Head de Conteúdo: entenda o trabalho desse profissional

Profissional é quem garante a qualidade do material produzido pelo marketing


Table of Contents


Ilustração: um homem escreve em uma folha com um lápis gigante, representando um head de conteúdo.

Toda boa equipe de produção de conteúdo precisa ter um maestro que vá garantir um bom fluxo de trabalho, a qualidade das entregas e – mais importante – o alcance de resultados esperados.

Como o próprio nome em inglês diz, o “head” é o “cabeça”, ou o “cérebro” que centraliza múltiplas tarefas e coordena o trabalho de diversas pessoas, de modo que o resultado final seja coeso e qualificado.

Neste artigo, vamos detalhar melhor o que esse profissional faz, quais as suas atribuições, como se tornar um e ainda mostrar se sua empresa deveria contratar um head de conteúdo ou se pode prescindir dele.

O que faz um head de conteúdo?

Também chamado de gerente ou gestor de conteúdo, é o profissional que planeja, organiza e coordena todo o trabalho de produção de conteúdo feito pelas equipes de marketing.

Trata-se de um cargo estratégico, porque tem a função mais importante, que é de pensar nos conteúdos que vão gerar mais resultados para a campanha, criar calendários de execução das tarefas, além de distribuir essas atividades entre todos os membros da equipe – que podem ser muitos, dependendo do tamanho da agência ou da equipe interna de marketing de conteúdo.

Esse profissional precisa deter os conhecimentos específicos do marketing, como:

  • métricas do marketing, para analisar os resultados das estratégias;
  • funil de vendas, para pensar nos conteúdos adequados para cada fase da jornada do cliente;
  • SEO, para pensar em estratégias alinhadas ao tráfego orgânico na internet;
  • mídias sociais, experiência do usuário e conteúdos editoriais, dentre outras.

Além disso, o profissional que ocupa esse cargo também deve deter habilidades comuns a todos os gestores, como:

  • boa capacidade de trabalho em equipe;
  • atribuição e delegação de tarefas entre membros da equipe
  • liderança e gestão de pessoas;
  • habilidade para comunicação em todas as suas formas;
  • conhecimentos em tecnologia;
  • organização e boa capacidade de planejamento, dentre outras.

Quais são as atribuições de um head de conteúdo?

Uma mão e um teclado.

No tópico anterior, já listamos algumas das habilidades necessárias para um bom head de conteúdo, todas elas atreladas a cinco principais pilares dessa função:

  1. planejamento
  2. organização
  3. execução
  4. coordenação
  5. monitoramento

A seguir, vamos listar algumas atribuições exigidas pelo mercado, em vagas disponíveis para head de conteúdo no LinkedIn:

  • definição e planejamento das estratégias de marketing de conteúdo da empresa/campanha;
  • definição dos canais de comunicação (redes sociais, blog corporativo, newsletter etc) a serem usados para distribuição dos conteúdos;
  • gestão e desenvolvimento das equipes;
  • definição dos tipos de conteúdos que serão utilizados em determinada campanha (texto, vídeo, infográficos etc);
  • edição dos textos e demais conteúdos para assegurar a qualidade da entrega final;
  • análise de métricas para acompanhar resultados;
  • networking e reuniões com assessores, clientes, criadores de conteúdo e outras equipes internas ou externas;
  • gestão de influenciadores e artistas em canais digitais;
  • desenvolvimento de estudos de mercado para buscar novos insights e previsão de tendências.

Quanto ganha um head de conteúdo?

Por ser um cargo estratégico e de liderança, ele costuma ter salários mais altos também.

Segundo o site Glassdoor, em novembro de 2022, um head de conteúdo ganhava salário médio de R$ 6.659 por mês no Brasil, podendo chegar a R$ 30 mil, dependendo da empresa.

Como se tornar um head de conteúdo?

Geralmente o profissional que atua nessa área de produção de conteúdo é graduado em comunicação social, marketing, jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas ou áreas correlatas.

É preciso ter bom conhecimento geral, texto de qualidade, conhecimento amplo dos canais de comunicação, domínio dos vários formatos de comunicação, boas noções de SEO, marketing de conteúdo, inbound e outras estratégias relacionadas.

Muitas dessas habilidades não são ensinadas nos cursos de graduação, então é desejável um aprimoramento, seja por meio de cursos de curta duração, de extensão ou pós-graduações na área.

Existem diversas plataformas on-line que oferecem esses cursos, muitas vezes também disponíveis de forma gratuita, em vídeos ou eBooks. Por exemplo: Hubspot, Hotmart, Rock Content, Udemy, Universidade Raccoon, Alura, Coursera, dentre várias outras.

Aqui na Prosperidade Conteúdos, oferecemos um curso de Content Specialist e o eBook “Estratégias de Marketing Digital: o que manter, mudar e começar”.

Já para quem prefere uma pós-graduação, para se aprofundar mais na área, existem opções, por exemplo, no Insper (master em gestão de marketing ou a pós em Data Storytelling), na FGV, na ESPM, na PUC-RS, Infnet, dentre várias outras.

Também é importante que o profissional que almeja um cargo de coordenação, como é o head de conteúdo, tenha experiência ou habilidades em gestão de pessoas, gestão de projetos, liderança etc – e também existem vários cursos de curta ou longa duração focados nisso. 

Qual é a importância de se ter um head de conteúdo na empresa?

Uma mão segura um íma, que atrai um gráfico de desempenho crescente.

Se uma empresa já percebeu a importância de trabalhar com marketing de conteúdo para atrair e fidelizar diversos públicos – que podem se tornar clientes –, esta empresa já criou uma equipe de produtores de conteúdo ou contratou uma agência especializada nisso.

Em ambos os casos, é importante ter o profissional que vai cuidar da gestão desses conteúdos, alinhada às estratégias específicas daquela empresa.

O head de conteúdo pode tanto coordenar todo o trabalho feito pela equipe interna de produtores de conteúdo quanto funcionar como uma ponte entre os interesses da empresa e os produtores de conteúdo contratados de forma externa – seja uma agência ou freelancers, que também abundam nesta área.

É o head de conteúdo que vai trazer uma padronização e melhor alinhamento entre os diversos jobs, que podem estar pulverizados entre setores ou agências diferentes, e o comando da empresa, que tem seus valores, missões e estratégias próprios.

Sem esse gestor, é muito mais difícil planejar estratégias, organizar calendários e atribuições, garantir as entregas nos prazos certos e mensurar resultados.

Como saber se a minha empresa precisa de um head de conteúdo?

A resposta é simples: se sua empresa adota o marketing de conteúdo, ela precisa de um head de conteúdo para coordenar esses trabalhos.

Sem ele, aumentam muito as chances de a empresa desperdiçar o que seria uma estratégia poderosa em meio a desorganização, confusão, falta de planejamento e de uma liderança para fazer os esforços chegarem a algum lugar e alcançarem resultados concretos.

Que tal agora conhecer melhor o trabalho de uma agência de conteúdo? Este artigo mostra o que ela pode fazer pelo seu negócio

Nova call to action

 

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts