Aprenda a calcular o ROI no marketing de conteúdo

Métrica de retorno sobre o investimento permite analisar o que dá certo e o que precisa mudar na estratégia


Table of Contents


Ilustração: uma mulher segura uma moeda em uma das mãos e um megafone na outra, representando o ROI do marketing de conteúdo.Qualquer tipo de investimento em marketing visa a atração e a retenção de clientes. E é mais do que natural que a empresa que contratou esse serviço queira ver retorno do dinheiro investido. 

Um dos papéis do profissional de marketing é saber analisar métricas para mensurar os resultados das estratégias adotadas. E um desses indicadores é o ROI do marketing de conteúdo. 

Neste artigo, vamos explicar por que o ROI é importante e como calculá-lo.

O que é o ROI?

ROI é uma sigla para return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português. Ele é um indicador que mede se uma estratégia utilizada por uma empresa gerou lucro ou prejuízo. Essa métrica é importante para entender as apostas que deram certo, as que precisam ser reajustadas ou cortadas.

O que é o ROI do marketing de conteúdo?

Quando o assunto é o ROI do marketing de conteúdo, a lógica é a mesma. Por meio desse cálculo, é possível identificar se o investimento em estratégias como produção de artigos, email marketing, SEO, redes sociais e outras relacionadas estão obtendo os resultados esperados. 

E isso vale mesmo que o foco principal não seja a venda, viu? O ROI serve, inclusive, para mostrar se o planejamento de conteúdo gerou resultado em visualizações de página, curtidas, compartilhamentos e outros. 

Vale dizer que o ROI de um conteúdo envolve tudo aquilo que já foi publicado e o que ainda será produzido no futuro. Afinal de contas, o marketing de conteúdo é uma estratégia de médio e longo prazo.

Como mensurar o ROI para marketing de conteúdo?Quatro mãos seguram, cada uma delas, um pedaço de papel, formando um círculo.

Uma vez que o ROI está relacionado aos cálculos do investimento realizado, o primeiro passo é reunir todos os gastos que a empresa fez com a implementação do marketing de conteúdo. 

Ao mensurar isso, é preciso incluir tudo o que envolve esse projeto, como contratação de equipe e agência, mídia paga, domínio e hospedagem de site, entre outros valores que entram no orçamento. 

A partir disso, é preciso estimar o valor do investimento versus o quanto ele deu de retorno. Mas, como saber esse retorno? Como já citamos acima, a conversão pode ocorrer de diversas formas. 

Por meio do Google Analytics é possível identificar se houve uma conversão macro ou micro. A primeira citada é quando uma compra foi realizada, enquanto a segunda refere-se a alguma atividade concluída, como inscrição, preenchimento de formulário, entre outras ações que mostram que o usuário está caminhando para se tornar cliente.

Há ainda, outros dois tipos de métricas: 

  • Métricas editoriais: são aquelas que apresentam os efeitos causados pelo conteúdo, como números de compartilhamento, comentários, visitantes únicos, visualizações de página, tempo de permanência na página, entre outros.
  • Métricas de negócio: aqui, sim, o objetivo é o aumento do lucro. Essa métrica é focada em quanto o conteúdo produzido gerou de pedidos de orçamento, recorrência de compra, quantidade total de vendas, renovações de contratos etc.


É possível realizar os cálculos do ROI (retorno sobre o Investimento) do Marketing de Conteúdo da seguinte forma:
Receita gerada (menos o) Custo do marketing de conteúdo (dividido pelo) Custo do marketing de conteúdo = ROI.

De forma mais simples:

ROI = (Receita - Custo) / Custo

 

Como aumentar o ROI do marketing de conteúdoIlustração abstrata: Um barquinho de papel do qual saem mãos segurando um envelope, um megafone e um smartphone.

São diversas as estratégias que podem ser adotadas com o objetivo de aumentar o ROI do marketing de conteúdo. Abaixo, apresentamos algumas delas:

  • Otimizar os conteúdos já publicados, de acordo com as regras de SEO;
  • Investir na produção de conteúdos de qualidade, que agregam valor ao seu público;
  • Aumentar a frequência de publicações;
  • Oferecer mais formatos de conteúdos. Além de artigos, procure produzir vídeos, imagens de qualidade, newsletter, materiais ricos (como ebooks), entre outros que mostrem sua autoridade para o público que deseja atingir.


Agora que você já sabe a importância de calcular o ROI do marketing de conteúdo, o que acha de aumentar os resultados do seu investimento em marketing? Entre
em contato conosco
, que nossos especialistas podem te ajudar a atrair um maior público para a sua marca!

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts