featured-image
Blog / SEO /

Heading Tags: o que são e por que são importantes no SEO

Heading Tags: o que são e por que são importantes no SEO

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

14 de Julho de 2022 | 10:30

author icon

Escrito por: Lucas Amaral

As heading tags são elementos valiosos para quem investe em otimização para motores de pesquisa

Afinal de contas, facilitam a navegação do usuário, que pode identificar tópicos de interesse e ler apenas o bloco de texto que corresponde à sua dúvida. 

Além disso, também são etiquetas importantes para o algoritmo do Google,  auxiliando as spiders no rastreamento de palavras-chave que correspondem à intenção de busca do usuário. 

Contudo, não são todos que sabem utilizá-las da maneira correta. Se você tem essa dúvida e quer saber mais sobre as heading tags, continue a leitura. 

No texto a seguir, saiba como funcionam, como são otimizadas no conteúdo e aprenda a aplicá-las em seus textos para agradar os buscadores

O que são heading tags?

Ilustração abstrata: um computador do qual saem dois braços. Na tela, vemos uma estrutura de heading tags.Heading tags (ou header tags) são marcadores em HTML que assinalam os títulos e subtítulos presentes em uma página da web. Elas seguem uma ordem hierárquica, sendo a H1 a mais importante, a H2 a segunda em importância e assim sucessivamente. 

Elas estão presentes em todos os tipos de páginas da web, mas vamos falar no modelo mais utilizado: o blog post. 

Para isso, vamos imaginar que o texto produzido terá como tema “O guia do pescador iniciante”. 

Qualquer artigo publicado na web segue uma lógica com título e diversos subtítulos. O título, nesse caso, recebe a marcação de um H1. 

Na linguagem HTML (uma versão codificada de um site), isso significa que receberá a etiqueta de H1. Assim: 

<h1>O guia do pescador iniciante</h1>

Para redatores, não é necessário conhecer a linguagem HTML, pois o próprio CMS (Wordpress, Blogspot, Hubspot etc. facilita esse trabalho com um editor de texto. 

Nesse caso, ele só precisa utilizar o menu e adicionar a tag, que pode vir com os nomes de H1, H2, H3 etc. ou como Título 1, Subtítulo 1, Subtítulo 2… 

Em nosso exemplo, pressupõe-se que o título mais importante, de maneira hierárquica, é “O guia do pescador iniciante”. 

A seguir, é redigido um texto introdutório, que fala um pouco sobre a pesca no geral, explica do que se trata o conteúdo e convida o internauta à leitura. 

Agora, quando o texto se inicia de fato, é válido inserir um subtítulo (também chamado de subtópico ou intertítulo). 

Vamos supor que foi decidido o tema “modalidades de pesca” para tal. Também são decididos os outros tópicos hierarquicamente abaixo deste. 

No código HTML, ficaria assim: 

<h1>O guia do pescador iniciante</h1>

<h2>Modalidades de pesca</h2>

<h3>Pesca de rio</h3>

<h3>Pesca de mar</h3>

<h3>Pesca de lago</h3>

Perceba que os itens marcados em H3 (pesca de rio, pesca de mar e pesca de lago) são dependentes do subtítulo anterior marcado com o H2 (modalidades de pesca). Assim como o H2 (modalidades de pesca) é dependente do título H1 (O guia do pescador iniciante). 

Ou seja, funcionam como marcações em um trabalho de conclusão de curso, no qual os tópicos dependem do anterior. 

Agora, imagine que há outros tópicos de importância equivalente ao H2, como “equipamentos de pesca” e “tipos de isca”. 

Para facilitar o entendimento, vamos pensar em um formato de Table of Contents (ou sumário). Ficaria assim:  

O Guia do Pescador Iniciante (H1)

  • Modalidades de pesca (H2)
    • Pesca de rio (H3)
    • Pesca de mar (H3)
    • Pesca de lago (H3)
  • Equipamentos de pesca (H2)
    • Vara de pesca (H3)
    • Anzóis, linhas e bóias (H3)
    • Carretilhas e molinetes (H3)
  • Tipos de isca (H2)
    • Popper (H3)
    • Spinner bait (H3)
    • Ração e massa (H3)

Entre esses subtópicos fica o texto corrido, os parágrafos que dissecam sobre cada um dos intertítulos com maior profundidade. 

É válido frisar, nesse caso, que o H1 é diferente da tag de title (ou SEO title), que se refere ao modo que o texto aparecerá no título do resultado de busca. 

checklist-seo

Para que servem as heading tags?

As heading tags apontam o grau de importância para o usuário, facilitando a identificação dos tópicos. 

Exatamente como nesse tópico que você lê agora, em que “para que servem as heading tags” é dependente hierarquicamente de “o que são heading tags”.

Nas páginas da web, elas também apresentam um importante papel visual, já que as tags mais importantes geralmente têm fontes maiores que os tópicos subordinados. 

Por que as heading tags são importantes no SEO?

Print de tela: Um link da Prosperidade Conteúdos nos resultados de busca do Google.Apesar de seu inegável papel na experiência de leitura do usuário, as heading tags têm outra função quando falamos de SEO. 

É claro que páginas com heading bem estruturadas são capazes de reter o leitor por mais tempo, beneficiando o tempo de permanência, o que por si só já é um fator de ranqueamento. 

Mas, além disso, elas indicam ao mecanismo que aqueles tópicos são tratados durante o texto. 

Assim, quando um termo de busca utilizado pelo usuário é semanticamente equivalente a uma das heading tags, é atribuída uma pontuação extra ao valor da página, que influencia diretamente no ranqueamento da página de resultados do Google

É por isso que as palavras-chave são escolhidas a dedo, visando identificar a intenção de busca e termo utilizado pelo usuário para realizar a pesquisa. 

E, quanto mais acima na hierarquia do texto, mais valor é atribuído ao algoritmo. De modo que, quando a keyword aparece no H1, tem maior impacto na classificação do que quando aparece em um H2, por exemplo. 

O domínio do uso das heading tags pode fazer toda a diferença na hora de posicionar links na primeira página do Google e otimizar suas estratégias de SEO.

Agora que você já sabe como funcionam e como aplicá-las em seus textos, que tal se inscrever na nossa newsletter? Dessa maneira, você passa a receber outras informações relevantes do universo do marketing de conteúdo e SEO diretamente na sua caixa de entrada. 

Nova call to action

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts