featured-image
Blog / /

Estrategista de conteúdo: por que contratar esse profissional?

Estrategista de conteúdo: por que contratar esse profissional?

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

03 de Agosto de 2023 | 10:30

author icon

Escrito por: Tati Barros


Atualmente, não há marketing sem conteúdo. Não é exagero dizer que ele se tornou a chave central para alcançar o reconhecimento da marca, conquistar uma boa reputação e, por consequência, aumentar as taxas de conversão. 

Mas, essa não é uma missão simples. Produzir conteúdo de qualidade e que atraia o público-alvo exige dois importantes elementos: planejamento e estratégia. 

Colocar esses dois passos em prática é tão fundamental para conquistar os resultados esperados que existe um profissional especialista nessa função: o estrategista de conteúdo.

Ao longo deste artigo, vamos explicar quais as tarefas desse especialista e por que as marcas precisam dele antes de começar a desenvolver conteúdos.

O que é um estrategista de conteúdo?

A especialista em conteúdo e autora do livro “Content Strategy for the Web” define a estratégia de conteúdo como o “planejamento para a criação, entrega e governança de conteúdo útil e utilizável''.

Por sua vez, o estrategista de conteúdo é aquele que assume a função de desenvolver estratégias de conteúdo baseadas nos objetivos e necessidades do cliente. Ele está envolvido em todas as etapas que compõem o ciclo do projeto, desde a criação de pautas até as análises da geração de resultados. 

O que faz um estrategista de conteúdo?

Mulher faz anotações em um bloco enquanto olha para o notebook.

Como o próprio nome já entrega, o estrategista de conteúdo cria e desenvolve uma estratégia, tendo como foco as necessidades do usuário e, claro, os objetivos da empresa. 

Como já mencionado, são várias as tarefas assumidas por esse profissional, sendo o planejamento o centro das suas atividades. Quando falamos em planejar, isso envolve, por exemplo, criação de pautas, curadoria, pesquisa de palavras-chave etc.

Ele precisa considerar, por exemplo, quais valores esses conteúdos precisam entregar, como informação, emoção, inspiração, diversão, e, a partir disso, planejar as pautas que podem atender a cada uma das etapas do funil (topo, meio e fundo), de acordo com a estratégia para determinada marca, produto ou serviço.

O estrategista precisa encontrar o caminho para encantar o público e, a partir disso, levá-lo a tomar as ações desejadas.

A seguir, um resumo das principais funções exercidas no dia a dia desse profissional:

  • realização de pesquisas para conhecer as personas do cliente;
  • estudo e análise das tendências de comportamento do consumidor;
  • análise da concorrência;
  • pesquisa de palavras-chave primárias e secundárias;
  • criação de conteúdo direcionados às personas;
  • planejamento do calendário editorial, considerando as diferentes etapas do funil de vendas;
  • desenvolvimento de uma estratégia que vise que o conteúdo seja consistente em todas as plataformas em que será distribuído;
  • realização de auditorias periódicas de conteúdo;
  • acompanhamento e cálculo do ROI de conteúdo;
  • análises e melhorias na entrega e promoção de conteúdo.

Estratégia de criação de conteúdos Topic Cluster

Homem lê um artigo em um dispositivo móvel.

Não dá para falar sobre estratégia de conteúdo sem citar os grupos de conteúdos ou, em inglês, Topic Clusters, que visam organizar um blog ou site com conteúdos interligados. 

Isso significa criar uma estrutura que desperte a curiosidade do leitor de buscar mais conteúdos similares e/ou complementares, linkados entre si (por exemplo, vários blog posts com link para uma Pillar Page, assim como esta última ligada a vários artigos),  fazendo com que o leitor fique mais tempo no domínio, visitando páginas importantes para o negócio.

Em outras palavras, trata-se de um grupo de posts relacionados a um post central (a página pilar). Este basicamente sustenta todas as outras publicações desse grupo (os clusters), cujos conteúdos são mais específicos e se ligam a esse tema principal.

De forma resumida, o Topic Cluster organiza as páginas de conteúdo de um site usando uma estrutura mais limpa. E isso influencia também o algoritmo do Google na hora do ranqueamento.

Para exemplificar: vamos supor que criamos uma pillar page sobre marketing digital.

Essa página irá abordar o tema de maneira mais ampla (prezando, claro, por um conteúdo relevante e de qualidade) e terá links que levam para outras páginas que abordam esses tópicos de forma mais específica e aprofundada.

Levando isso em consideração, pode-se criar, por exemplo, clusters sobre:

E se você está se perguntando onde entra o estrategista de conteúdo nisso tudo, pode ter certeza que em cada uma das decisões que compõe o Topic Cluster. É ele quem define, por exemplo, a relevância do tema central nos motores de busca, quais tópicos serão abordados na pillar page, quais as palavras-chaves que merecem compor os clusters. 

De forma geral, é esse profissional que irá compreender as intenções de busca do usuário e atender às necessidades desse público Com isso, aumentam as chances de conseguir boas posições na SERP (a página de resultados do Google).

Quando o estrategista de conteúdo é necessário em uma empresa?

Considerando que o conteúdo é uma das mais potentes ferramentas do marketing digital nos dias atuais, para se criar e manter um relacionamento entre a marca e o seu público, a contratação de um estrategista se faz necessária, por tudo o que já foi mencionado neste artigo.  

Tudo isso colabora para uma estratégia de marketing assertiva, que faça com que todo o investimento tenha o retorno esperado. 


Gostou desse artigo? Assine a nossa newsletter para receber outros conteúdos que vão ajudar a aumentar a relevância e a autoridade da sua marca.

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts