featured-image
Blog / Marketing de conteúdo /

Jornalistas profissionais são base para marketing de conteúdo de sucesso

Jornalistas profissionais são base para marketing de conteúdo de sucesso

clock icon

Tempo de leitura: 4 min

05 de Março de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

Não é novidade que o marketing de conteúdo é a estratégia digital do momento. Afinal, fomenta relacionamentos, gera leads e potencializa conversões, atuando em todas as etapas do funil de vendas

Prova disso é que, de acordo com a pesquisa The State of Content Marketing: 2023 Global Report, da Hubspot, é utilizado por 90% das empresas. 

Contudo, há ainda um grande desafio para boa parte delas: a produção de conteúdo de qualidade. Este é o fator citado como principal requisito para diferenciar-se da concorrência (B2B Content Marketing: Benchmarks, budgets and Trends; Content Marketing Institute, 2023). 

Com as ferramentas tecnológicas disponíveis, criar conteúdo é uma ação ao alcance de todos. No entanto, o desenvolvimento de conteúdo que gera real interesse e valor à persona do negócio permanece como uma das grandes dificuldades para as empresas.

É por essa razão que muitas recorrem a jornalistas profissionais para executar essa tarefa. Neste artigo, descubra mais sobre a imprescindibilidade de contar com eles no marketing. 

Qual é o grande desafio do marketing de conteúdo?

O que ocorre atualmente é uma situação um tanto quanto paradoxal. Em busca de se posicionar para os inúmeros termos de busca (ou palavras-chave) utilizados pelos usuários, há também uma infindável demanda pela produção de conteúdo. 

Naturalmente, o mercado se adapta a essa necessidade, gerando uma vasta oferta. O grande problema é que, nesse contexto, emergem muitas peças de baixa qualidade. 

Não me entenda mal: o cenário apresenta profissionais competentes. A dificuldade das empresas está em identificá-los. Como há muitas opções, o preço muitas vezes torna-se o elemento decisivo. 

Ou seja, o foco passa a ser na quantidade de conteúdo, deixando de lado a qualidade. Como consequência, os resultados não vêm. E, então, surgem os questionamentos acerca do ROI do marketing de conteúdo

A verdade é que empresas que realmente desejam se destacar no digital precisam entender que conteúdo de qualidade exige investimento. O retorno vem a partir das conexões estabelecidas com o público-alvo. Mas, afinal, como alcançar esse objetivo?

O que é um conteúdo de qualidade?

Uma boa peça deve ser relevante, estruturada, rastreável e responder a todas as possíveis dúvidas do usuário. Também precisa ser bem escrita, coesa, coerente e confiável. É importante que traga dados, opiniões, imagens, gráficos, histórias reais… enfim, qualquer item que auxilie a compreensão ou enriqueça o texto. Neste texto, elenquei algumas das características que fazem com que um material seja valioso. 

No cenário atual, existem muitos profissionais que compõem a criação de conteúdo. Planejadores, estrategistas, editores, revisores, SEOs, designers, videomakers… Entretanto, há uma figura-chave nesse ecossistema: o criador de conteúdo. 

Como criador de conteúdo, refiro-me à pessoa que realmente o redige, seja um blog post, um material rico ou o roteiro de um vídeo. É quem realiza a pesquisa, apura os fatos, elabora uma linha de raciocínio coerente e, de fato, escreve o texto. 

Atualmente, ao buscar um profissional com essas características no mercado, as empresas se deparam com as seguintes opções: 

  • profissionais autônomos ou freelancers;
  • agências de conteúdo;
  • formação de equipe interna. 

 

De todas essas, a mais econômica acaba sendo a primeira. O que faz com que haja uma larga produção de conteúdo, mas sem a preocupação com a real qualidade do texto. 

Qual é a importância de contar com jornalistas profissionais na criação de conteúdo?

Ilustração traz uma mão segurando um lápis e desenhando ondas, representando um texto fluido. Imagem ilustra este artigo sobre jornalistas profissionais serem base para marketing de conteúdo de sucesso

Os redatores disponíveis apresentam diferentes níveis de qualificação. Alguns são iniciantes na área, outros são especialistas em determinado nicho de mercado. Seja qual for o caso, há sempre o risco de o profissional não estar preparado para escrever sobre um determinado tema ou com certo grau de profundidade. 

No entanto, há um profissional treinado para isso. A figura do jornalista se faz presente em agências e setores de comunicação e assessoria de imprensa. Ele é perito em investigação, seleção de informações e na colocação ideal do que realmente importa. Por essa razão, sua presença em estratégias de marketing de conteúdo é cada vez mais exigida. 

Uma das principais habilidades aprendidas na faculdade de jornalismo é a capacidade de pesquisa. É preciso saber onde buscar fontes fidedignas e dados confiáveis e atuais. Em um ambiente como a internet, em que há uma grande quantidade de desinformação e notícias falsas divulgadas, essa é uma habilidade essencial. 

Em outras palavras, um jornalista sabe apurar os fatos. Quando os acervos e bancos de dados confiáveis se esgotam, há também as entrevistas com especialistas. Em casos assim, age com imparcialidade para trazer diferentes pontos de vista. 

Afora isso, possui a habilidade de redação. Isso quer dizer que utiliza técnicas de escrita, poder de síntese, compilação, didática e estruturação para trazer a informação ao leitor da melhor maneira possível. 

Outro requisito muito importante do jornalista profissional é a integridade. Por sua formação, compreende a importância de seguir o código de ética para se ater a fatos e informações verídicas. 

A Prosperidade Conteúdos sabe da importância de se criar conteúdos de alta qualidade. Por isso, em seu corpo de criadores, conta somente com jornalistas profissionais e experientes. 

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts