featured-image
Blog / SEO /

Saiba como criar um FAQ enriquecido com SEO

Saiba como criar um FAQ enriquecido com SEO

clock icon

Tempo de leitura: 5 min

27 de Fevereiro de 2024 | 10:00

author icon

Escrito por: Redação

Esquecido por muitos profissionais, área de ‘perguntas frequentes’ pode colocar a sua empresa no topo das páginas de busca

Embora o FAQ já tenha vivido tempos áureos, sendo seção obrigatória em todos os sites de empresas, hoje ele nem sempre recebe a devida atenção nos planejamentos de marketing. O que muita gente não sabe é que esse recurso pode ser mais um aliado nas estratégias de conteúdo.

Neste artigo você saberá como Frequently Asked Questions (que em português significa perguntas frequentes) pode ter grande relevância na estratégia de marketing de conteúdo, se for bem trabalhado e integrado a outras plataformas.

O que é um FAQ?

O FAQ é um formulário de perguntas e respostas que contém as questões que mais podem trazer dúvidas aos usuários de um determinado produto ou serviço. 

Exemplo de página de perguntas frequentes. Imagem ilustra este texto sobre como criar um FAQ usando SEO

Com o advento de outras tecnologias de interação com os clientes e usuários, como chatbots e redes sociais, o FAQ deixou de ser figura constante nas páginas das empresas. Abaixo, segue um exemplo do Banco Inter, que possui um FAQ na página de seguros.

A ideia por trás do FAQ é solucionar as dúvidas em um só lugar e garantir ao usuário que ele mesmo possa encontrar as respostas para seus problemas. Com isso, evita-se gastar tempo ao tentar realizar algum contato com a empresa – e ao aguardar uma resposta.

Para a empresa também é uma forma de otimizar o trabalho, desafogando equipes comerciais e de suporte, mas ao mesmo tempo de utilizar esse espaço para repassar uma mensagem oficial e confiável para o seu público.

No entanto, o que muitos profissionais de comunicação e marketing não levam em consideração é que o FAQ pode ser um grande aliado das empresas até mesmo no ranqueamento das páginas de busca

O que muitas pessoas não percebem é que os conteúdos criados para os blog posts e para as redes sociais não precisam concorrer com o FAQ, mas podem ser complementares. Há várias situações em que o seu público só precisa de uma resposta objetiva para uma dúvida.

Sem contar a possibilidade de utilizar links nos FAQs para conduzir o usuário que deseja saber algo mais a fundo, como em um artigo sobre o tema ou até mesmo acerca de um produto ou serviço.

Ao aplicar técnicas de SEO, o FAQ vira mais uma alternativa para seu site ser encontrado na SERP ou até mesmo figurar em um featured snippet, também conhecido por ”posição zero” do Google.

Como saber quais são as perguntas frequentes relacionadas a uma marca?

Há algumas formas de identificar quais são as perguntas mais frequentes em relação a uma marca, um produto ou serviço. 

Pesquisar em plataformas de palavras-chave ou nos próprios motores de busca os termos relacionados ao seu produto ou serviço pode ser um caminho em relação às principais dúvidas que seu público-alvo possui.

Normalmente irão aparecer nas primeiras posições os questionamentos mais frequentes e, em cima disso, você pode começar a construir o seu FAQ. No texto você deve utilizar as palavras-chaves principais. Desta forma, as plataformas de busca poderão analisar o seu conteúdo e ranqueá-lo.

As redes sociais também são um grande indicativo das dúvidas dos usuários. Verifique os comentários nas suas mídias e também nas dos seus concorrentes. Você também pode criar enquetes ou abrir formulários solicitando que seu público contribua com seus principais questionamentos a respeito dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.

Como criar um FAQ de qualidade?

Ilustração mostra homem com ul livro nas mãos olhando pensativo para cima. Ao lado é possível ver interrogações e uma lupa ampliando ícones de check. Imagem ilustra este texto sobre como criar um FAQ usando SEO

Como vimos, não basta ter um FAQ. Você precisa ter em mente que ele precisa ser um espaço que realmente esclareça as dúvidas dos seus usuários. Então, o primeiro passo é: foco no seu público.

As perguntas dos usuários em outros canais de atendimento são um bom caminho para orientar o discurso e as ações da empresa em todas as frentes.

Portanto, mais do que fazer uma lista de perguntas feitas com frequência, é preciso pensar por que tanta gente possui tais dúvidas. Isso serve para aperfeiçoar a sua página de produtos, o trabalho dos vendedores, as campanhas de marketing, os manuais, o pós-vendas, o conteúdo do site e do blog e as atualizações de todo o conteúdo que você produz e que caracteriza a sua presença digital.

Abaixo seguem outros pontos importantes a serem considerados:

  • Integração do atendimento: um atendimento integrado significa que os usuários encontrarão informações padronizadas para a resolução de seus problemas, independentemente do canal utilizado. O FAQ deve falar a mesma língua das outras plataformas (chat, email marketing, redes sociais etc), respeitando as características de cada uma.
  • Atualização e melhorias contínuas: se mesmo após criado o FAQ ainda restarem dúvidas expostas pelos usuários em outros canais, pode ser que as respostas não estejam claras e objetivas, ou até mesmo que o mecanismo de navegação do FAQ não seja o mais adequado. Uma atualização de layout e de conteúdo poderá resolver essa questão. Ao instituir uma política de melhorias contínuas você consegue dar mais valor ao FAQ, aumentar a satisfação e o foco no usuário, dar mais qualidade ao conteúdo e aumentar a sua eficácia.
  • Estrutura e funcionamento: dependendo do tamanho do seu FAQ, separe as questões por assuntos ou áreas de interesse. Isso irá deixar a busca mais clara para o usuário. Há a possibilidade de inserir links para navegação dentro do próprio FAQ caso ele seja muito extenso.
  • Comunicação e informação: muita atenção para o tipo de linguagem utilizada. Como já dissemos, o usuário que busca respostas em um FAQ não está atrás de um texto extenso. Portanto, o certo é ser simples e direto. O uso da língua deve ser primoroso porque qualquer incorreção pode levar a interpretações equivocadas. Outra dica: evite termos que não são de conhecimento geral.

 

Lembre-se que, ao utilizar as técnicas de SEO para construir o seu FAQ, ele irá contribuir para dar mais visibilidade à sua estratégia de conteúdo.

E aí, gostou deste conteúdo? Se você quiser saber como essa estratégia pode aumentar a visibilidade de sua marca e trazer novos negócios de forma orgânica, sem gastar uma fortuna com anúncios, entre em contato com os nossos especialistas.

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Últimos Posts