista, 2022).
Um estudo mais antigo revela, ainda, que o maior motor de busca da web é responsável por nada menos que 64% de todo o tráfego gerado na web (Search Engine Journal, 2014).
Contudo, desvendar os segredos e mistérios do Google não é uma tarefa fácil.
O mecanismo utiliza-se de equações complexas e dados do comportamento do usuário para ranqueamento. Além disso, realiza constantes atualizações, visando melhorar a experiência de seus utilizadores.
De modo que essas pesquisas não são apenas intensas, mas também recorrentes.
Então, se o seu objetivo é compreender o funcionamento do algoritmo do Google, você chegou ao lugar certo.
No texto a seguir, saiba o que é e qual é a mecânica aplicada por detrás do Googlebot para colocar o seu site na primeira página do buscador.
A eles, dá-se o nome de fatores de ranqueamento. Alguns exemplos são:
Sempre que um usuário faz uma busca, o Google realiza três processos básicos de análise. São eles:
Assim, podemos dizer que o Googlebot é um mecanismo automatizado de inteligência artificial, que se retroalimenta, mantendo-se sempre atualizado.
É por essa razão que há grande concorrência na busca orgânica, já que novas páginas e atualizações ocorrem o tempo todo.
É preciso dizer, antes de mais nada, que a própria empresa não revela quais são esses elementos e, por isso, o SEO é alvo de tanto debate.
Ocasionalmente, os desenvolvedores dão entrevistas sobre o tema (como no caso do EAT: expertise, authoritativeness, trustworthiness), mas a maior parte das deduções são obtidas por meio de experimentação. E algumas delas são meramente especulativas.
Isso sem contar nas atualizações recorrentes, que alteram a funcionalidade do algoritmo com frequência.
Com isso, concluímos que SEO, apesar de ser baseado em componentes numéricos, não é uma ciência exata. É por isso que, neste segmento, é tão importante apegar-se à análise de métricas.
Para agradar ao Googlebot, são utilizadas técnicas de otimização para mecanismos de busca, também conhecidas como SEO.
Existem diferentes tipos de SEO:
O Googlebot é um dos sistemas inteligentes mais acionados do mundo.
Por isso, empresas que desejam se destacar no topo dos resultados costumam investir em blogs corporativos.
Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, inscreva-se em nossa newsletter. Somos especialistas em atividades de SEO e estratégias de conteúdo.