Os investimentos em estratégias de marketing de conteúdo e SEO crescem a cada dia. Contudo, há uma dúvida muito comum: afinal, devo contar com uma agência, ter um time interno ou contratar um freelancer para produzir conteúdo?
A resposta para essa pergunta depende de diversos fatores. Por exemplo, o orçamento, o público-alvo e as necessidades do negócio.
Para tomar uma decisão, é necessário entender o que cada um desses modelos apresenta como benefícios e desvantagens.
Este texto trata exatamente sobre esse assunto. Então, se você quer saber qual é a melhor alternativa para produzir conteúdo na sua empresa, continue a leitura.
Agência, time interno ou freelancer: afinal, qual escolher para produzir conteúdo?
Antes de mais nada, é preciso dizer que as características apontadas abaixo não são regras. Afinal, há uma vasta gama de serviços, modelos de negócio e profissionais atuando na área.
Portanto, são impressões de mercado, observadas pelo autor ao longo da carreira, mas não representam, necessariamente, uma conclusão definitiva sobre o tema.
Outro ponto importante é a existência de modelos híbridos.
Isso ocorre quando há a aliança entre dois ou três dos formatos. Por exemplo:
- Contratação de um redator freelancer pela agência de conteúdo que presta contas para um time interno
- Contratação de um redator freelancer gerenciado por um time interno
Ou, o mais comum deles:
- Alinhamento entre agência de conteúdo e um time interno.
Este último caso é um dos mais utilizados na atualidade, modelo no qual há uma equipe interna enxuta que dialoga diretamente com a agência contratada.
O que faz uma agência de conteúdo?
Uma agência de conteúdo é um tipo de serviço de marketing terceirizado, no qual o foco é a produção de conteúdo relevante.
Existem diferentes modelos de agência de conteúdo. Esse tipo de negócio pode, por exemplo, criar peças para todas as etapas do funil de marketing ou focar apenas em um estágio. Ou, ainda, direcionar suas ações para canais específicos, como blogs corporativos, redes sociais ou email marketing.
Uma agência de conteúdo full service, por outro lado, oferece todos os formatos e tipos de conteúdo cabíveis em ações de inbound marketing, como:
Ou seja, reúne tudo que é necessário para alimentar uma estratégia completa, incluindo profissionais de redação, design, SEO, automação e análise de métricas.
Prós da agência de conteúdo
Ao optar pela contratação de uma agência de conteúdo, o contratante obtém as seguintes vantagens:
Time altamente capacitado
As agências normalmente contam com profissionais especializados em seus ramos de atuação.
Com isso, ganha-se qualidade, assertividade e agilidade.
Experiência de mercado com outros clientes
Agências lidam com o universo do marketing em seu dia a dia. Graças a isso, aplicam táticas em diversos clientes, sendo mais capazes de medir o que funciona e o que não dá certo.
Centralização de serviços
Uma das principais vantagens das agências é a possibilidade de contar com múltiplos serviços em um só lugar.
Com isso, todas as etapas (planejamento, execução e análise) são centralizadas, assim como a produção de diferentes formatos de conteúdo.
Contras da agência de conteúdo
Caso a empresa opte por esse modelo de serviço, terá que lidar com um desafio principal:
Comunicação
A grande barreira que diferencia o modelo de agência para os times internos é a comunicação, como em qualquer tipo de serviço terceirizado.
Muitas vezes há discrepância entre o que ambos pensam ser a melhor linha a ser seguida durante a campanha. Pode haver também ruídos e gaps, principalmente se não tiver um ponto focal bem definido dentro da empresa que contrata a agência.
Por isso é muito importante elaborar um plano de conteúdo convergente, que detalhe os pormenores da execução do projeto, além de ter reuniões periódicas para alinhamento e apresentação de resultados.
O que faz um time interno de conteúdo?
Um time interno de conteúdo é responsável por planejar, executar e monitorar campanhas de conteúdo.
É muito comum que tenham integração com equipes comerciais, em uma espécie de parceria na qual o time de conteúdo gera oportunidades e o time de vendas as converte.
Prós do time interno de conteúdo
Os escolher o modelo de time interno de conteúdo, a empresa obtém os seguintes benefícios:
Entendimento do mercado
Pelo fato de vivenciar a rotina da empresa, equipes internas de conteúdo podem ter um melhor dimensionamento do mercado e as preocupações que cerceiam o negócio.
Com isso, há uma maior possibilidade de criar conteúdos úteis baseados na persona.
Comunicação
Processos internos costumam ser mais ágeis e certeiros. Não é diferente com equipes de conteúdo, que devido a uma comunicação contínua, aceleram a sistematização dos procedimentos.
Adaptabilidade
Os times de conteúdo também possuem uma maior capacidade de adaptação. Isso quer dizer que se adequam a mudanças, como reestruturação estratégica e cortes no orçamento, por exemplo.
Contras do time interno de conteúdo
O principal obstáculo para a criação de equipes de conteúdo internas se resume em um termo: alto custo.
Alto custo
Formar uma equipe de conteúdo não é uma tarefa fácil. Afinal, trata-se de um setor para o qual são exigidas habilidades diversificadas, o que representa custos tanto para o RH quanto para a contratação em si. Sem falar, claro, na capacitação, que pode levar tempo e exigir treinamentos.
O que faz um redator freelancer?
Um redator freelancer é um profissional liberal que cria conteúdos de acordo com a demanda da empresa.
Normalmente, a empresa fica responsável por questões como o planejamento de pautas, a descoberta de palavras-chave, a publicação e a análise de resultados, deixando o redator com a matéria-prima: a escrita.
Prós do redator freelancer
Ao contratar o serviço de um redator freelancer, é possível obter o seguintes proveitos:
Preço
É comum que a contratação de um redator freelancer tenha custos mais baixos do que os outros modelos.
Naturalmente, é possível encontrar profissionais de diferentes níveis técnicos e, como consequência, os valores são variáveis.
Serviço pontual
Outra vantagem de se contratar um profissional autônomo é a possibilidade de contar com os seus serviços somente quando forem necessários.
Assim, em vez de se tornar um custo fixo, são contabilizados no orçamento como despesas variáveis.
Contras do redator freelancer
Como profissional out-house, existem alguns problemas comumente encontrados ao contratar um redator freelancer.
Falta de alinhamento
Como não há comunicação recorrente entre as partes, pode acontecer de os redatores não entenderem exatamente quais são as necessidades do negócio.
Essa questão pode ser amenizada com orientações precisas. Contudo, isso exige tempo para alinhamento, algo do que nem sempre a empresa ou o profissional dispõe.
Disponibilidade
É muito comum que redatores autônomos tenham agendas ocupadas ou trabalham em horários pouco convencionais.
Qualidade
Por se tratar de um mercado em crescimento, há muitos profissionais que adentram o mercado sem muita experiência.
Com isso, abre-se a margem para comprometimento da qualidade do conteúdo, tanto em questões como coesão, coerência e ortografia quanto em elementos técnicos, como a otimização para mecanismos de busca.
Se você deseja contratar uma agência de conteúdo para planejar e desenvolver as peças do seu negócio, entre em contato conosco. Será um prazer debater suas necessidades e criar um plano personalizado para alcançar os seus objetivos.