A criação de artigos SEO é uma das práticas mais valiosas em estratégias de conteúdo.
Sua elaboração é voltada, especialmente, ao topo do funil de vendas, que tem a função de atrair usuários para um blog corporativo.
Ou seja, é a porta de entrada para que pessoas que nunca interagiram com a marca deem o primeiro passo em um relacionamento.
A partir disso, ocorre a geração e nutrição de leads, sua conversão em cliente e a posterior fidelização. Assim, gerando renda recorrente para um negócio.
Apesar disso, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o conceito, a importância e a redação de artigos SEO.
Se você é uma delas, não se preocupe, pois chegou ao lugar certo. No texto a seguir, tire as suas dúvidas sobre o assunto.
Artigo SEO é um texto produzido para blogs que tem como objetivo responder às dúvidas que o usuário tem ao utilizar um mecanismo de busca. Com isso, é gerado tráfego orgânico e abre-se espaço para que ele se torne um cliente posteriormente.
Ou seja, é uma maneira de obter resultados por meio da otimização para mecanismos de busca, prestando um serviço ao visitante antes mesmo dele fechar um negócio.
Para o marketing digital é uma oportunidade para adquirir visibilidade. Afinal, como fazer com que as pessoas cheguem a um site?
Fidelizar usuários que entram no blog diariamente, por meio do tráfego direto, é um grande desafio, pois dificilmente eles visitam a página ao digitar a URL específica direto no navegador.
O comportamento do internauta moderno o leva a uma solução quando uma dúvida surge: o Google.
É por isso que ranquear páginas no topo da busca orgânica é uma ação essencial para proporcionar o contato inicial e, muitas vezes, até mesmo em momentos mais próximos ao final da jornada de compra.
Porém, seu uso é potencializado quando aplicado em um sistema conhecido como inbound marketing, também conhecido como marketing de entrada ou marketing de atração.
São utilizados canais digitais para gerar valor ao usuário, entregando conteúdo relevante e fortalecendo os laços com a marca antes de realizar uma oferta, o chamado funil de vendas.
Ele se divide em quatro etapas:
Perceba que, nessa lógica, o consumidor só recebe uma oferta quando já possui confiança na marca, aumentando as chances de conversão.
Os artigos SEO atuam, principalmente, na etapa da atração. Contudo, também podem ser utilizados nas demais etapas, quando há dados que confirmem o seu interesse.
É válido lembrar também que, embora o ideal seja criar os conteúdos com foco em SEO desde o início, é possível também otimizar peças antigas.
Cada redator tem o seu próprio processo de criação, mas existem diretrizes e formas que podem ser utilizadas como base.
A seguir, veja algumas dicas utilizadas no mercado.
A pesquisa de palavras-chave é o ponto inicial para criar um artigo SEO.
É por meio delas que se identifica quais termos de pesquisa são buscados pelo usuário no Google, assim como sua intenção ao digitar o termo no buscador.
Normalmente, um artigo SEO possui uma palavra-chave principal, que deve aparecer no título, nos subtópicos e com alguma frequência no texto.
Contudo, também é possível definir palavras-chave secundárias (nas quais a keyword principal está contida), relacionadas e sinônimos, que auxiliam na composição de materiais originais e atraentes para o leitor.
Muitos redatores iniciam o processo de escrita pelo início do texto. Porém, é recomendada uma visualização do corpo do texto antes de dar a largada.
Para isso é preciso estruturar os subtópicos do texto (ou roteirizá-lo), processo realizado durante a pesquisa.
Ao criar esse sumário, é possível prever o tamanho de cada bloco de texto, os locais em que as palavras-chave serão inseridas e como o leitor visualiza o texto, já que o usuário de internet escaneia a página para encontrar tópicos de interesse.
Como em qualquer peça textual, é preciso proporcionar uma boa experiência ao leitor.
O grande problema, aqui, é que normalmente os artigos SEO são redigidos em softwares de telas grandes, como desktops e notebooks.
Contudo, o meio mais utilizado para a leitura são os smartphones e tablets. Como consequência, ao repassar o texto para o CMS, os parágrafos e frases ficam longos e cansativos.
É por isso que, ao redigir textos focados em otimização, é melhor que os parágrafos e frases sejam mais curtos, beneficiando a experiência de leitura na web.
Os links são responsáveis por facilitar a navegação entre páginas do usuário. Para o SEO, representam um apontamento de que a página referenciada pode resolver uma potencial dúvida do leitor.
É por essa razão que os links internos (que levam o usuário a outras páginas do mesmo blog) e de saída (que levam o usuário a páginas externas) são muito úteis.
Existem muitos recursos textuais e visuais que auxiliam na identificação e compreensão do texto. Alguns exemplos são:
Não se esqueça de, ao fim do texto, inserir uma chamada para a ação que cumpra com o objetivo do texto.
É essa a oportunidade para levar o usuário à próxima etapa do funil de vendas.
O CTA reflete o que foi definido como função no planejamento. Alguns exemplos são:
Criar e distribuir artigos SEO é uma boa maneira de atrair de maneira orgânica potenciais clientes para um negócio.
Então, se você gostou deste texto e deseja receber outras indicações diretamente na sua caixa de entrada, inscreva-se na nossa newsletter.